Roberto Justus está fazendo escola. Agora é Walter Longo, seu consultor no programa O Aprendiz, mentor de Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm e Vice-Presidente da Young & Rubicam no Brasil que propõe a demissão de profissionais. Mas Longo não é tão implacável quanto Justus. Ele propõe que o diretor de Marketing vire um diretor de nexo, tamanha é a falta de conexão entre as estratégias e ações de Marketing das empresas hoje em dia.
A falta de nexo é explicada pelo momento que o mundo está vivendo. “Estamos entrando num período conhecido como Tesarac”, aponta Walter Longo em entrevista ao Mundo do Marketing. Segundo o especialista, estamos num período da história em que ocorrem mudanças sociais e econômicas, transformando o mundo numa sociedade caótica e desorganizada até que a sociedade encontre uma nova ordem que a recomponha. “É uma revolução igual a Revolução Industrial. O volume de mudanças brutal que está acontecendo em todos os setores gera uma dificuldade de saber para onde as pessoas vão”, complementa.
O que antes eram certezas agora são dúvidas. “Quando você não tem noção muito clara de onde você vai, fica mais difícil ter um nexo”, analisa. Outras razões explicam a falta de nexo. Há uma explosão de novas mídias. Com isso, a capacidade de perder nexo é maior também. O Marketing extrapolou o Marketing. “Hoje tem muitas pessoas diferentes numa empresa fazendo marketing. A área financeira faz relação com o investidor, o RH faz relação com o público interno, a área de produção faz pesquisa, design e o Marketing acaba fazendo só publicidade”, explica.
Razões da falta de nexo no Marketing
A falta de nexo vem também da mudança que o avanço da mídia digital proporcional. Mudou a forma de relacionamento entre as empresas e o consumidor. De acordo com Walter Longo (foto), que acaba de lançar o livro “O Marketing na era do nexo” (BestSeller) ao lado de Zé Luiz Tavares, há uma dificuldade de planejar porque tudo muda muito, a toda hora. “O profissional perde muito o lado estratégico e parte para o tático, mas ele pode ser estratégico sendo tático e tático sendo estratégico. Sem isso o nexo perde muito da sua força”, adiciona.
Nesta Era de Tesarac impera o Marketing do medo. Os profissionais de Marketing estão com medo de tomar decisões. Deixa que o concorrente faça antes e depois decide o que vai fazer. “Muita gente está tomando decisão não por ter certeza, mas para não ficar para trás. Empresas de propaganda estão criando braços digitais não porque acreditam no negócio interativo, mas sim porque se não fizerem o cliente vai para outro lugar”, ressalta Walter Longo.
Dificuldades e caminhos
O que dificulta a tomada de decisão correta e com nexo é que o próprio processo decisório está errado. “ As decisões são tomadas por dedução, por generalização, por repetição ou por intuição. Dependendo do tipo de decisão que se toma, coloca-se a empresa em risco”, diz. “Há centenas de formas para uma empresa se comunicar. E a empresa fala uma coisa na propaganda, fala outra no ponto-de-venda e esses esforços acabam sendo anulados e gera uma marca sem energia”, completa Longo.
Por isso Walter Longo acredita que o diretor de Marketing deveria se transformar num diretor de nexo. “Ele deveria ser o grande orquestrador de todas as ações. Ele deve ser o defensor, o evangelista da marca desde o jornalzinho do chão de fábrica, que deve estar em consonância com a missão e os valores da empresa”, assegura. E aqui não entra só a criatividade, embora seja muito importante. “O que necessita é um ambiente propício a criatividade, um clima organizacional que admita erro e, num momento de crise, certas pessoas não ousam por medo de errar. Uma coisa importante é que o nexo não limita a criatividade. Nexo é ter pertinência e coerência”, conclui.
Fabio
Diretor de Arte |
O Grande problema hj em dia ? tal totalidade. Percebo que muitos gerentes de MKT querem ser onipresentes, decidir, pensar e executar tudo sozinhos. O Popular, "Nos empatamos, vcs perdem EU GANHO"... Tem muito por ai que querem decidir deste o slogam da campanha ou a? e at?esmo a cor do layout ou a aplica? do logo. da empresa. S?profissionais que se acham conhecedores (s?es) do caminho. A verdade, a b?la est?omente com eles. Sendo assim eles inibem, tolhem, sufocam e acabam por desmotivar uma equipe toda de trabalho. Os populares "eu fa?tudo" "eu sou o chefe".. Passam por cima de profissionais, de redatores, de diretores de arte, de cria?, at?esmo do cliente, tamanha a "sabedoria"e tamanho o norte por eles tra?os como se somente eles tivessem a raz? Ai ja viu... perde-se tempo, equipes, profissionais, foco... Hj em dia quem tem o "norte"???
