Login | Newsletter

by

Publicidade
Facebook Mundo do Marketing Twitter Mundo do Marketing Linkeding Mundo do Marketing Google+ Mundo do Marketing RSS Mundo do Marketing Youtube Mundo do Marketing

Mundo do Marketing | Seu portal de Marketing, propaganda e publicidade

Publicidade
Publicidade
Links Rápidos: Novidade
Tendências e Oportunidades para Inovar |
Ferramentas |
Pesquisas |
Estudos |
Agenda de Eventos e Cursos

Home > Blogs > Erros de Marketing > Quem desperdiçou mais dinheiro no Carnaval?

Brain News

1to1 Blog

Aumentar Fonte Reduzir Fonte

Quem desperdiçou mais dinheiro no Carnaval?

Postado por Erros de Marketing - 16/03/2012

O Carnaval, a maior festa do Brasil, acabou de passar. De olho nas multidões que estão nas ruas se divertindo, muitas marcas decidem destinar parte da (ou toda a) sua verba para fazer barulho.

Algumas distribuem amostras grátis, outras montam camarotes e há até quem banque um enredo inteiro de uma escola de samba em sua própria homenagem.
Sim, existem muito casos de sucesso. Mas são poucos versus a quantidade de gente que torra dinheiro com o evento. Tenho a nítida impressão de que o fato do carnaval ser no começo do ano empolga alguns marketeiros a sair gastando a "verba nova" sem controle algum.

Eu apostaria que as pessoas não lembram nem 10% das marcas que estavam expostas em alguma ação relacionada ao evento, mas isso também não quer dizer que ninguém deveria investir no Carnaval.

Por exemplo.... cerveja tem tudo a ver com essa festa, não? É verão, comemoração, hora de alegria... tudo a ver com o que as "loiras" oferecem. Por isso praticamente todas as marcas de cerveja decidem apostar no Carnaval.

Então.. que tal analisarmos juntos a "guerra das cervejas" deste período?

O gráfico abaixo é do Google Insights e mostra a evolução do interesse pelas marcas durante os carnavais de 2010, 2011 e 2012:

 


Vamos aos fatos:


1) Devassa: a marca da Schincariol ousou ao contratar e trazer Paris Hilton ao Brasil em 2010. No ano seguinte, surpreendeu ainda mais ao fazer a Sandy mostrar o seu lado "descontraído". A cantora virou motivo de chacota pra alguns... mas o fato é que conseguiu gerar um buzz online inédito nesse período. Até aí muita gente achava que a Devassa iria ameaçar as grandes. Mas... nem só de boas campanhas vive uma marca.. e a falta de distribuição e de ferramentas de conversão limitou a marca a menos de 1% de mercado. Para 2012, a expectativa do mercado era muito alta... o que seria ainda melhor? Saíram rumores de que Sílvio Santos poderia ser o novo garoto propaganda da marca e o clima esquentou. Mas o boato não rolou e a marca anunciou 2 dias antes do Carnaval em coletiva de imprensa que estava trazendo Hugh Hefner, o fundador da Playboy, para escolher pessoalmente a nova garota Devassa entre algumas modelos desconhecidas. Pra piorar muito, 4 dias depois eles anunciaram que o tiozinho não viria mais por problemas de saúde e mandaria o seu filho. Fiasco. Pelo gráfico dá pra ver que o buzz alcançado foi, na melhor das hipóteses, 5x menor que com a Sandy.

2) Brahma: resolveu dar uma paulada na concorrência no momento em que a Devassa acabara de ser comprada por uma empresa japonesa: anunciou em grande estilo a contratação da superstart Jennifer Lopez para "sapucar" no Brasil pela bagatela de US$2 milhões. Uau.


Fizeram uma super produção para TV mostrando o Zeca Pagodinho convidando a artista americana para vir ao nosso Carnaval, o que deixou a morena irradiante e ansiosíssima. Uau. Mas.... J.Lo chegou, ficou menos de 2 horas no camarote (em vários momentos com cara de tédio), não encontrou Zeca (o anfitrião não apareceu??) e ainda... declarou em entrevista que não é do tipo que bebe cerveja. What?????? Sim, a Brahma conseguiu mais buzz que a Devassa esse ano. Mas ainda não chegou aos pés da Sandy ou Paris e com certeza gastou muuuuuito mais.


