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3 aplicações de realidade aumentada para apresentar novos produtos

Com maior entendimento sobre a tecnologia, marcas a adotam para apresentar as novidades aos consumidores para envolvê-los em suas novas apostas e aumentar a conversão

Por | 23/09/2016

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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A realidade aumentada nunca esteve tão próxima do grande público. Apesar de não ser nova, a tecnologia começa a fazer parte da rotina da população graças ao desenvolvimento de novas ferramentas, como os dispositivos móveis e, ainda, pela melhor conexão de internet disponível. No passado, os QR Codes ganharam espaço na comunicação das marcas, mas foi a febre do jogo Pokémon Go, que utiliza a realidade mista, que permitiu que mais pessoas tivessem entendimento sobre como é o seu funcionamento.

A aplicação da realidade aumentada virou um importante trunfo utilizado pelas marcas que querem oferecer uma experiência diferenciada aos consumidores. Seu uso permite a imersão e maior envolvimento e, por conta disso, vem sendo utilizada por muitas empresas para apresentar novos produtos e promoções, já que chama atenção do público e garante maior aderência. A utilização da ferramenta está cada vez mais comum e mostra que ela veio para ficar, como afirma a especialista Martha Gabriel, na reportagem "Moda x tendência: como identificar o que veio para ficar".   

A realidade aumentada está sendo utilizada por várias empresas como estratégia para aumentar vendas. A Nike utilizou realidade aumentada e hologramas nas ruas de Amsterdã, na Holanda, para anunciar o Nike Free 5.0, modelo de tênis voltado para corrida. Foram utilizadas três peças de mobiliário urbano com um espaço em vidro transparente no centro, onde era projetado um holograma com imagens do produto. A animação holográfica em três dimensões pôde ser vista pelas pessoas independentemente da posição em relação ao espaço de vidro.

A Chiclets utilizou a realidade aumentada para promover o lançamento da goma de mascar Mistery, um mix de sabores secretos. As embalagens trazem seis dos personagens Emotiguns que destravam conteúdos divertidos e em RA na fanpage da marca no Facebook. O desafio do consumidor era descobrir quais elementos de sabor continha em cada chiclete, já que nenhuma alusão é feita nas caixinhas. O lançamento de Mistery contou com peças de divulgação no Youtube e no Google.

Já a Lacta desenvolveu um aplicativo para a Páscoa deste ano que permitia que as pessoas interagissem com o coelho no ponto de venda. O personagem ganhou vida por meio de realidade aumentada. A ferramenta também auxiliou na organização de caça aos ovos e proporcionar diversão às famílias, com brincadeiras que usam a mesma tecnologia.

Estes e outros exemplos de como aplicar a ferramenta estão na análise sobre a aplicação de realidade aumentada no Brasil está disponível no Mundo do Marketing Inteligência.

 

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