Data: 07/11/2009
Juliana Alves
Marketeira |
Esse tema ?ol?co e hoje o foco ?riar alarmes que seja a favor a alguns pontos e contra outros tamb? ?um tema que vende,tem boa an?se e estrat?a do tema... Mas ?lgo que n?fixa ou seja por um tempo at?ode ser algo que preocupe mas temos um grande grupo de profissioais da comunica? que trabalha a favor e de a? proativa em rela? a temas que depreciam a ?a.
Data: 16/09/2009
Rosa Maria Cardoso
Publicit?a | Aliá
Interessante as suas coloca?s, s?o concordo com o t?lo "Demita o Diretor de Marketing", vejo que a bagun?e os desencontros est?acontecendo em todos os setores, n??ulpa propriamento do marketing. Acredito ser um momento oportuno p/ que todos possam literalmente usar a arte do general "subir no morro" e olhar o caos de cima, s?ssa forma n?vamos fazer mais bagun? Grande abra?e sucesso, Rosa Maria
Data: 04/08/2009
Antonio Padilha Neto
Administrador de Empresas e Professor Universit?o |
Caro Bruno Mello, Creio que existe uma pequena distor? no contexto da palavra “nexo” bastante utilizada na estrutura do vosso artigo intitulado: “Demita o Diretor de Marketing”. Primeiro, vejamos o “sentido” da palavra “chave” do texto, segundo o dicion?o Aur?o: NEXO = 1) Liga?, v?ulo, uni? 2. Coer?ia; 3. Jun?. Logo, percebo que no texto cont?uma cita? que gera de certa forma uma contradi? quando voc?firma que: “O Marketing extrapolou o Marketing”. “Hoje tem muitas pessoas diferentes numa empresa fazendo marketing. A ?a financeira faz rela? com o investidor, o RH faz rela? com o p?co interno, a ?a de produ? faz pesquisa, design e o Marketing acabam fazendo s?blicidade”. Fiquei aqui pensando...Como este marketing extrapolaria o marketing? O sentido desta fun? n??e uni? Dentro de uma perspectiva de mercado, o professor Philip Kotler (um dos Papas do marketing mundial), vislumbra o marketing da seguinte forma: “Marketing ? fun? da empresa encarregada de definir os objetivos dos clientes e a melhor maneira de satisfazer suas necessidades e desejos, de maneira competitiva e lucrativa. Uma vez que os consumidores e compradores empresariais t?a sua disposi? uma grande quantidade de fornecedores procurando satisfazer todas as suas necessidades, as empresas n?podem sobreviver atualmente simplesmente fazendo um bom trabalho. Elas devem fazer um trabalho excelente se quiserem permanecer atuando em um mercado global cada vez mais competitivo”. A segunda observa? que fa??ustamente em rela? ?sinergia” (associa? simult?a de v?os fatores que contribuem para uma a? coordenada) dentro da organiza? que no meu entendimento ?ependente da estrutura de marketing para integrar todas as fun?s administrativas. Enfim, saio aqui em defesa dos bons profissionais de marketing que atuam de maneira ?ca e profissional em um mercado cada vez mais din?co e mutante, valorizando as rela?s institucionais, bem como, pessoais. Com ou sem “nexo”... Viva o marketing !!!
Data: 25/06/2009
Bruno Mello
Editor Executivo | Mundo do Marketing
Viva o Marketing Antonio! Tamb?defendemos os bons profissionais de Marketing. Este texto n??m artigo, mas sim uma reportagem na qual repercutimos as opini?do Walter Longo. E quando ele fala de nexo, ?ustamente se referindo a Coer?ia.
Data: 25/06/2009
canuto
Administrador | Autonomo
?o MKT atual de um P s?ROMO?O
Data: 20/06/2009
Jose Ricardo
Vendedor | XBOLS
O problema est?a compreens?da compet?ia de marketing. A cada 10 profissionais da ?a, encontramos 2 bons no m?mo. Marketing, em sua tradu? livre, seria mercadando. Por a?j?e v? grandeza deste cargo. H?uito o que aprender. Sorte a todos
Data: 19/06/2009
MARCELO B. SAVIOLI
|
As ferramentas devem servir ?strat?a e n?o contr?o. O deslumbre com as novas m?as n?pode se transformar em obsess?ou obriga?. Se tem algo que aprendi em Marketing ?ue cada caso ?m caso. O tratamento nunca ?gual. Em tempo, qual a profiss? Profissional de Marketing, uai! De Marketing, viu! N??e Publicidade, nem de Engenharia.