3) Itaipava: a marca está comemorando o fato de sua cervejaria ter passado a Schincariol. Deve estar acertando muito e com uma estratégia super diferente, né? Mais ou menos... enquanto Brahma e Devassa apostavam no Carnaval, a Itaipava investia R$15 milhões em patrocínio no seriado... Rei Davi, da rede Record. Hein? Cerveja patrocinando seriado com história bíblica? Ouvi direito?

Não tenho números de vendas ou share. Mas está claro que metade do dinheiro investido por essas marcas no Carnaval pode ter ido pro lixo. Só resta saber qual metade.

Biografia

Esse é o blog de um profissional de Marketing que também já cometeu seus erros, mas que não se conforma com as atrocidades que vê por aí. Se cada erro traz um aprendizado, prepare-se... este blog vale por um MBA.

Tags

Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

ArtigosArtigos

Gabriel Rossi

Gabriel Rossi

"Novo normal" e a China: Um olhar pela ótica do marketing

Valter Faria

Valter Faria

Como atrair investidores para o meu negócio?

EditoriasEditorias

Mercado

Wearables: a nova fronteira do mercado fitness

Wearables: a nova fronteira do mercado fitness

Gadgets movimentaram US$ 9 bi no mundo, em 2014

Comportamento

12 princípios dos jovens conectados

12 princípios dos jovens conectados

Novas regras formam o protocolo digital

Marca

O que é User Experience Branding

O que é User Experience Branding

Interação com o consumidor chegar aos logos

Relacionamento

Marcas investem em relacionamento no carnaval

Marcas investem em relacionamento no carnaval

Ações ocorrem mesmo com a instabilidade econômica

Promoção

Brasileiro terá Páscoa menos recheada

Brasileiro terá Páscoa menos recheada

Vendas devem crescer apenas um dígito ante 2014

Digital

Games ainda são pouco explorados por empresas

Games ainda são pouco explorados por empresas

Mercado conta com 3,4 mi de usuários no país

Planejamento

Neuromarketing ensina como captar a atenção

Neuromarketing ensina como captar a atenção

Ciência aponta estratégias promissoras para marcas

Pesquisa

O que é inovar sob a ótica do consumidor?

O que é inovar sob a ótica do consumidor?

Pesquisa mostra que não é preciso partir do zero

PDV

Onda dos Food Trucks chega ao Brasil

Onda dos Food Trucks chega ao Brasil

Modelo é comum nos EUA e promete bom custo-benefício

Publicidade

Peixe Urbano tem ofertas de R$ 0,05

Peixe Urbano tem ofertas de R$ 0,05

E-commerce celebra cinco anos esta semana

Startup aposta em planejamento online

Startup aposta em planejamento online

COBLUE desenvolve sistema de inteligência de mercado

7 lições de universidades dos EUA em branding

7 lições de universidades dos EUA em branding

Setor não mede esforços para encantar clientes

Tramontina vende a Bíblia do Churrasco

Tramontina vende a Bíblia do Churrasco

Único exemplar estará disponível na T Store, no Rio

Paçoquita Cremosa ganha versão zero

Paçoquita Cremosa ganha versão zero

Lançamentos incluem também novos tamanhos

Antarctica cria rótulos em homenagem ao Rio

Antarctica cria rótulos em homenagem ao Rio

Estampas têm encontros poéticos da paisagem carioca

Bíblia do Churrasco será vendida em loja exclusiva da marca no Rio

Bíblia do Churrasco será vendida em loja exclusiva da marca no Rio

Único exemplar estará disponível na T Store, no Rio

Paçoquita Cremosa ganha versão zero e novos tamanhos

Paçoquita Cremosa ganha versão zero e novos tamanhos

Lançamentos incluem também novos tamanhos

Antarctica cria embalagem comemorativa pelo aniversário do Rio

Antarctica cria embalagem comemorativa pelo aniversário do Rio

Estampas têm encontros poéticos da paisagem carioca