Para quem gosta ou trabalha com o universo do esporte, não pode perder “ : corredores e imagem” de Renata Pereira Lima, Diretora Associada do Grupo Troiano de Branding.
A publicação nasceu de um estudo etnográfico para o Mestrado de Antropologia de Renata, que vivenciou uma observação participante, já que inspira-se na visão do antropólogo Bronislaw Malinowski de que “a única maneira de conhecer os outros é partilhando de suas experiências”.
Durante um ano, Renata tornou-se uma corredora pesquisadora integrando-se a um grupo amador com o objetivo de entender imagem, percepção e formas de expressão destes grupos. O livro traz insights sobre o papel das marcas esportivas, os símbolos associados a este universo, os grupos de afinidade, suas características, valores e preferências, o marketing do esporte e marcas de tênis. Confira uma amostra:
“Os corredores iniciantes querem ser reconhecidos como corredores; os iniciados querem ser percebidos como corredores “sérios”. Iniciantes curtem a animação de uma mega-corrida-evento; iniciados preferem a seletividade das corridas menores. Iniciantes querem se sentir parte do grupo; iniciados querem fazer parte do grupo que “entende do assunto”. Iniciantes correm com tênis Nike; iniciados correm com Asics ou Mizuno.”
Quer ler mais? Baixe o livro aqui:
Postado por Beth Furtado - Consumo e Inovação - 09/09/10 - 10:04