Newsletter

by

Facebook Mundo do Marketing Twitter Mundo do Marketing Google BookMarks Mundo do Marketing RSS Mundo do Marketing Youtube Mundo do Marketing

Mundo do Marketing | Seu portal de Marketing, propaganda e publicidade

Publicidade
Links Rápidos:
Pesquisas |
Estudos e Análises |
Agenda de Eventos e Cursos |
Vagas de Trabalho |
Clube de Desconto |
Infográficos

Home > Blogs > Marketing Digital > A era da customização do e-mail marketing

Marketing Digital

Marketing Digital

Aumentar Fonte Reduzir Fonte

A era da customização do e-mail marketing

Postado por Virtual Target - 19/06/2012

A era da customização do e-mail marketingO mago do mundo do marketing, Philip Kotler, disse uma vez que “a customização em massa requer que a empresa dê o que todo consumidor quer”. No entanto, afirma que a customização ao pé da letra não pode ser atingida por todas as empresas. Algumas delas estão limitadas à criação de alguns padrões pré-definidos pela procura dos clientes, ou seja, segmentação.

Customização significa adaptar algo ao gosto ou necessidade de alguém. Assim, a customização da informação ocorre imediatamente antes do uso. É um ponto totalmente pessoal, no qual o usuário tem o poder de flexibilizar as ações para si próprio.

O e-mail marketing é uma ferramenta que permite não só a segmentação, mas também a customização das peças e campanhas. É imprescindível conhecer profundamente o seu cliente para ter maior retorno nas ações. “A partir do processo inicial de segmentação, em que se identificam os grupos de interesse, é preciso tratar cada usuário de forma diferente e individualizada, trabalhando as mensagens de forma personalizada”, afirma Sandra Turchi, coordenadora do curso de Estratégias de Marketing Digital da ESPM.

As boas práticas do e-mail marketing pregam que as campanhas de sucesso criam relacionamentos, são convenientes, prestativas, informativas, importantes e desejadas pelos destinatários. Este é o ponto alto de qualquer discussão que frise a importância de a customização e personalização dos envios ser um dos fatores a serem levados em conta na hora da idealização da ação.

Para Alexandre Wyllie, Diretor de Marketing Services da Experian América Latina, estamos de vez na era da customização de e-mail marketing. “Precisamos conhecer muito bem os consumidores, seus desejos e tratar cada um de forma individualizada para não cair na prática do envio massificado. Quanto maior for esse conhecimento, melhores serão os resultados”, afirma.

O executivo ainda explica como conseguir tamanho grau de detalhamento dessas informações. “O conhecimento sobre seu cliente pode ser adquirido por meio de um minucioso opt-in e de análise constante dos relatórios de interação dele com suas campanhas, além de pesquisas realizadas periodicamente”, explica Wyllie, que ainda fala da importância de se estudar o comportamento do cliente no mundo on-line. “Atualmente, todos os usuários deixam inúmeros rastros ao navegar na web, que podem ser utilizados para traçar o seu perfil de comportamento e aprimorar o contato e as ações”, completa.

Por fim, Wyllie ressalta a importância de não confundir a customização com a segmentação. “É preciso tomar muito cuidado com o envio em massa, uma vez que o e-mail marketing permite esse grau de personalização. Se nos detivermos apenas na segmentação e enviarmos mensagens iguais para cada nicho de interesses, as ações de e-mail marketing terão um retorno aquém do esperado”, finaliza.

Imprimir Compartilhar Enviar para o Google Bookmarks Enviar para o Twitter Enviar para o Facebook

Patrocínio

Biografia

Artigos, dicas, matérias e entrevistas elaboradas por especialistas do setor estão entre os diversos conteúdos sobre marketing digital que você encontra aqui. Fique por dentro das principais tendências, novidades e boas práticas do mercado.

Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

ArtigosArtigos

Fernando Adas

Fernando Adas

Reflexões sobre os clipes

Cassio Krupinsk

Cassio Krupinsk

Empreendedorismo é para todos. Um texto que a elite não gosta

EditoriasEditorias

Mercado

Trade no canal farma: relacionamento é caminho

Trade no canal farma: relacionamento é caminho

Farmacêuticas encerram 2012 com crescimento de 14%

Comportamento

Um dia de compras com a nova classe média

Um dia de compras com a nova classe média

Pesquisar é fundamental e preço não é o suficiente

Marca

Coca-Cola: conteúdo para se manter no topo

Coca-Cola: conteúdo para se manter no topo

Companhia investe em ações de Marketing para envolve

Relacionamento

Como o Marketing de relacionamento é visto?

Como o Marketing de relacionamento é visto?

CRM é a questão considerada mais importante

Promoção

Como fazer sua marca ser relevante no Dia das Mães

Como fazer sua marca ser relevante no Dia das Mães

Coca-Cola, LG e Renner investem em relacionamento com os filhos e desejos das mulheres

Digital

Posicionamento da Kibon foca em felicidade

Posicionamento da Kibon foca em felicidade

Ações da marca são semelhantes com as da Coca-Cola?

Planejamento

Mahogany se expande para o interior

Mahogany se expande para o interior

Novos públicos são estratégicos para a marca

Pesquisa

Como conquistar os jovens das favelas

Como conquistar os jovens das favelas

Público não se identifica com comunicação das marcas

PDV

Empresas online abrem lojas físicas

Empresas online abrem lojas físicas

Iniciativa facilita a aproximação com o público

Publicidade

Logo da Pepsi em lata de Coca-Cola: falha?

Logo da Pepsi em lata de Coca-Cola: falha?

Para especialistas, utilizar o azul foi ousado

Publicitário acha marca da Pepsi na Coca-Cola

Publicitário acha marca da Pepsi na Coca-Cola

Imagem está circulando no Facebook

Especial Mitos e Verdades sobre a Classe C

Especial Mitos e Verdades sobre a Classe C

Itens mais caros representam ascensão social

Personagens e marcas: uma combinação poderosa

Personagens e marcas: uma combinação poderosa

Ação gera significado afetivo e emocional

Mídias Sociais geram vendas?

Mídias Sociais geram vendas?

Sim, não e depende. Entenda.

Maguary tem novos sabores de prontos para beber

Maguary tem novos sabores de prontos para beber

Marca lança combinações exóticas

As nuances e perspectivas sobre o endividamento da Classe C

As nuances e perspectivas sobre o endividamento da Classe C

No futuro, as compras à vista serão a preferência

Logo da Pepsi em lata de Coca-Cola: falha ou causalidade?

Logo da Pepsi em lata de Coca-Cola: falha ou causalidade?

Para especialistas, utilizar o azul foi ousado

Classe C sofistica o lazer sem abrir mão de feijoada e filme em casa

Classe C sofistica o lazer sem abrir mão de feijoada e filme em casa

Consumidor não abre mão da feijoada e filme em casa