Crianças e adolescentes farão lançamento de livro e mostra de vídeos em Uberlândia

Crianças e adolescentes farão lançamento de livro e mostra de vídeos em Uberlândia


Evento marca finalização das atividades em 2013 dos projetos de formação “Ideias Incontidas” e “Olho Portátil II”, realizados pelo EMCANTAR.

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Durante o ano, cerca de 100 crianças e adolescentes tiveram oportunidade de trabalhar a criação e produção de um livro com poemas, histórias e ilustrações, enquanto outro grupo, com cerca de 90 integrantes, atuou na produção de vídeos com uso de celulares. Todas estas experiências foram vivenciadas por meio de oficinas promovidas pelos projetos de formação Ideias Incontidas III e Olho Portátil II, realizados pelo grupo EMCANTAR na região leste de Uberlândia.

Resultados destes dois projetos serão apresentados para comunidade nesta quinta-feira, dia 5 de dezembro, com lançamento do livro Ideias Incontidas III e Mostra de Vídeos.

“Durante o ano, os participantes do Ideias Incontidas vivenciaram a literatura de várias formas, contação de histórias, visitas de personagens, rodas de leitura, entre outras, o que resultou na criação de um repertório de estímulos que se transformaram em criações inéditas, as quais estão registradas no livro”, conta Ana Lopez, artista-educadora do EMCANTAR.

“Os vídeos que serão exibidos na mostra são resultado do trabalho de produção audiovisual com o uso dos celulares. Por meio de técnicas e muita criatividade, os integrantes do projeto contam histórias de ficção, falam da sua cultura e expressam sua arte”, comenta Aline Miguel, oficineira de audiovisual do EMCANTAR.

De acordo com Ana Carolina Ferreira, coordenadora pedagógica dos projetos, mais do que apresentar os resultados dos dois projetos, este será um momento também de formação e debate sobre produção artística e desenvolvimento humano com crianças e adolescentes. “Evento terá ainda palestra com escritora Cleusa Bernardes e com professora e cineasta Rose Satiko. Além de apresentações artísticas com músico Enzo Banzo, da banda Porcas Borboletas, e com grupo teatral uberlandense Trupe dos Truões”, revela Ferreira.

Evento de finalização dos projetos será realizado a partir das 19h, no Center Convention, em Uberlândia, com entrada franca.

Serviço

Lançamento do livro Ideias Incontidas III e Mostra de vídeos do Olho Portátil II

Data: 5 de dezembro - quinta-feira

Horário: das 19h às 22h

Local: Center Convention – Uberlândia (MG)

Entrada franca.

Sobre os Projetos:

Olho Portátil II é um projeto de formação cultural com crianças e adolescentes alunos de escolas públicas da região leste de Uberlândia (MG), contemplando atividades que integram música, literatura, manifestações populares, teatro e audiovisual. Em seu terceiro ano de realização, é apresentado pelo Governo de Minas e Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Saiba mais em www.olhoportatil.blogspot.com.

Ideias Incontidas ano III é um projeto de formação cultural fundado na experiência e criação literárias e desenvolvido por meio de oficinas com crianças e adolescentes alunos de escolas públicas da região leste de Uberlândia (MG). Em seu terceiro ano de realização, é apresentado pelo Instituto Algar, realizado pela Associação EMCANTAR, em parceria com o Programa Algar Transforma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais em www.ideiasincontidas.blogspot.com.br.

Sobre o Instituto Algar

A Algar acredita que a educação é o caminho que vai levar o Brasil a uma realidade melhor. É por isso que, desde 1994, o Grupo investe em programas sociais voltados à comunidade, com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Essa decisão da Algar é operacionalizada, desde 2002, pelo Instituto Algar e reflete o compromisso com a sustentabilidade, que permeia todas as ações do Grupo. São três programas sociais* que juntos chegam a 20 cidades, 117 escolas, 6,7 mil alunos, 350 educadores e a participação voluntária de 570 associados da Algar. (*Dados referentes a 2012). Dentre eles, o Programa Algar Transforma, que atende 9 bairros de Uberlândia com objetivo de promover o desenvolvimento humano de alunos do ensino fundamental realizando ações de Educação Integral no contra turno escolar.


Publicidade