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Os desafios de uma nova tecnologia

Marcos Ferraz Romero fala sobre os caminhos para desenvolver a tecnologia Wi-Fi no Brasil. O recém contratado para coordenar o Marketing da Vex explica como é o trabalho neste novo mercado.

Por | 30/05/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

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Os desafios de uma nova tecnologia

Da Redação
pauta@mundodomarketing.com.br

A disseminação da tecnologia Wi-Fi é o sonho de muitos empresários da internet e também dos usuários que, com esta ferramenta, podem ter acesso rápido à rede mundial de computadores em qualquer lugar, na praça, no shopping, em restaurantes, hotéis, centro de convenções e aeroportos.

Para ter esta conexão onipresente, no entanto, é preciso planejar estratégias que disseminem a tecnologia. Para isso, a Vex - empresa de implantação de redes sem fio - contratou Marcos Ferraz Romero como coordenador de Marketing. Ele explicou ao Mundo do Marketing como pretende cumprir esta tarefa.

Explique como funciona tecnologia Wi-Fi, na teoria e na prática?
A tecnologia Wi-Fi funciona por radiofreqüência. Nos hotspots (locais onde o Wi-Fi está disponível), são instalados sistemas que fornecem sinais a aparelhos, como computadores portáteis, para que internautas naveguem pela Internet, sem a necessidade de intermediação de linhas telefônicas ou qualquer outra estrutura física. Além dessa praticidade, o link é feito por banda larga, em alta velocidade.

Quais são os desafios para promover a tecnologia Wi-Fi no mercado brasileiro?
A tecnologia Wi-Fi cresceu substancialmente no Brasil, tanto em rede de hotspots quanto número de usuários, porém ainda é necessário investir na popularização da tecnologia junto ao seu público potencial, para que esse crescimento torne-se ainda mais acentuado.

Quem são os clientes potenciais da Vex? Qual é perfil deste público?
Dentre os clientes potenciais da Vex estão os estabelecimentos comerciais que se interessam em oferecer um benefício adicional a seus clientes, como cafés, restaurantes, hotéis, shopping centers, universidades e aeroportos. Já quando falamos em usuário final, todo proprietário de notebook ou PDA (computador de mão) é um cliente em potencial, já que tem a possibilidade de, através da mobilidade que o aparelho lhe oferece, acessar a Internet de qualquer hotspot.

Onde os provedores de acesso entram nesta tecnologia? Qual é a função deles?
A parceria com grandes provedores de acesso, como a Vex possui, está intimamente ligada à expansão e popularização do uso da tecnologia Wi-Fi no Brasil. Isso se reflete em um aumento expressivo no número de usuários cadastrados.

Alguns estudos criticam a implantação de redes Wi-Fi em locais públicos.
Quais são as verdades e mentiras neste argumento?

As críticas sobre implantação de redes sem fio em locais públicos surgiram em razão da necessidade de aparelhos compatíveis, de valor relativamente alto, o que agora toma outro caminho com a diminuição dos preços de notebooks e PDA´s.

Uma das grandes queixas é quanto a lentidão do sistema. Até que ponto isso se traduz no desempenho de cada conexão?
Para garantir que cada hotspot tenha um bom desempenho de conexão é importante uma previsão do volume de usuários para que o link de banda larga do local seja compatível, além de constante monitoramento para que seja detectada qualquer necessidade de up-grade. Por esse motivo, apenas redes de hotspot conseguem garantir o nível de serviço necessário para a satisfação do usuário final.

Qual é a experiência profissional que você traz para a Vex?
A experiência que trago para a Vex está ligada ao desenvolvimento de alianças existentes, prospecção de novos parceiros e desenvolvimento de projetos voltados tanto para o crescimento da Vex como para expansão da imagem da marca no mercado. Isso se traduz no fortalecimento das parcerias com provedores de acesso e players do mercado de Wi-Fi.

Como é operacionalizar parcerias, prospecção de novos clientes e elaboração de estratégias voltadas à promoção da marca?
Operacionalizar parcerias é um trabalho desafiante, pois envolve a adequação de diversos modelos de negócio e empresas, além de um teamwork muito forte. O resultado final precisa trazer um retorno positivo para ambos os lados e, assim, abrir portas para um planejamento estruturado de ações, fortalecendo a aliança. Promoção de marca envolve a escolha correta dos canais de divulgação e, em muitos casos, alianças estratégicas sólidas com parceiros de grande relevância, que ajudam a alavancar a exposição de uma marca específica.

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