Newsletter

by

Facebook Mundo do Marketing Twitter Mundo do Marketing Google BookMarks Mundo do Marketing RSS Mundo do Marketing Youtube Mundo do Marketing

Mundo do Marketing | Seu portal de Marketing, propaganda e publicidade

Links Rápidos:
Infográficos |
Eventos, Cursos e MBA |
Vagas de Trabalho |
Programa Disney |
Vai e Vem |
Top 10 Livros + Vendidos

Reportagem Mundo do Marketing

Nike e Adidas são marcas mais confiáveis entre jovens

Pesquisa da Troiano e Ibope aponta relação entre patrocínio e confiança

Por Guilherme Neto, do Mundo do Marketing | 17/04/2009

guilherme@mundodomarketing.com.br

Por Guilherme Neto
guilherme@mundodomarketing.com.br

A Nike, a Adidas e a Olympikus são as marcas esportivas que os jovens de 15 a 19 anos mais confiam, diz a nova pesquisa elaborada pelo IBOPE Inteligência e a Troiano Consultoria de Marca. O levantamento inaugura o Índice de Confiança em Marcas (ICM), que mede o grau de confiança segundo a média entre os quesitos produto, distribuição, preço, comunicação, atendimento e marca alcançados (em uma escala que vai de 0 a 100 pontos) entre este público. O índice pretende atender uma demanda de mercado por uma pesquisa que utilize a mesma linguagem que os executivos de Marketing usam em um projeto de investigação da confiança que marcas desempenham.

Nike e Adidas são marcas mais confiáveis entre jovens

A Nike e a Adidas vencem empatadas, com 58 pontos cada. Segundo a pesquisa, a Adidas possui um maior equilíbrio de pontos nos cinco itens que formam o índice, com oscilação de 17 pontos entre o resultado mais alto e o mais baixo, enquanto que na Nike chega a 32 pontos.

A brasileira Olympikus destaca-se no terceiro lugar, um pouco afastada em relação às primeiras colocadas, com 37 pontos, mas à frente de muitas multinacionais como Puma, Reebok, Mizuno e Fila. “O que puxa a Olympikus são os quesitos preço e distribuição. Soma-se a isso todo o empenho da marca em visibilidade através do patrocínio de atletas brasileiros”, aponta Cecília Russo, sócia-diretora da Troiano, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A marca mais lembrada na pesquisa foi a Nike, citada por 97% dos entrevistados, seguida por Adidas (95%), Puma (94%) e Olympikus (91%). Um dado curioso é a ligação entre patrocínio e confiança apontada pela pesquisa. A Adidas, por exemplo, é mais confiada pelos torcedores do Palmeiras, clube o qual patrocina, enquanto que a Reebok inspira maior confiança entre os São Paulinos.

 Nike e Adidas são marcas mais confiáveis entre jovens

Internet é principal fonte de informação
No que se refere ao hábito de comportamento dos jovens, a internet desponta como principal fonte de informação para compra de materiais esportivos. A opinião de outros consumidores é levada em conta, já que cinco entre as nove fontes de informação citadas baseiam-se em análise de terceiro (opinião de outros consumidores - 61% - e comentários de consumidores em sites de lojas - 58% -, em portais comparadores de preço - 50% -, em redes sociais como o Orkut - 45% - e em blogs - 42%). Mas o local mais citado para busca de informação é o site corporativo, com 66% de menção.

É na internet também onde este consumidor pode ser mais encontrado, com 44% afirmando frequentar portais e 16% redes sociais. A TV aberta é citada por 20% dos entrevistados, enquanto que TV paga e SMS estão em últimos lugares com 8% e 7% respectivamente. Já o computador é o objeto mais citado quando perguntados sobre o que gostariam de levar para uma ilha deserta.

Avaliando o relacionamento dos jovens com o mundo dos esportes, a pesquisa apontou que apenas um em cada dez jovens pesquisados não pratica esporte. Entre as modalidades mais praticadas pelos garotos estão o Futebol (52%), Futsal (39%) e a Caminhada (35%), enquanto que para as garotas a Caminhada é a preferida, com 54%, seguida por Dança (30%) e Natação (27%). A duração reservada para a prática é de uma a duas horas por dia para 59% dos entrevistados.

Os ídolos do esporte mais citados pelas meninas são Ayrton Senna (26%), Kaká (15%) e Bernadinho (9%). Entre os garotos, o piloto da Fórmula 1 também vence com 31% de citação, seguido por Felipe Massa e Kaká (ambos com 27%). No que se refere à expectativa de futuro, 68% dos jovens declaram desejar ser bem sucedidos, enquanto 62% querem ser feliz. No aspecto profissional, a maioria das mulheres deseja trabalhar no exterior (15%) ou com música (9%). A carreira musical também é bastante citada pelo sexo masculino, com 15%, seguida de presidente de empresa (14%).

Pesquisa será aplicada também no México e Argentina
Foram ouvidos 390 jovens pela internet das classes A, B e C, que apresentavam o perfil de já terem adquirido algum produto em e-commerce. A escolha do público jovem para a primeira pesquisa se deu por conta da característica de apontar tendências de comportamento para o futuro e sua crescente influência nos lares. Essa opção levou o Ibope e a Troiano a investigarem o mercado de artigos esportivos, bastante ligado com os jovens.

Apesar de ser a primeira pesquisa da série Índice de Confiança das Marcas, a metodologia já havia sido utilizada em uma pesquisa que avaliou entre os consumidores da classe C a confiança de 64 marcas nas categorias alimentação, serviços financeiros, telefonia celular e bebidas. Agora, ambas as empresas preparam uma pesquisa semelhante sobre as marcas esportivas nos mercados mexicano e argentino. “As duas empresas seguem independentes, mas estão disponibilizando uma ferramenta em que houve essa soma de expertise. Houve um trabalho conjunto das duas equipes na construção desse modelo de trabalho”, diz Cecília.



Publicidade

Como se comportam 80 milhões de brasileiros na web

Como se comportam 80 milhões de brasileiros na web

Estudo do IAB Brasil traça os hábitos e as preferências dos consumidores na web

Regulamentação da profissão pode virar disciplina

Regulamentação da profissão pode virar disciplina

Se aprovado, Projeto de Lei mudaria a palavra Marketing para “mercadologia”

PepsiCo relança o biscoito Mirabel

PepsiCo relança o biscoito Mirabel

Produto fez sucesso nos anos 1980 e 1990, nos sabores morango e chocolate

Bradesco Esportes FM: 24h de conteúdo esportivo

Bradesco Esportes FM: 24h de conteúdo esportivo

Banco garante os direitos de naming right do novo veículo nos próximos dois anos

Sustentabilidade pode custar mais para as empresas

Sustentabilidade pode custar mais para as empresas

Estudo da Accenture entrevistou 250 profissionais de economias maduras e em desenvolvimento

Diletto cria área para atender eventos

Diletto cria área para atender eventos

Empresa especializada em sorvetes artesanais italianos quer expandir atuação

Como se comportam 80 milhões de brasileiros na internet

Como se comportam 80 milhões de brasileiros na internet

Estudo do IAB Brasil traça os hábitos e as preferências dos consumidores na web

Regulamentação da profissão pode virar apenas disciplina

Regulamentação da profissão pode virar apenas disciplina

Se aprovado, Projeto de Lei mudaria a palavra Marketing para “mercadologia”

Franchising no Nordeste cresce acima da média e atrai empresas

Franchising no Nordeste cresce acima da média e atrai empresas

Enquanto no país o setor cresceu 15% nos últimos três anos, na região índice alcançou 32%