Data: 02/06/2009
Clarice
|
Gostaria muito de ser uma diretora de nexo.. Adorei o texto !
Data: 01/06/2009
Roberto Cardia de Oliveira
Ger. Marketing | ECOPLAN
Prezado Bruno, Tenho acompanhado sempre que posso o comentario do Walter Longo s/tarefas e candidatos do Otimo programa O Aprendiz. Acho que a reflex?s/ o atual momento do Marketing ?portuna,porem discordo com rela? a falta de nexo,porque planejamento,desenvolvimento,inova?,a?, promo? e resutados, s?produtos da coerencia e programa? do Marketing. Marketing sem nexo entre os recursos e a vis?da empresa, n??arketing. Ab? Roberto Cardia.
Data: 01/06/2009
Gabriel Lucarini
Estudante de Marketing | UBC
O mundo atualmente est?assando por diversas tranform?, e o profissional de marketing est?rriscando menos com medo de errar e deixando a concorrencia inovar cada dia que passa, talvez o comportamento das pessoas mudam todos dias e o planejamento estrategico n?serve mais para nada. Mas infelizmente no dia de hoje onde tudo viro comodity nos profissonais de marketing devemos inovar ousar utilizar taticas que traga um valor agregado ao nosso cliente.
Data: 31/05/2009
Walter João Chessa
Consultor de Marketing | House Marketing Brasil-Ass. e Mídia Impressa e Virtual Ltda.
Eu diria que tudo na vida ?kt.H?kt de Relacionamento,Mkt Pessoal,Mkt em RH,Mkt em Engenharia,h? Mkt amoroso,...e vai por a?fora! Em Mkt Empresarial,faz-se necess?o principalmente em grandes Ag?ias de Publi cidade,e no Mkt de Grandes Corpora?s,que funcion?os(as) parem de se "achar",e que deixem de lado a vaidade profissional. No meu entendimento,este ?m dos maiores en traves de Empresas para com seus parceiros e/ou fornecedores.Que os(as) profissionais de Mkt n?pequem pela falta de humildade.
Data: 30/05/2009
Vinicius Todeschi Bandeira
Atendimento | In Vista Comunica?
Ol?runo, Gostei um tanto desse texto. Estou vivendo um situa? dessa em espec?co com um cliente. O Planejamento seguiu para web j?ue as pesquisas apontaram para l?O publico alvo n?atendeu da maneira imaginada e a campanha mudou de rumo. Que momento estranho esse. Poderia escrever mais sobre esse assunto. Super abra?e continue escrevendo. ?a primeira vez que comento, mas sempre leio. Super abra?
Data: 28/05/2009
Rog?o Tobias
Administrador, Consultor de marketing, Professor Universit?| RT CONSULTORIA E TREINAMENTOLTDA
Considero esses coment?os muito catastr?os e m?es e, os mesmos n?consideraram a evolu? hist?a do mundo e muito menos do marketing. H?ma tend?ia sempre de acharmos que o momento atual ? mais dif?l, o mais perdido e dentro do qual o marketing ?enos competente. Os anos setenta foram muito dif?is. T?amos guerras, o problema do petr?, etc. Os anos 80 foram considerados como a d?da perdida e isso se aplica ?empresas. Os anos 90 tamb?foram muito dif?is e representaram grandes desafios. No in?o o marketing era desconhecido e pouco valorizado, existia uma desconex?entre os diversos e velhos departamentos e uma tend?ia muito forte a decis?de cunho financeiro e de engenharia nas organiza?s. Os adventos da internet, de novas tecnologias de comunica? oferecem, sim, grandes oportunidades para n?o marketing. Estamos vivendo a expans?das m?as. Agora temos ainda mais op?s de chegarmos at? nosso p?co alvo, one to one a pre? conceb?is. Os especialistas em m?a, em sua boa parte, sabem exatamente para onde, quem e como direcionar as mensagens empresariais. A falta de conex?entre as ?a ?penas a continuidade de um problema antigo, que ainda n?foi resolvido, pois, envolve al?de quest?estruturais arraigadas a natureza humana, em que os dirigentes s?vencidos pela sua vaidade e necessidade de provar poder de decis? A miopia est?m achar que esta crise ? mais s?a. Teremos muito provavelmente novos momentos talvez at?ais dif?is do que o atual, mas, a compet?ia se mostra, quando a empresa demonstra ter uma vis? de longo alcance, que n?a deixa pensar que o que temos agora ?m mundo perdido. N?adianta criar um diretor de nexo. Tem que ser criado antes disso um diretor de "quebra de espelhos", para que os diretores parem de valorizar tanto e pensem efetivamente em como a sua ?a pode interferir positivamente na satisfa? de longo prazo dos clientes. Todos na empresa devem realmente praticar marketing. Muitos consultores e autores defendem isso. ?preciso, por? ter cuidado, para n?se pensar que o marketing est?onfuso. Pelo contr?o!Essa pode ser a grande oportunidade de usarmos seriamente e competentemente as suas fermentas. Lembro que o marketing envolve uma quest?chamada "vis?. Podemos disseminar que tudo est?erdido, ou podemos preconizar que essa ? nossa grande oportunidade. Espero que todos pensem nisso!
