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Reportagem Mundo do Marketing

Citroën investe na aproximação com o público geek

Marca faz parceria com o portal Omelete para inserir seus carros em programas especiais e apoiar a produção de conteúdo sobre grandes eventos, como o Oscar

Por Ana Paula Hinz, do Mundo do Marketing | 14/08/2013

anapaula@mundodomarketing.com.br

Citroen,montadora,geek,cultura,arte,tecnologia,cinemaA comunicação das marcas focadas em públicos segmentados é cada vez mais comum, já que oferece uma maior relevância para as pessoas e um maior retorno para as empresas. A Citroën percebeu que os conceitos defendidos pela montadora têm muito a ver com o universo geek e decidiu investir nesse público. Além de os fãs de quadrinhos, filmes e tecnologia terem uma grande relação com as artes, o que combina com a essência da marca francesa, também são extremamente fiéis aos produtos que consomem.

Por causa disso, a companhia estabeleceu uma parceria com o portal Omelete que consiste no apoio à produção de conteúdo. “O nosso público é qualificado, pesquisa antes de fazer uma compra, é crítico e formador de opinião. Então ao gostar do produto, ele provavelmente compartilha essa informação e vira embaixador da marca. A Citroën buscava algo diferenciado para poder se aproximar dessas pessoas”, analisa Renato Paiva, Diretor Comercial do portal Omelete, em entrevista ao Mundo do Marketing.   

A primeira iniciativa foi a criação de um vídeo gravado no Citroën Oscar Freire, em São Paulo, e veiculado pela Omelete sobre o tema “A nova visão dos diretores franceses”. O programa debatia a contribuição que alguns diretores deram ao mostrar uma nova visão de mundo no cinema e alinhava o conteúdo ao lançamento do modelo C3 e ao fato de o carro, por ter uma para-brisa que vai até o meio da capota, oferecer uma nova forma de as pessoas verem o mundo. O contexto também contribuiu para promover a ideia de que os carros da Citroën são obras de arte e que os seus clientes são especiais.

A experiência foi tão positiva que a empresa decidiu investir em um projeto anual que consiste no patrocínio a todos os eventos especiais, como cobertura do Oscar, do Festival de Toronto e do Lollapalooza, e da realização de programas com temas especiais a cada dois meses que contam com a participação de 60 convidados. Além de influenciadores e usuários do Omelete, os clientes da Citroën são chamados. Em 2013 já foram feitos quatro programas e mais dois serão produzidos até o fim de ano. Em cada edição é feito um product placement de um modelo de carro.

Hoje a Citroën é um dos maiores patrocinadores do Omelete, mas outras empresas também estão se interessando em participar da elaboração dos programas e outros conteúdos, como a Skol. “A partir do ano passado começamos a fazer mais produções customizadas e a colocar produtos dentro do contexto dos nossos programas. A quantidade de anunciantes tem aumentado porque percebem as vantagens do formato, que permite um maior engajamento”, destaca Renato Paiva.

    

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