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Twitter apresenta a plataforma Business Solutions

Iniciativa facilita a comunicação entre marcas e consumidores. Entre as possibilidades estão otimização de perfis corporativos, atendimento em ambiente privado e uso de automação

Por | 31/03/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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O Twitter desenvolveu uma plataforma para facilitar a comunicação entre marcas e consumidores: a Twitter Business Solutions (TBS). Entre as possibilidades da TBS, estão, por exemplo, a otimização dos perfis corporativos, o atendimento ao cliente também em ambiente privado e o uso de automação de mensagens ("bots") de acordo com o objetivo de negócios de cada cliente.

No perfil corporativo da marca no Twitter é possível levar ao consumidor informações sobre o horário de atendimento da empresa, ter um botão em destaque para iniciar uma conversa privada via Mensagem Direta (DM), e obter prioridade nos resultados de buscas feitas na plataforma. As marcas podem ainda, por meio da geolocalização, saber quais clientes estão próximos a suas lojas para oferecer promoções, por exemplo.

Outro recurso permite à marca incluir nas conversas de atendimento via DM um menu com alternativas de resposta para agilizar e baratear o processo. A empresa pode ainda ativar um "bot" que reconhece palavras enviadas nas mensagens e responde ao consumidor de forma automatizada, sem necessidade do menu. Para que a marca possa medir o engajamento de consumidores com o perfil corporativo, existe um painel de controle, que permite ainda agendar Tweets e configurar mensagens automáticas e customizadas de boas-vindas.

O Twitter oferece consultoria nos projetos atuais da TBS e está em fase de construção de um ecossistema de empresas que serão responsáveis por desenvolver as soluções para as marcas a partir da plataforma, de acordo com os objetivos de negócio de cada uma. 

Fiat e Jeep, da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Oi e Budweiser são as primeiras a utilizar a TBS no Brasil, com projetos em desenvolvimento. Entre as soluções que a TBS pode oferecer à Fiat, está o atendimento automatizado via Mensagem Direta (DM) no Twitter, que permite responder de maneira inteligente e automática, em ambiente privado, a perguntas dos consumidores, como sobre características e preços de veículos, localização da concessionária mais próxima, agendamento de revisões, solicitação de catálogo, orçamentos, entre outras possibilidades.

A Oi utilizará o conjunto de soluções para negócios do Twitter para melhorar a experiência dos seus clientes. O desenvolvimento de um atendimento a consumidores no ambiente privado das Mensagens Diretas (DMs) está na estratégia de relacionamento digital da operadora com seus clientes. Já a Budweiser planeja utilizar a TBS para impactar usuários em dias de jogos da NBA e permitir que eles façam o pedido de Budweiser gelada por meio de Mensagens Diretas no Twitter. A entrega da cerveja será feita em até uma hora pelo Zé Delivery, serviço de entregas de cerveja.





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