Login | Newsletter

by

Publicidade
Facebook Mundo do Marketing Twitter Mundo do Marketing Linkeding Mundo do Marketing Google+ Mundo do Marketing RSS Mundo do Marketing Youtube Mundo do Marketing

Mundo do Marketing | Seu portal de Marketing, propaganda e publicidade

Publicidade
Publicidade
Links Rápidos:
Pesquisas |
Estudos |
Infográficos |
Agenda de Eventos e Cursos |
Vagas de Trabalho |
Top 10 Livros + Vendidos

Reportagem Mundo do Marketing

Volkswagen aposta em games para capacitar colaboradores

Montadora desenvolveu jogos virtuais para divulgar os modelos da marca e transmitir valores e conceitos da companhia, além de educar o consumidor em relação à cidadania no trânsito

Por Cláudio Martins, do Mundo do Marketing | 13/04/2012

claudio@mundodomarketing.com.br

A Volkswagen investe em games para se relacionar com os consumidores e treinar as equipes das redes de concessionárias. O objetivo é levar entretenimento e divulgar os produtos e valores da companhia para clientes e colaboradores. Com o propósito de capacitar os revendedores das concessionárias, a marca desenvolveu o jogo virtual Missão SpaceCross. O game convida o usuário a viajar pelo Brasil e vencer a concorrência, que tenta impedir o lançamento do automóvel no mercado. Até o momento, o jogo já impactou mais de 4.500 colaboradores.

O investimento da montadora em games virtuais foi iniciado em 2004, com o lançamento do Super Trunfo, desenvolvido para a plataforma Messenger, da Microsoft. O jogo foi usado como ferramenta de branding e teve um desempenho satisfatório para a Volkswagen, alcançando a média de um milhão de partidas por mês. A partir do bom resultado, a empresa decidiu ampliar as opções, com o lançamento dos games CrossFox Ágil e do jogo de tabuleiro 3D Autopolis, que se propõe  a apresentar conceitos de segurança, cidadania e legislação no trânsito.

Hoje, a Volkswagen também disponibiliza opções de aplicativos de entretenimento para iPad. O lançamento mais recente é o Space Cross – A Lenda do Saci, que conta a história do personagem e de outras lendas do folclore brasileiro, narradas pelo apresentador e vocalista da banda Ratos do Porão, João Gordo. Os modelos SpaceFox e Tiguan já contaram com aplicativos para o tablet da Apple, que permitiam aos usuários interagirem com os automóveis.



Leia Também

28/02/2012

Evolução do uso de games por marcas sai da internet para o mundo real

Marcas como Axe, Nokia e Bacardí apostam na tendência e criam experiências de jogos além da web

25/11/2011

Volkswagen fabrica a unidade 1,5 milhão do modelo Kombi

Automóvel, presente no mercado brasileiro desde 1954, totaliza mais de 20 mil unidades vendidas

22/11/2011

Nestlé lança games do portal Mais Divertido para iPhone e iPad

Jogos fazem parte do portal “Mais Divertido”, criado pela empresa e voltado para o entretenimento infantil

EditoriasEditorias

Mercado

Raio X do mercado de chocolates no Brasil

Raio X do mercado de chocolates no Brasil

Brasil é o terceiro maior mercado do produto

Comportamento

Corre-corre altera hábitos alimentares

Corre-corre altera hábitos alimentares

Itens devem agregar adaptabilidade e portabilidade

Marca

Não patrocinadora está proibida de usar momento

Não patrocinadora está proibida de usar momento

Legislação impede até associação indireta a evento

Relacionamento

Empresas vão ao Procon para resolver problemas

Empresas vão ao Procon para resolver problemas

Marcas montam balcão de atendimento no órgão

Promoção

Ações criativas ativam marcas no carnaval

Ações criativas ativam marcas no carnaval

Empresas lançam produtos comemorativos

Digital

Redes sociais aumentam pretensão de compra

Redes sociais aumentam pretensão de compra

Interação aumenta em 60% chance de venda, diz estudo

Planejamento

Revolução tecnológica transforma o Marketing

Revolução tecnológica transforma o Marketing

Em 2015, CMOs devem gastar mais com TI do que CIOs

Pesquisa

Dia Internacional da Mulher:família e profissão

Dia Internacional da Mulher:família e profissão

Pesquisa aponta hábitos e percepções

PDV

Big Data já é realidade. Conheça modelos

Big Data já é realidade. Conheça modelos

Na loja física ou virtual, dados devem ser filtrados

Publicidade

Raio X do mercado de chocolates no Brasil

Raio X do mercado de chocolates no Brasil

Brasil é o terceiro maior mercado do produto

Meios digitais serão decisivos nas eleições

Meios digitais serão decisivos nas eleições

Rede precisa ser monitorada para planejar ações

Redes sociais aumentam pretensão de compra

Redes sociais aumentam pretensão de compra

Interação aumenta em 60% chance de venda, diz estudo

Brasil Kirin muda embalagem da Devassa One

Brasil Kirin muda embalagem da Devassa One

Latas ganham seis cores em edição colecionável

Haagen-Dazs lança sorvetes de vegetais

Haagen-Dazs lança sorvetes de vegetais

Sabores são exclusivos para o Japão

Marco Civil da Internet é aprovado no Senado

Marco Civil da Internet é aprovado no Senado

Novas regras não impedem Marketing Direto

O que você precisa saber sobre a revolução tecnológica no Marketing

O que você precisa saber sobre a revolução tecnológica no Marketing

Em 2015, CMOs devem gastar mais com TI do que CIOs

Como usar o retargeting a favor de seus negócios e de seus clientes

Como usar o retargeting a favor de seus negócios e de seus clientes

Entenda como funciona e faça uma campanha eficiente

Feira de design de Milão: Dádivas de Marca

Feira de design de Milão: Dádivas de Marca

Citizen impressiona com instalação com relógios