Campinas: Projeto mostra efeito da corrida na recuperação de dependência química

Campinas: Projeto mostra efeito da corrida na recuperação de dependência química


Instituição Padre Haroldo recebe projeto que beneficiará até 100 pessoas a cada três meses

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Instituição Padre Haroldo recebe projeto que beneficiará até 100 pessoas a cada três meses

O CGTI vem desenvolvendo desde outubro de 2014 um projeto de Terapia Esportiva em parceria com a Instituição Padre Haroldo, na região metropolitana de Campinas. Projeto chamado “O efeito da corrida como auxílio à dependência química” é inovador, pois utilizará o fenômeno do esporte como parte fundamental para aderência ao tratamento de desintoxicação de usuários de drogas/dependentes químicos e alcoólatras. A intenção é beneficiar até 100 pessoas a cada três meses, que é o período de duração do ciclo do projeto. A cada três meses o ciclo se renova e novas pessoas serão beneficiadas.

A corrida, atividade física de longa duração, será utilizada como instrumento para auxiliar no processo de luta contra a dependência química. Em recente estudo, provou-se que uma corrida de 30 minutos tende a triplicar a liberação de endocanabinódes na corrente sanguínea, essa substância está relacionada à melhoria de aspectos positivos do perfil de humor do ser humano, aumentando os níveis de entusiasmo, energia e engajamento na atividade. O treinamento aeróbico reduz, portanto o consumo de cannabis em seres humanos.

O projeto ocorre em ciclos que envolve a triagem, escolhendo os participantes a partir aplicação de uma pesquisa sobre aptidão física e avaliação e na sequencia são realizadas ações de treinamento. Sendo assim, o projeto será executado em ciclos que duram três meses. Todos os participantes receberão um kit esportivo com camiseta, shorts e tênis de corrida. O projeto conta com a colaboração do prof. Dr. Rodrigo Hohl, que orientou a equipe que está atuando no projeto.

Este projeto é executado pelo CGTI com o patrocínio da Oji Papéis Especiais e ArcelorMittal Gonvarri através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte em parceria com a Instituição Padre Haroldo.

Serviço:

Instituição Proponente: CGTI

Patrocinadores: OJI Papéis Especiais e ArcelorMittal Gonvarri

Parceiro: Instituição Padre Haroldo

Apoio: projeto via Lei Paulista de Incentivo ao Esporte

Local: Instituição Padre Haroldo - Fazenda de Terapia ocupacional para dependentes químicos Senhor Jesus

Inicio: 01/10/14

Término/Previsão de término: 30/09/15

Sobre CGTI

Em 2003, profissionais e empresas ligadas ao desenvolvimento de inovação uniram esforços para criar um Centro de Excelência em Pesquisa e desenvolvimento – surgindo assim o CGTI (Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação). Sem fins lucrativos, o Centro é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) reconhecido pelo Ministério da Justiça do Governo Federal com atuação em vários setores, promovendo e viabilizando o desenvolvimento nacional, tornando em realidade ideias e projetos que solucionam problemas e dão força ao conhecimento através da realização de pesquisas, estudos, projetos, testes, desenvolvimento de processos, cursos, treinamento e gestão.

A organização abrange cerca de 250 profissionais especialistas reconhecidos internacionalmente em sua área de atuação e 25 entidades de pesquisa, prestadores de serviço, entre elas universidades, laboratórios e fabricantes.

Atendimento à Imprensa:

ELDEVIK | Agência de Comunicação

Campinas • São Paulo • Brasil

19 3384.9336 | 98722.8001

www.eldevik.com.br

Edvania Eldevik - Diretora estratégica

contato@eldevik.com.br | 19 98722.8001

Andressa Leite – Assistente de Comunicação

atendimento1@eldevik.com.br | (19) 98371 9451


Publicidade