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Em busca da oportunidade perfeita

Não basta identificar uma oportunidade, é preciso saber colocá-la em prática e gerenciá-la para obter resultados

Por | 14/12/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

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Em busca da oportunidade perfeita

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

Diz o senso comum que o mundo está cheio de oportunidades e cabe a nós aproveitá-las. A realidade pode não ser tão simples, mas ainda há os que acreditam que as oportunidades estão à espreita e apenas um insight pode despertá-las. No marketing não é diferente: as boas idéias provavelmente nasceram de situações simples e foram postas em práticas com velocidade.

Esta é uma das características destacas pelo Professor Danny Claro, do Ibmec-SP, como diferencial no marketing de oportunidade. Ele explica, em entrevista ao site, que não existe um conceito teórico para justificar a área, entretanto mais do que a contribuição para o marketing, a identificação de oportunidades pode ser utilizada como um fator motivacional para as equipes. O professor salienta que as práticas são utilizadas com outros nomes e com análises mais aprofundadas. Para ele, este é o segredo capaz de revelar detalhes que passariam despercebidos. "São os cinco `Cs´ do marketing", analisa.

Saber mais sobre a concorrência, os clientes, o contexto, a companhia e os colaboradores pode ser o início de um caminho que leva às oportunidades, mas Danny Claro destaca que a velocidade é um diferencial num novo produto. Ele ressalta que a maioria das empresas apontam para a identificação de um produto ou serviço e a rápida velocidade em disponibilizá-lo.

O exemplo clássico do camelô que vende guarda-chuvas quando chove e água gelada quando faz calor demonstra principalmente o aprendizado de um marketing sem burocracia de alguém que investe em versatilidade e no relacionamento com o cliente. Claro observa que produtos que se aproveitam de eventos sazonais e da divulgação sobre eles, como foi o caso dos 500 anos do Brasil (há seis anos) ou mesmo a Copa do Mundo e do Pan-americano de 2007, também podem ser inseridos nesta categoria. "Apesar de tudo, ainda não vi ações desta natureza partindo de grandes empresas", informa ao falar da ousadia.

Onde estão as oportunidades?
O mapeamento das oportunidades, no entanto não está ao alcance de todos. Uma das primeiras empresas do Brasil neste setor, a Campo de Marketing trabalha na identificação e geração de demandas de acordo com o perfil de empresas a partir de ferramentas de marketing. "Nós entendemos as questões práticas do negócio e identificamos as oportunidades", explica Édina Cândido (foto), Sócia-Diretora da Campo.

Em entrevista ao site ela conta que é preciso entender o que é o negócio e o perfil dos clientes para guiar as necessidades. O trabalho da empresa consiste em elaborar um mapa estratégico que facilite a abordagem e aponte soluções. Édina constata que muitas empresas não sabem qual é a demanda real de seus clientes e, por isso, sentem dificuldades para satisfazê-los.

Neste contexto, as ferramentas de marketing, como a organização de eventos, funcionam como meio de gerar as oportunidades ao proporcionar um relacionamento mais próximo entre empresa, clientes e prospects. "O marketing sempre vai ser um apoio para o cliente chegar ao resultado que precisa", constata Édina.

Acesse

www.ibmec.br
www.campodemarketing.com.br

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