Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

A experiência do melhor profissional de marketing do ano

Fábio Valim conta ao site as características que o elevaram a melhor profissional de marketing promocional

Por | 18/09/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A experiência do melhor profissional de marketing do ano

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

Fábio Ribeiro Valim é um daqueles profissionais em que os mais jovens se miram para construir suas carreiras. Com um currículo invejável onde constam nomes de empresas como Philips e Unibanco, o que mais se destaca é o empreendedorismo e as idéias pioneiras do marketing promocional. "Versatilidade é um dos diferenciais dos profissionais da área", declara em entrevista o site.

A construção do perfil do profissional de marketing como alguém talentoso e apto a lidar com as mais diversas situações também passa pela história de Valim. Como Presidente do Conselho Diretor da Ampro - Associação Brasileiro de Marketing Promocional - durante sete anos, ele conta que lutou pelo espaço do marketing como um setor diferente da propaganda, mas com ações integradas. "Hoje usamos todas as disciplinas de marketing para constituir um volume de vendas. O marketing não é exclusivamente propaganda", elucida.

Ele ressalta que apesar de tudo não acredita que a regulamentação do profissional de marketing possa ser uma saída. "Não sou favorável à regulamentação de qualquer profissão, exceto as técnicas como engenharia", garante ao afirmar que talento não se aprende.

Trajetória de reconhecimento
Graduado em economia, Valim começou no mercado financeiro, mas sempre se interessou pelo marketing. Ambas as áreas, em conjunto com a experiência administrativa e a curiosidade acerca dos ciclos de mercado deram um suporte empresarial para que abrisse espaço no marketing. Em 1973 foi Fundador da Promopack Pacotes Promocionais, um negócio que se inspirou em tendências estrangeiras para enviar cestas de brindes com fraldas e cremes para crianças recém-nascidas, o Baby Pack. Um dos principais clientes era nada menos que a Johnson&Johnson.

O crescimento do negócio atraiu o interesse da ACNielsen, que mais tarde o comprou. Valim explica que esta experiência proporcionou a ampliação do produto para outros segmentos, como a administração promocional, comum nos Estados Unidos, além de fornecer objetividade para o mercado. Ele enfatiza que o trabalho de equipe é um dos diferenciais de sua carreira. "É preciso ter consciência de que ninguém é uma estrela sozinho", declara ao falar sobre seus parceiros na Impact, empresa onde é sócio.

Além do prêmio de melhor profissional de marketing promocional oferecido pela Ampro neste ano, Valim conquistou reconhecimento com o case Cuponagem em 1981 como Destaque de Marketing do Ano da Associação Brasileira de Marketing. A apresentação pioneira oferecia cupons de desconto em parceria com o jornal "O Globo" para qualquer produto anunciado e durou dois anos.

Valim destaca a importância de estar atento ao mercado e enfatiza que a internet e a informatização são as principais tendências no marketing atualmente. Ele afirma que estas ferramentas proporcionam uma organização de dados bem-vinda à promoção e salienta que o contexto econômico do País permite integração com várias áreas, ampliando as possibilidades dos profissionais. "Neste mundo global dá para fazer praticamente qualquer coisa", constata.

Powered by Postcron

BUSCADOR DE HASHTAGS PARA SEUS POSTS





Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss