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Suvinil quer pintar como bem de consumo

Eugenio Neto assume a Gerência de Marketing da Suvinil para a marca criar atributos de prazer, conforto e bem-estar

Por | 10/07/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

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Suvinil quer pintar como bem de consumo

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

Em junho, Eugenio Luporini Neto (foto abaixo) assumiu a Gerência de Marketing de Marca Suvinil com a missão de transformar o ato de pintar a casa em prazer, conforto e bem-estar. Com experiência no varejo em empresas como Pfizer e Procter & Gamble, o executivo tem como função colocar em prática a estratégia da marca em transformar a tinta em bem de consumo.

Na entrevista ao Mundo do Marketing, Neto - responsável pelas áreas de propaganda, promoção, produtos, trade marketing e merchandising - esconde o jogo quando fala das ações que a marca executará para aumentar o uso da tinta, mas fala abertamente das inovações que a Suvinil vem desenvolvendo para apoiar esta estratégia.

A Suvinil tem como estratégia transformar a tinta em bem de consumo. Em quais ações você focará para reforçar esse foco?
Renovação é palavra-chave que irá guiar a nossa estratégia em transformar a tinta em um bem de consumo e, não mais, apenas como material de construção. Vamos apostar neste conceito e mostrar ao consumidor os principais benefícios que a tinta traz para proporcionar bem-estar e qualidade de vida. Como vamos fazer isto? Ainda é segredo.

Quais ferramentas de marketing tem tido destaque nesta estratégia, como elas tem sido desenvolvidas?
Nossos principais investimentos são aplicados em desenvolvimento de novos produtos, treinamentos, campanhas de mídia, merchandising, mostras de decoração, programas de relacionamento e eventos de grande repercussão como a FEICON (Nota da Redação: Feira Internacional da Indústria de Construção) e FEITINTAS (NR: Feira da Indústria de Tintas e Vernizes & Produtos Correlatos). Tudo isso para atender aos diversos públicos da marca: consumidores, revendedores, pintores, arquitetos e decoradores. O Programa ELO, de relacionamento com os clientes, ajuda os revendedores a trabalhar com os produtos Suvinil e principalmente, auxilia na gestão dos negócios de cada um deles - desde a construção de estratégia até benefícios como política comercial atrativa, apoio logístico, treinamentos e campanhas de incentivo à equipe de vendas, entre outros.  

Até que ponto a sua experiência anterior pode se relacionar e contribuir para este novo desafio?
Este desafio foi o ponto que mais me atraiu para a proposta de trabalho. Apesar de parecer muito difícil, sei que é possível. Espero que a minha experiência em mercados de consumo seja um valor agregado ao negócio e à equipe.

Quais são as ações para manter a liderança?
Inovação é o direcionador para manter a liderança de mercado. O líder tem como papel imprimir um determinado ritmo ao mercado, apresentando novas soluções. Fazemos isto investindo muito em pesquisas de mercado, visando antecipar o lançamento de produtos e de conceitos inovadores que criem cada vez mais valor para o consumidor. Vamos continuar investindo fortemente em Propaganda & Promoção para reforçar cada vez mais a imagem da marca junto aos consumidores e influenciadores (pintores, balconistas e arquitetos/decoradores) e nos programas de relacionamento com clientes.

Um outro ponto importante é o nosso compromisso em manter sempre a reconhecida qualidade de nossos produtos, que é um grande ativo da empresa. Porém, nada disso acontece se não tivermos as pessoas. O grande patrimônio da Suvinil é a sua equipe. Continuaremos realizando grandes investimentos em treinamento para formar a melhor equipe na indústria, uma das diretrizes da Estratégia 2015 da BASF (NR: Controladora da marca Suvinil). Uma equipe estimulada e capacitada está sempre pronta a oferecer as melhores soluções a clientes e consumidores.

Em quais inovações a Suvinil está trabalhando para que o brasileiro mude de hábito em relação às tintas?
Acreditamos que há um grande potencial do mercado de tintas no Brasil ainda a ser explorado. Para se ter uma idéia, o consumo per capita na Europa é de 9 litros nos EUA e no Brasil esse número não passa de 4 litros per capita. Queremos fomentar os negócios do setor e mostrar ao consumidor todos os benefícios que ele pode obter por meio da pintura. Pesquisas já demonstram que é cada vez maior o número de pessoas que investem em suas casas para obter mais prazer, conforto e bem-estar. Nosso objetivo é fazer com que o consumidor não troque a tinta apenas quando a parede está descascada, desbotada ou precisa de manutenção. Ao contrário, utilize esse recurso para traduzir revitalização do ambiente, qualidade de vida, tendências da moda e até mesmo melhor relação custo x benefício em relação a outros itens da decoração. É um processo cultural que demanda tempo, mas precisamos aproximar o consumidor da categoria tintas, enaltecendo os benefícios emocionais da pintura.

O que vamos fazer ainda não posso divulgar. Porém, o nosso histórico mostra quantas inovações a Suvinil já apresentou ao mercado. A idéia é estimular o consumidor brasileiro a usar mais cores nos ambientes sem medo de errar. Por isso, no ano passado, lançamos o Suvinil ColorTest. Com uma embalagem de 202,5ml e preço acessível, o produto chegou ao mercado para oferecer ao consumidor a alternativa de comprar tinta para fazer testes e avaliar se a cor escolhida é a ideal para o ambiente. Caso não seja, não tem desperdícios de produto nem dinheiro.

Ainda falando de cores, outra inovação é o conceito Sensações Suvinil SelfColor. Ele foi desenvolvido para facilitar a escolha da cor pelo consumidor. As cores são agrupadas de acordo com as sensações que transmitem: Tranqüilas, Alegres, Energizantes e Acolhedoras.

Mudamos a homepage da Suvinil, que foi totalmente reformulada, seguindo o conceito de Sensações. As páginas estão mais interativas e dinâmicas, com um novo simulador de ambientes que permite visualizar o resultado da combinação de cores diante dos diversos elementos da decoração. Uma vez convencido, o consumidor aumentará sua procura por cores, que são preparadas no Sistema SelfColor. Com isso, os lojistas também serão favorecidos com esse novo hábito do consumidor, pois uma vez que o sistema tintométrico é mais procurado os produtos em estoques serão reduzidos.

Acesse
www.suvinil.com.br

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