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Guilherme Pacheco faz Matemarketing

Formado em economia, com vivência prática e especialização em marketing, o sócio-diretor do site de comparação de preços é tão viciado pela mensuração de resultados que a p

Por | 13/03/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

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Guilherme Pacheco faz Matemarketing

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

Sócio-fundador do site de comparação de preços Bondfaro.com, Guilherme Pacheco é quem está à frente da diretoria de marketing e de novos negócios da empresa que começou pouco antes do estouro da bolha da internet em 2000, mas que, mesmo assim, se transformou em referência no Brasil e em 2004 passou a operar na Argentina, no México e no Chile, com escritórios em Buenos Aires e na Cidade do México.


Enquanto o mascote do site da raça Bloodhound, de melhor
faro do mundo, busca os melhores preços da internet, o sócio-diretor do Bondfaro.com, Guilherme Pacheco, vai atrás dos
melhores resultados para a empresa

Mesmo formado em economia pela PUC-RJ, Pacheco se enveredou pelo marketing ainda no colégio, quando organizou a festa de formatura de sua turma e, em 1995, junto com dois sócios, criou uma promotora de eventos temáticos voltada ao público jovem. Na época com 18 anos, o executivo teve que se emancipar dos pais para criar a empresa e trabalhar nas áreas de criação, organização e produção dos eventos, ganhando uma boa experiência sobre Marketing.

"Procuro o marketing nos menores detalhes. Um dia estava caminhando pelo BarraShopping e tinha um bicho enorme num restaurante. Perguntei a uma pessoa da minha equipe qual seria o Retorno sobre o Investimento (ROI) daquele bicho porque ele mais assustava do que atraia os clientes", conta Guilherme, que foi buscar no mestrado em administração de empresas na PUC-RJ uma área de concentração em marketing.

Mesmo depois de trabalhar por um ano no mercado financeiro, Pacheco tinha na bagagem a prática da empresa de eventos, na formação acadêmica uma veia empreendedora e uma vontade inquietante em trabalhar com o marketing. Tudo isso o fez planejar toda a estratégia de produto do Bondfaro.com com mais quatro sócios. "O plano de negócio do Bondfaro tem em seus principais pilares o plano de marketing", afirma ao Mundo do Marketing.

A visão de marketing de Guilherme é tão quantitativa que o resultado tem que estar expresso sempre por números. "Não é o que agradou. O que foi bom apenas para a marca. Tem que trazer retorno para a marca e para a empresa também", ressalta. "Brinco dizendo que não fazemos marketing, fazemos matemarketing porque estamos extremante orientados para o resultado. É importante você ter noções de estatística. Fazemos muita pesquisa, analisamos nossos números e estamos sempre tomando decisões em cima deles. O feeling é importante, mas precisa de um número para corroborar", declara.

A partir dessas práticas, o executivo ganhou destaque no mercado e foi convidado a participar de um evento voltado à área de novos negócios na sede do Google, em 2005, restrito a 400 empresários. Além de estar conectado ao mundo on-line o dia inteiro, Guilherme tem como hábito a leitura de artigos na internet, revistas de negócios e os livros. "Seleciono muito o que leio para adicionar alguma coisa à minha vida. Grande parte da minha leitura é de história. Na biografia de um estadista como (Franklin) Roosevelt há muitas lições que você aplica no seu dia-a-dia. São aprendizados até para o marketing", ensina.

Outro hobby do executivo é o tênis, que joga pelo menos duas vezes na semana. Mas, antes mesmo do café da manhã, ele tem um vício. "A primeira coisa que faço ao acordar é ver o resultado consolidado do dia anterior. O meu primeiro alimento pela manhã é o resultado do site. Até quando chego de um evento mais tarde ligo o computador e vou checar as métricas.", confessa.

Viciado no trabalho que desempenha com prazer, Pacheco zela bastante pela sua equipe que hoje é de 50 pessoas. "Procuro envolver os funcionários nos objetivos estratégicos da empresa e mostrar o que temos que fazer para alcançá-los. Trabalho muito com confiança. Dou um voto de confiança porque acredito muito nas pessoas", e os usuários também confiam no faro do site de Guilherme. Afinal, mais de 2 milhões de internautas trafegaram pelo Bondfaro (www.bondfaro.com.br) atrás dos melhores preços para as compras do último Natal.

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