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Embalagem: uma ferramenta que merece atenção

Área de packing é um dos principais fatores de sucesso por trás dos novos produtos lançados na Europa, segundo o relatório anual “Breakthrough Innovation Report”, da Nielsen

Por | 04/01/2017

priscilla@mundodomarketing.com.br

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Mais do que proteger o produto, a embalagem possui a capacidade de atrair o consumidor e despertar desejo nele. Investimentos na área são capazes de ajudar uma empresa a crescer, mas ainda existem empresas que pouco dão valor a esse campo tido como uma ferramenta de Marketing. Prova disso é que o design das embalagens é um dos principais fatores de sucesso por trás dos novos produtos lançados na Europa, nos últimos dois anos, segundo o relatório anual "Breakthrough Innovation Report", da Nielsen.

O documento aponta 11 casos de sucesso, sendo que todos eles geraram pelo menos 7,5 milhões de euros em vendas no primeiro ano de lançamento e mantiveram pelo menos 90% desse valor no segundo ano. O estudo analisou 9.900 lançamentos na Europa. Dentre os itens destacados estão Air Wick Pure (Reckitt Benckiser), AZ Compete (Procter & Gamble), Finley (The Coca-Cola Company), Colgate Défi Zéri Carie (Colgate), Süt Burger (Eti), FrutoNyanya Na Progulku (Progress), Gold Mine Beer Zhivoe (Efes Rus), Mein Café (Melitta), O´lala Sufle (Pladis), Whiskas Dry Cat Food (Mars) e Zott Sahne Joghurt Mascarpone Duett (Zott).

Não é casualidade que a maioria pertence às categorias de Alimentação ou Bebidas. Isso porque, esses segmentos representam 38% (alimentos) e 18% (bebidas)da indústria global de packing. Estes setores são os que mais investem em inovação de embalagem, mas que ainda recebe pouco retorno percebido por parte dos consumidores.

A área de packing tende a ser subestimada e colocada nos últimos lugares no que diz respeito à atenção prestada pelas marcas, segundo Ben Shubert, da Nielsen´s Innovation Practice in Europe. A atenção à forma como se colocam os produtos nas prateleiras é algo que precisa voltar a ganhar atenção das áreas estratégicas, isso porque boa parte do tempo destinado à elaboração de ações ficou voltada à publicidade. Cerca de 60% das decisões são tomadas por impulso, segundo o relatório. E mais: 56% dos consumidores europeus diz descobrir novos produtos em loja contra 45% que diz o mesmo relativamente a anúncios de televisão.

Veja mais sobre os desafios e oportunidades na indústria de embalagens, em estudo no Mundo do Marketing Inteligência. 





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