Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Há como fazer pesquisa de forma eficiente

Pesquisas mal planejadas e executadas podem levar um negócio ao naufrágio. Saiba como evitar problemas

Por | 04/09/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Há como fazer pesquisa de forma eficiente

Da Redação
redacao@mundodomarketing.com.br

A pesquisa é para o profissional de marketing o que a água representa para um bombeiro: sem ela, eles não poderiam trabalhar. No entanto, ainda há profissionais que não entendem a importância de uma pesquisa bem feita para o desenvolvimento de um planejamento adequado de marketing. Para equacionar este problema, a editora Pearson Education lançou o livro Pesquisa de Marketing - Conceito e Metodologia.

A obra de Beatriz Santos Sâmara e José Carlos de Barros, professores da ESPM, FGV, FAAP e USP, orienta os marqueteiros a tomarem decisões acertadas e baseadas no entendimento dos componentes de um sistema de informações e a elaboração das diferentes etapas de um projeto de pesquisa de marketing. De acordo com os autores, é preciso "Definir o objeto da pesquisa, determinar os objetivos, escolher as metodologias adequadas, as técnicas de seleção de amostras, efetuar cálculos de amostras, realizar trabalhos de campo, tabular e analisar os dados, apresentar resultados, entre outros".

Um dos maiores erros cometidos, porém, diz respeito aos entrevistadores. Além de preparar esses profissionais adequadamente, Beatriz e Carlos de Barros aconselham que as perguntas sejam elaboradas de acordo com a linguagem do entrevistado. "Não se deve fazer perguntas que o obriguem a fazer cálculos, induzir o entrevistado e não fazer perguntas embaraçosas", afirmam em entrevista ao site.

Para os profissionais de marketing, o conselho é "Definir o problema, determinar os objetivos, o tipo e método de pesquisa e de coleta de dados, questionário, técnica amostral, cálculo amostral, tabulação, análise e recomendações ao cliente". Então, bom trabalho.

Powered by Postcron

BUSCADOR DE HASHTAGS PARA SEUS POSTS





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss