Newsletter

by

Facebook Mundo do Marketing Twitter Mundo do Marketing Google BookMarks Mundo do Marketing RSS Mundo do Marketing Youtube Mundo do Marketing

Mundo do Marketing | Seu portal de Marketing, propaganda e publicidade

Publicidade
Links Rápidos:
Pesquisas |
Estudos e Análises |
Agenda de Eventos e Cursos |
Vagas de Trabalho |
Clube de Desconto |
Infográficos

Reportagem Mundo do Marketing

Empresas ainda não aproveitam potencial do mobile

Pesquisa feita pelo Yahoo! Insights pela primeira vez no Brasil mostra que número de usuários de internet móvel deve passar de 33,2 milhões para 110,5 milhões até 2015

Por Isa Sousa, do Mundo do Marketing | 28/06/2012

isa@mundodomarketing.com.br

Yahoo! Insights,mobile,smartphones,tablets,internautasLer o jornal, acompanhar o campeonato de futebol, checar e-mails, acessar a previsão meteorológica, consultar o GPS. No último ano, o Brasil teve 33,2 milhões de pessoas conectadas à internet acessando os mais diversos conteúdos por meio de dispositivos móveis. Antes inimagináveis, a mobilidade e o acesso à informação que smartphones e tablets ligados à web deram ao brasileiro não são mais planos para um futuro distante.

Dados da pesquisa Mobile Modes, feita pelo Yahoo! Insights em parceria com o Instituto Ipsos, mostram que até o fim de 2012 serão 51,4 milhões de brasileiros acessando a internet a partir de dispositivos móveis. Para os anos seguintes a perspectiva é ainda maior: serão 67,7 milhões de usuários em 2013, 86,5 milhões em 2014 e 110,5 milhões em 2015. Inédito, o estudo realizado simultaneamente no Brasil, Estados Unidos e México, traçou o perfil de usuários que já utilizam smartphones e tablets como forma única de acesso à internet ou como complemento do uso da rede.

Cada vez mais dependente dos dispositivos móveis, o brasileiro quer que suas experiências digitais sejam integradas. “O Brasil possui 193 milhões de habitantes e 250 milhões de celulares. Deste total, 46 milhões de aparelhos têm acesso à rede 3G. Os números mostram que há uma grande oportunidade no país e o estudo vem para auxiliar as marcas a entenderem quem é esse consumidor”, explica Beth Capdevila, pesquisadora do Yahoo! América Latina, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Falta de foco
A entrada de novos internautas a partir de celulares e tablets começa a mostrar quem é o consumidor brasileiro na rede. Por outro lado, falta por parte das empresas a compreensão e o foco necessários para se moldar aos novos padrões de comportamento.

De acordo com a pesquisa do Yahoo!, a publicidade móvel é mais aceita do que a propaganda online tradicional e ainda mais eficaz. Entre os usuários ouvidos, 51% não se importam com a publicidade desde que os permita acessar conteúdo gratuito, contra 38% que acham as formas de anunciar por meio de celulares e tablets intrusivas demais.

Um obstáculo é a falta de entendimento das companhias quanto à utilização do mobile. “O grande problema é que as empresas não pensam no móvel, elas adaptam a web para o móvel e isso não funciona. A tela dos celulares e tablets são menores e o engajamento é diferente. É preciso pensar para poder engajar. O mobile é uma mídia poderosa que a indústria não está sabendo utilizar e ainda tem perdido o usuário”, afirma Diego Higgins, Head da Yahoo! Brasil, em entrevista ao portal.

“Conteúdo é o rei”Yahoo! Insights,mobile,smartphones,tablets,internautas
A falta de percepção das empresas quanto ao formato de anunciar na internet móvel pode ser agregada ao pouco entendimento sobre o conteúdo a ser veiculado. Segundo a pesquisa, são 50 tipos de atividades online que o usuário brasileiro mais usa, agregadas ainda em sete categorias.

A primeira delas seria a Connect, que inclui entre as atividades a checagem de e-mail ou envio de mensagens. O acesso a esse tipo de ação chega a 15% apenas com dispositivos móveis. A segunda categoria é a Search, com buscas específicas e 14% de penetração nos dispositivos móveis. A Entertain é a terceira categoria, com atividades ligada a música e jogos e uso de até 17% com smartphones e tablets.

Manage, para assuntos de viagens e trabalho, é usado por 17% dos usuários. A categoria Inform, em que são enquadradas leituras de artigos e jornais, tem penetração de 15% apenas por mobile. A sétima categoria é Shop, em que a comparação de preços entre produtos na internet é o principal serviço buscado, e tem 18% de penetração de aparelhos móveis. Por fim, Navigate, com atividades como GPS e uso de mapas, e penetração de 31% em mobile.

Ainda que as atividades variem, os espaços na rede móvel têm de ser definidos. “Não há espaço para anúncios sem propósito nos celulares e tablets, como vemos nos PCs. O uso do aparelho móvel é muito intuitivo e a internet móvel se tornou uma parte central da vida online de muitos brasileiros. O Marketing aqui é aceito e tem muito potencial para crescer. Porém, o conteúdo é a chave do mobile, ele que é o rei”, diz Beth.



Leia Também

12/06/2012

Mobile 2.0 gera lucro e diminui custos

Empresas apostam no crescimento de novos modelos de negócio

11/04/2012

Pagamentos via mobile dobram nos últimos seis meses, diz pesquisa

Mercado evolui de 3,7% para 6,2% entre setembro de 2011 e março deste ano

03/04/2012

Mobile 2.0. A nova onda no mundo dos celulares

Léo Xavier, do Grupo.Mobi, e Gustavo Burnier, da Almap/BBDO, discutem as mudanças na internet móvel

29/03/2012

Cadê seu mobile site?

O Brasil é atrasado em estratégias e esforços de comunicação no móvel. Isto precisa mudar

ArtigosArtigos

Cassio Krupinsk

Cassio Krupinsk

Empreendedorismo é para todos. Um texto que a elite não gosta

Mário Troise

Mário Troise

4 etapas para mudar a identidade de uma marca

EditoriasEditorias

Mercado

Trade no canal farma: relacionamento é caminho

Trade no canal farma: relacionamento é caminho

Farmacêuticas encerram 2012 com crescimento de 14%

Comportamento

Um dia de compras com a nova classe média

Um dia de compras com a nova classe média

Pesquisar é fundamental e preço não é o suficiente

Marca

Como as marcas icônicas constroem uma cultura

Como as marcas icônicas constroem uma cultura

Referências geram identificação o consumidor

Relacionamento

Como o Marketing de relacionamento é visto?

Como o Marketing de relacionamento é visto?

CRM é a questão considerada mais importante

Promoção

Como fazer sua marca ser relevante no Dia das Mães

Como fazer sua marca ser relevante no Dia das Mães

Coca-Cola, LG e Renner investem em relacionamento com os filhos e desejos das mulheres

Digital

Posicionamento da Kibon foca em felicidade

Posicionamento da Kibon foca em felicidade

Ações da marca são semelhantes com as da Coca-Cola?

Planejamento

Mahogany se expande para o interior

Mahogany se expande para o interior

Novos públicos são estratégicos para a marca

Pesquisa

Como conquistar os jovens das favelas

Como conquistar os jovens das favelas

Público não se identifica com comunicação das marcas

PDV

Empresas online abrem lojas físicas

Empresas online abrem lojas físicas

Iniciativa facilita a aproximação com o público

Publicidade

Especial Mitos e Verdades sobre a Classe C

Especial Mitos e Verdades sobre a Classe C

Itens mais caros representam ascensão social

Publicitário acha marca da Pepsi na Coca-Cola

Publicitário acha marca da Pepsi na Coca-Cola

Imagem está circulando no Facebook

Marketing Multinível: o que é importante saber

Marketing Multinível: o que é importante saber

O que é certo e errado em Marketing Multinível

Reflexões sobre os clipes

Reflexões sobre os clipes

As empresas perdem oportunidades de inovar

MetrôRio tem projeto de patrocínio para estação

MetrôRio tem projeto de patrocínio para estação

Receita será revertida para ambientação

Beckham: o adeus e a lição de um popstar

Beckham: o adeus e a lição de um popstar

Jogador encerra sua carreira no dia 26 de maio

As nuances e perspectivas sobre o endividamento da Classe C

As nuances e perspectivas sobre o endividamento da Classe C

No futuro, as compras à vista serão a preferência

Classe C sofistica o lazer sem abrir mão de feijoada e filme em casa

Classe C sofistica o lazer sem abrir mão de feijoada e filme em casa

Consumidor não abre mão da feijoada e filme em casa

4 etapas para mudar a identidade de uma marca

4 etapas para mudar a identidade de uma marca

Atualizar uma marca é mais complicado do que parece