Data: 28/05/2009
Adriano Schafirowitz
Publicit?o | Spassus Stands
N?sou do tipo de pessoa ou profissional que tem por costume impressionar-se por frases de efeito como "Demita o Diretor de Marketing". Impressiono-me mais com neologismos caracter?icos da nossa cultura brasileira, que quando n?muda o nome para dizer a mesma coisa, escreve um par?afo para explicar algo que em uma linha bastaria. O que o Sr. Walter coloca, ao meu ver, ?ais uma forma de tentar criar uma nova palavra para algo que, em verdade, ? ess?ia do trabalho do profissional de marketing e suas atividades inerentes aos profissionais com boa forma?. Tamb?acho que o Diretor de Marketing que cuida s? propaganda deve ser demitido, ou que ent?troque o nome de sua diretoria. A quest?n?parece ser o cargo e sim as pessoas que o ocupam. Devemos demitir a pessoa e n?o cargo. Uma esp?e de maquiagem aos bons profissionais de marketing para que pare? diferentes da grande maioria med?re que muitas vezes assumem tal posto mais pelo n?l de parentesco com o Presidente da empresa do que pelo pr?o m?to profissional. Dar ao profissional de marketing uma nova roupagem e manter o mesmo descritivo de seu cargo, ao meu ver, ?ndar em c?ulos. O problema passa pela sele? de novos profissionais para esta ?a. N?culpo os profissionais de RH, pois acho dif?l mesmo entender a nomenclatura de nossa profiss? quantas vezes fui preencher um formul?o ou perguntado: Qual sua profiss? Problema. Profissional de marketing ?rofiss? Gerente ou diretor de marketing? Isso ?argo. Marketeiro? Extremamente pejorativo. Ent? Ataco de forma?. Publicit?o. Pronto. Resolvi fazer isso depois de alguns anos. Viu? ai j?ome?a confus? E o engenheiro, o administrador e outros tantos, que resposta dariam? Prefiro resolver este problema antes de criar um outro. J?ensaram o diretor de Nexo respondendo: Qual a sua profiss?
Data: 28/05/2009
Sandra Turchi
10 dicas para usar bem as redes sociais no mundo corporativo
Mauro Negrão
Data-Driven Marketing: o relacionamento inteligente na ponta do lápis
Publicidade
Estudo do IAB Brasil traça os hábitos e as preferências dos consumidores na web
Se aprovado, Projeto de Lei mudaria a palavra Marketing para “mercadologia”
Produto fez sucesso nos anos 1980 e 1990, nos sabores morango e chocolate
Empresa especializada em sorvetes artesanais italianos quer expandir atuação
Prêmio do concurso cultural dá direito a assistir à competição do camarote da empresa
Empresa realiza um concurso cultural que premiará os 10 melhores autores de vídeos
Estudo do IAB Brasil traça os hábitos e as preferências dos consumidores na web
Se aprovado, Projeto de Lei mudaria a palavra Marketing para “mercadologia”
Franchising no Nordeste cresce acima da média e atrai empresas
Enquanto no país o setor cresceu 15% nos últimos três anos, na região índice alcançou 32%
Curso de Gestão e Marketing de Relacionamento - 41ª turma
Escola de Propaganda e Marketing
Curso MÍDIAS SOCIAIS EM AÇÃO em SP -- com Martha Gabriel
BSP Business School São Paulo
Fábio Penedo
Supervisor de Criação
Onde estava: Giovanni+DRAFTFCB
Onde está: Script
Para: reforçar a equipe
Publicidade