Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Últimas Notícias

Setor de serviços registra queda de 5,9% em março

Esse é o pior mês de março desde 2012, segundo a pesquisa pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano, o setor acumula queda de 5% e em 12 meses, de 4,4%

Por | 12/05/2016

bianca.ribeiro@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Em março, o volume do setor de serviços do país recuou 5,9% se comparado ao mesmo período do ano passado. Esse é o pior mês de março desde 2012, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano, o setor acumula queda de 5% e em 12 meses, de 4,4%.

Ainda de acordo com o estudo, foram registradas variações negativas em serviços prestados às famílias (-3,8%); serviços de informação e comunicação (-5,9%); serviços profissionais, administrativos e complementares (-6,8%) e transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-7,2%). Na contramão, o segmento de outros serviços registrou crescimento de 2,6%.

Por modalidade, os resultados de volume foram: transporte terrestre, com -10,1%, transporte aquaviário, com -2,4%, e transporte aéreo, com 1,4%. A atividade de armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio apresentou decréscimo de 5,3%.

As atividades turísticas, que havia mostrado resultado positivo em fevereiro (1,3%) e janeiro (0,5%), também foram afetadas, apresentando retração de 2,3% em março, em comparação com o mesmo mês em 2015. No ano, esse segmento caiu 0,2% e, em 12 meses, o recuo foi de 1,4%.

Quando analisado anualmente, o setor de serviços subiu em Tocantins (9,3%), Roraima (7,3%), Rondônia (6,9%), Distrito Federal (4,1%), Ceará (1,4%) e Alagoas (0,2%). As maiores variações negativas de volume foram observadas no Amazonas (-16,3%), Amapá (-15,3%) e Maranhão (-11,7%).

Já no primeiro trimestre deste ano, o setor de serviços acumulou queda de 5%. As quedas mais relevantes partiram de serviços profissionais, administrativos e complementares (-6,7%); transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-5,2%) e serviços de informação e comunicação (-4,4%).

Pesquisa, IBGE, Serviços

 

Powered by Postcron

BUSCADOR DE HASHTAGS PARA SEUS POSTS





Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss