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3 problemas levam até 90% das startups a morrerem e gigantes a caírem

Segundo estudo da Interbrand intitulado "Future Growth", a fórmula do crescimento acelerado é simples, mas três lacunas nas estratégias das empresas impedem o sucesso

Por | 11/08/2016

renata.leite@mundodomarketing.com.br

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O mercado vive, hoje, uma intensa contradição: empresas grandes e, até então, sólidas amargam dificuldades em crescer, quando não perdem clientes; enquanto novas marcas surgem e são abraçadas por milhões de pessoas em semanas ou, no máximo, meses. Neste segundo caso estão Airbnb, Tesla, Uber, Snapchat e Pokémon Go. Segundo estudo da Interbrand intitulado "Future Growth", existe uma fórmula bem simples que explica o crescimento acelerado delas e a perda de mercado das grandes corporações: um senso claro do propósito, um modelo de operação relevante (especialmente diferente das concorrentes) e uma poderosa experiência do consumidor.

A companhia precisa ter clareza do impacto que quer ter no mundo e por quê. Somente assim conquistará a autenticidade que os consumidores estão procurando hoje em dia nas marcas. A fórmula do sucesso parece bem simples. Então, por que entre 80% e 90% das startups morrem? Na verdade, concretizar essa combinação é bem difícil. Existem três problemas que as impedem de alcançar o potencial completo, segundo o estudo da Interbrand. Vejamos.

1. Falta de foco
Com considerável frequência, organizações - mesmo aquelas em que os fundadores estão bastante presentes - apresentam uma falta de foco compartilhado em equipe. Acabam oferecendo valores diversos na tentativa de alcançar pessoas com perfis muito diferentes. A ambição de cobrir muitos segmentos, muitas categorias e gerar mais receita acaba sendo um obstáculo ao sucesso. Se a marca não tem clareza em relação à qual é seu propósito, os consumidores também não terão.

2. Falta de alinhamento
Outro problema que mata as startups logo em seus primeiros anos de vida é a falta de processos e estruturas que são necessárias a uma organização - enquanto acontecesse o inverso com as gigantes. Sem esses pilares, muita energia é gasta em reuniões redundantes e conversas com profissionais internos e externos à empresa. Processos são muito importantes hoje, diante do mercado hipercompetitivo que exige a tomada de risco - desde que calculados.

3. Falta de ativação
O terceiro obstáculo ao crescimento acelerado é a compreensão muito superficial do que leva uma marca à vida. O grau de engajamento dos consumidores está diretamente relacionado ao sucesso e a longevidade de um negócio. O número de pontos de contato de uma pessoa com a marca pode sobrecarregá-la, o que faz com que as companhias tenham que buscar as experiências mais relevantes para as suas audiências. É melhor ter poucas e excelentes ações do que muitas medíocres.

Leia o estudo completo (em inglês).

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