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Os esforços do Facebook para melhorar o anúncio mobile

Quatro meses após liberar a ferramenta Canvas Builder, plataforma apresenta novidades em Cannes e faz um balanço de como o mercado criativo está aproveitando a funcionalidade

Por | 20/06/2016

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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Rapha Vasconcellos, Head of Creative Shop do Facebook para a América LatinaQue o mundo é mobile ninguém mais tem dúvidas, o que falta é melhorar a experiência do usuário com iniciativas que promovam a imersão do indivíduo e o envolvam cada vez mais em conteúdos disponíveis na palma da mão. Este tem sido o desafio do Facebook, que cada vez mais desenvolve mecanismos para que os internautas não saiam de sua plataforma, que há muito tempo deixou de ser apenas uma rede de contatos para se transformar em oportunidades de negócios.

Nesta terça-feira, 21 de junho, a principal rede social do mundo apresenta as atualizações de duas ferramentas que estão facilitando a criação de anúncios e, de certa forma, democratizando a produção de campanhas. Ainda novas, Canvas e SlideShow recebem updates, que serão divulgados durante o Festival Internacional de Cannes, mesmo evento onde no ano passado o Canvas foi anunciado e que ajuda a companhia a identificar quais são as necessidades do mercado.  

O evento, inclusive, é usado pela empresa para se reunir com a comunidade criativa e clientes para falar sobre o que vem acontecendo no Facebook nos últimos meses e as tendências identificadas na plataforma, que são transformados em novos produtos, como o Canvas. "Cannes é um ciclo positivo para indústria e onde podemos contribuir com muitas coisas. Há uma ano anunciamos o Canvas em Cannes e neste período o produto já foi utilizado em dezenas de milhares de campanhas em todo o mundo", explica Rapha Vasconcellos, Head of Creative Shop do Facebook para a América Latina, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Experiência imersiva em anúncios
O Canvas foi criado em colaboração com marcas e agências para permitir que os anunciantes alcancem seus objetivos por meio de um espaço que pode ser totalmente personalizado, no qual é possível construir histórias multimídias. Eles podem usar um misto de vídeos, imagens, textos e botões call-to-action para construir uma experiência bonita e efetiva de marca e produto em dispositivos móveis. O resultado é um vídeo vertical - tela cheia - que carrega 10 vezes mais rápido do que os de web móvel.

Além do painel de controle e criação, o feedback com a comunidade também ajudou a formular melhorias na renderização dos projetos, com ajustes para que os conteúdos carregassem rapidamente e buscassem progressivamente os elementos no Canvas que fossem necessários, em vez de baixar todo o conteúdo de uma vez. Também foram desenvolvidas métricas específicas para a ferramenta, incluindo tempo médio de visualizações e média de rolagem (quanto do Canvas as pessoas viram).

Os anunciantes podem, por exemplo, com base nesses dados em tempo real, pausar a campanha e ajustá-la. "Em Cannes, vamos apresentar novas funcionalidades que permitirão que o Canvas fique mais poderoso. Ele está maduro o suficiente, já recebe vídeos e pode ser uma solução para o mercado publicitário para complementar tudo o que já está sendo feito, inclusive, além de Facebook. É como se fosse um micro site dentro da rede social, onde as pessoas passam mais tempo no celular", acrescenta Vasconcellos.

Uso da ferramenta no Brasil
O Brasil é o segundo país que mais utiliza o Canvas no mundo, ficando atrás dos Estados Unidos. México, Itália, Reino Unido, França, Tailândia, Alemanha, Turquia e Índia completam a lista das 10 nações que mais utilizam a ferramenta das 186 que já a experimentaram. Em apenas três meses após a liberação da novidade, já foram acumuladas mais de 864 mil horas de uso da ferramenta.

A experiência brasileira é tão positiva, que dois trabalhos nacionais estão entre os vencedores globais do Facebook Awards. A campanha "Coleção livros na timeline", do Itaú realizada pela agência Africa, e que usou a ferramenta Canvas para criar pocket books infantis na rede social para adultos lerem para crianças, foi uma das ganhadoras do prêmio Gold na categoria Melhor Uso do Facebook. Já a campanha "Don´t Like & Drive", desenvolvida pela Blue Hive Brazil para a Ford Motor Company no Brasil, faturou a premiação Silver na mesma categoria. O Brasil foi destaque na América Latina, classificando nove das 14 campanhas que disputaram os prêmios Blue, Gold, Silver e Bronze.

Outra campanha de sucesso no Brasil que utilizou a ferramenta foi a da Coca-Cola, que contou a história da série especial de Garrafas de Alumínio. O anúncio alcançou cerca de 16 milhões de pessoas e tive uma média de tempo de visita de 18 segundos.

Oportunidades para PME´s
Não são apenas as grandes agências que estão aproveitando os recursos do Facebook para produzir campanhas milionárias para as grandes marcas. Pequenos e médios empresários também podem utilizar ferramenta para promover seus negócios. Com funcionamento intuitivo e fácil usabilidade, o Canvas Builder permite que qualquer pessoa monte seu próprio anuncio em poucos minutos. "Ele é tão simples que o próprio criativo pode construir, pois a parte de tecnologia o Facebook já resolveu para todo mundo", pontua Rapha Vasconcellos.

As experiências das empresas de pequeno porte e de autônomos têm impressionado. "Eles são tão criativos quanto grandes clientes que contam com agências e grandes estruturas para desenvolver suas campanhas. Acompanhamos pequenos anunciantes utilizando as mesmas ferramentas, como Canvas, vídeo, mas eles têm uma abordagem mais hacker, mais disruptiva. Eles testam mais e não têm medo de errar, afinal, muitas vezes por não ter muitos recursos de produção eles vão tentando encontrar o próprio caminho", analisa o Head of Creative Shop do Facebook para a América Latina.

Além do Canvas, o SlideShow permite que as marcas desenvolvam anúncios com imagens sobrepostas, criando semelhança com vídeo. Esse mecanismo é adequado para locais onde a conexão ainda tem baixa qualidade ou que os smartphone são mais simples. "Essa ferramenta dá a possibilidade de contar a mesma história por meio de imagens estáticas, simulando um vídeo e, principalmente, visualmente atraente. Vemos anunciantes fazendo carrossel de produtos usando o SlideShow, mostrando ofertas em sequência, outros fazendo tutoriais e outros conteúdos para chamar a atenção do consumidor", finaliza o executivo. 

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