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Metodologia Lego para a prática do pensamento criativo

Mais do que um brinquedo, as peças de encaixe se tornam ferramenta de construção metafórica e lúdica para a resolução de problemas empresariais. Especialista aponta exemplos

Por | 07/11/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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Para pequenas e médias empresas, a criatividade é o ponto de partida para as empresas desenvolverem projetos de inovação. Para que isso aconteça, as empresas que se propõe a uma postura inovadora devem incentivar a liberdade criativa entre seus funcionários e estarem abertas a ouvir ideias e identificar aquelas com potencial para serem postas em prática. É isso que a metodologia Lego incentiva - todas os objetos e cenários são utilizados como metáforas para novas ideias.

Mais do que um brinquedo, as peças de encaixe se tornaram ferramenta de construção metafórica e lúdica para a resolução de problemas empresariais. O método Lego Serious Play (LSP), criado pelos ex-presidentes da marca, Johan Roos e Bart Victor, narra a vivência como um roleplay game, onde histórias são contadas com mundo imaginários, porém tendo a vantagem de um objeto tridimensional moldável para representar o pensamento, uma espécie de impressão 3D do pensamento.

Para Julio Costa, fundador da Think Market e facilitador do Lego Serious Play no Brasil, o LSP se baseia em algumas premissas para obter sucesso, tais como: Reuniões 80/20 -  normalmente nas reuniões 20% dos participantes estão engajados e os demais desconcentrados. Em uma reunião LSP todos devem contar suas histórias - Storytelling -  e todos criam seus modelos e contam suas histórias, os demais participantes podem interagir, gerando insights. Uso das mãos - as mãos acessam "compartimentos" de nossa memória que desconhecemos, sem falar no prazer de manipular uma peça LEGO.

A ideia é que dentro de uma empresa todos podem contribuir para a discussão, decisões e resultados. Isso transforma o conhecimento individual em conhecimento coletivo, dando olhares de mercado mais completos a toda à empresa. A "Serious Play" se desenvolve em cenários reais mais ou menos como nos exemplos:

Relacionamento com cliente: não importa que tipo de empresa se tenha, todos tem cliente. Com o LSP é possível simular a experiência do cliente, partindo do ponto de vista dele para com a empresa, transformando o que é suposição em algo concreto através da observação do que todos consideram como o comportamento do cliente.

Construção de mercado: da mesma forma é possível analisar, com a metodologia lúdica, como um mercado se desenvolve em torno de um protótipo. É quase como um teste de mercado antes do teste de mercado, o que pode retirar diversas falhas de projeto antes de um produto vir realmente a existir. A prototipação começa com a ideias compartilhadas.

Construção da cadeia de consumo: aqui se aplica o ponto de vista do cliente ao protótipo, mas se acrescenta a empresa e toda a cadeia de produção. É possível identificar todo o processo de desenvolvimento de uma venda, por exemplo. Isso dá aos colaboradores noção de pontos delicados.

Analise de custos versus benefícios: usando o que foi observado é possível mensurar custos e verificar se a ideia é válida em termo de benefícios. É importante lembrar que a ideia do LSP é uma união de pensamentos entre os integrantes da empresa, assim as impressões compartilhadas, enquanto resolvem problemas reais, integram a organização partindo para o próximo ponto;

RH: o objetivo máximo do LSP é justamente a relação interpessoal dentro da organização. Isso quer dizer que a ideia máxima é a troca de pontos de vista construída através das percepções particulares de como funciona o processo ou mesmo a organização como um todo.

Inovação: esse ponto é um extra. Com o LSP é possível ter uma noção de como uma medida de inovação vai afetar a empresa, ou mesmo onde ela se faz necessária.

Operação: o LSP permite que se monte lay out industrial, de warehouses e lojas, alterando-os até encontrar uma configuração otimizada.





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