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CENP passa a certificar as agências de Marketing Promocional

Empresas de Promoção, Marketing Direto e Relações Públicas deverão ser certificadas para terem direito aos 20%

Por | 09/10/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

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CENP passa a certificar as agências de Marketing Promocional

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

A busca pelo aprimoramento das atividades promocionais teve um importante passo nas últimas semanas. As agências de marketing que realizam diversas atividades de comunicação e compram mídia deverão ser certificadas pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) e, com isso, elas passam a ter direito aos mesmos 20% de comissão das agências de publicidade. A nova resolução, contudo, é bem mais abrangente, pois corrige uma série de distorções criadas pela evolução do marketing e da comunicação.

A resolução C.N.12 legitima a categoria de Agência Especializada, onde estão inseridas as empresas de Promoção, Marketing Direto, Relações Públicas e semelhantes que surgiram nos anos 1990 para atender às novas demandas do mercado, conforme disse ao site a presidente da Associação Brasileira de Marketing Promocional, Elza Tsumori (foto). "As empresas conhecidas como non advertising, no media e below the line sofreram grandes transformações que foram demandadas pelos próprios clientes e pelo mercado consumidor", informa a executiva. "Assim sendo, a regulamentação é um reconhecimento do que já acontece de fato no mercado: estas agências/empresas já planejam e produzem toda a campanha que diz respeito principalmente a Eventos, Incentivo de Venda, Relacionamento, Promoção de Vendas, E-Promotion e Marketing In Store", completa.

Assim como a regulamentação das atividades das agências de publicidade foi fundamental para a evolução do mercado publicitário, a partir de agora as agências especializadas entram numa nova Era. "Vamos ter que conviver com a existência de duas vertentes básicas: as empresas altamente especializadas de um lado e as que terão estruturas funcionais para trabalhar toda ou grande espectro de disciplinas de comunicação, tanto publicitária como a especializada. Vai depender da capacitação, objetivo de negócio e visão de cada empreendedor da área de comunicação", ressalta Elza Tsumori.

A nova resolução mostra, também, que a fronteira entre publicidade e marketing promocional está ficando cada vez mais tênue. "O mercado anunciante solicita soluções para seus gargalos e somente sobreviverão as agências/empresas que souberem dar estas soluções de forma muito profissional", afirma a presidente da Ampro em entrevista ao Mundo do Marketing. "E para isso é necessário entender a cadeia de produção e distribuição dos seus clientes, estudar e traduzir as soluções necessárias em estratégias, etapas e saber implementar para entregar um pacote de soluções. Não apenas fazer as peças de comunicação", adverte Elza.

Atualmente são inúmeras as inserções em mídia e ações de merchandising que fazem as grandes marcas sobre promoções, eventos, campanhas de incentivo a venda e fidelidade, informa a Presidente. A partir de agora, com a certificação, esses serviços poderão ser realizados legalmente e remunerados diretamente às agências especializadas. Em breve a Ampro divulgará as regras para que as agências se certifiquem voluntariamente.

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