Login | Newsletter

by

Publicidade
Facebook Mundo do Marketing Twitter Mundo do Marketing Linkeding Mundo do Marketing Google+ Mundo do Marketing RSS Mundo do Marketing Youtube Mundo do Marketing

Mundo do Marketing | Seu portal de Marketing, propaganda e publicidade

Publicidade
Publicidade
Links Rápidos:
Pesquisas |
Estudos |
Infográficos |
Agenda de Eventos e Cursos |
Vagas de Trabalho |
Top 10 Livros + Vendidos

Home > Blogs > Erros de Marketing

Erros de Marketing

Erros de Marketing

Erros de Marketing Blog

Aumentar Fonte Reduzir Fonte

Fiat 500 + Jennifer Lopez = fail

Postado por Erros de Marketing - 14/02/2012

No fim do ano passado a Fiat decidiu fazer uma grande investida no seu simpático modelo 500 no mercado americano, divulgando uma campanha protagonizada pela super-star Jennifer Lopez. 

No comercial ela dirige o carro pelo Bronx, bairro de Nova York onde foi criada, cheia de atitude, dizendo que gosta de voltar às suas origens para se inspirar:
 

=

 

A história já é duvidosa de início. Será mesmo que a artista voltaria a um bairro considerado perigoso com um carro desses apenas pra pensar na vida como faz na propaganda?
 
Ok, ok... até aqui seriam apenas suposições e "achômetros". Mas... o problema é que duas notícias vazaram na imprensa:
 
1) Jennifer Lopez, na verdade, não foi ao Bronx nem mesmo pra gravar o comercial. As cenas externas foram feitas por uma dublê.
 
2) O Fiat 500 usado na gravação quebrou no meio do caminho.
 
Dúvida? Tá aí a foto:
 
Erros de Marketing,Fiat 500,Jennifer Lopez
 
A campanha foi noticiada como desastrosa nos principais veículos de comunicação e a empresa não alcançou nem metade de sua meta de vendas.
Comentar Imprimir Compartilhar Enviar para o Google Bookmarks Enviar para o Twitter Enviar para o Facebook

O prêmio de produto que mais ilude consumidores vai para...

Postado por Erros de Marketing - 13/02/2012

Já postamos aqui várias comparações entre as fotos que estão na embalagem versus a imagem real de alimentos. O Big Mac da foto é certamente muito mais arrumadinho que o que comemos. Até entendo que com comida possa ser realmente difícil conseguir seguir um certo padrão. Mas... o que dizer de produtos industrializados que exageram nas fotos das embalagens?


Procurando na internet, cheguei à conclusão que o produto que mais gera frustrações é... piscina inflável para crianças! Em especial das marcas Banzai e My First. Vejam abaixo imagens que estão nas embalagens das marcas e fotos reais publicadas por usuários insatisfeitos:

erros de marketing, piscinas infláveis infantis,


Caramba... será que é má fé ou eles têm fotógrafos milagrosos?

*Postado originalmente no dia 2 de fevereiro.

Comentar Imprimir Compartilhar Enviar para o Google Bookmarks Enviar para o Twitter Enviar para o Facebook

Voe conosco, porque temos aeromoças transexuais!

Postado por Erros de Marketing - 13/02/2012

Uma companhia aérea tailandesa resolveu abrir um processo de seleção inusitado... eles estavam em busca de aeromoças transexuais. Isso mesmo. Eles fizeram questão de contratar homens que decidiram fazer a cirurgia de mudança de sexo para trabalhar em suas aeronaves. Peter Chan, o presidente da P.C. Air, disse em entrevista à Reuters que os transex seriam ideais para essa função, pois conseguem entender tanto o mundo masculino quanto o feminino.
Após um processo de seleção de 10 meses em busca das candidatas que parecessem mais femininas, atraentes e fluentes em inglês e mandarim, contrataram 4 funcionárias:



E colocaram na TV uma campanha estrelada pela miss transex do país, agora parte da equipe de bordo:


O caso saiu na revista Time, que explica que Bangcoc é uma das cidades onde mais homens fazem esse tipo de cirurgia no mundo.
No mínimo, polêmico.

Vamos tentar analisar esse caso racionalmente?


1) A qualidade do serviço da companhia aérea não melhorou por causa disso: Ainda que os transexuais tivessem uma capacidade de atendimento muito superior à média, o fato é que as 4 novas aeromoças não devem ser nem 1% do quadro de funcionários da empresa. E, sozinhas, não são suficientes pra melhorar o serviço da P.C. Air como um todo.


2) As outras aeromoças e comissários de bordo devem ter ficado incomodados: como você se sentiria se seu patrão aparecesse na TV dizendo que agora contrataram 4 funcionários que são mais capazes do que você? Como isso se refletiria na sua motivação?


3) Será que o passageiro frequente da P.C. Air gostou da novidade? Em qualquer companhia aérea do mundo existe uma grande dependência das viagens de negócios. E os executivos ainda são, em sua maior parte, homens. Será que os homens que estão no avião prefeririam ser atendidos por aeromoças mulheres ou aeromoças transexuais? Não estou expressando minha opinião sobre isso, estou apenas lembrando que ainda vivemos em uma sociedade majoritariamente machista e que isso pode criar uma barreira pras novas funcionárias.

Pois é... tentar alavancar o negócio sobre polêmica tem sempre os seus riscos.
E vocês, acham que isso é um acerto ou um erro de marketing?

*Postado originalmente no dia 30 de janeiro de 2012.

Comentar Imprimir Compartilhar Enviar para o Google Bookmarks Enviar para o Twitter Enviar para o Facebook

Top 10 de Erros de Marketing 2011

Postado por Erros de Marketing - 10/02/2012

Nosso blog completou o segundo aniversário! Nesse período, já acumulamos mais de 500.000 leituras e passamos dos 30.000 seguidores no twitter @errosdemkt !
Pra quem gosta de aprender com os erros dos outros, o ano de 2011 foi um prato cheio. Tivemos casos bastante sérios em quase todos os meses. Como fizemos em 2010, é hora de relembrar e homenagear os maiores deslizes de Marketing do ano. Alguns são casos de erros de execução, outros de planejamento e outros de... puro azar. Mas de alguma forma as marcas abaixo certamente foram impactadas. Bom proveito!

TOP 10 "ESCORREGADAS" DE MARKETING DE 2011:

1) ZARA DENUNCIADA POR TRABALHO ESCRAVO
Os dirigentes da rede espanhola de roupas não devem ter conseguido dormir na noite em que o programa "A Liga", da Band, mostrou por quase 1 hora (!) as péssimas condições de trabalho em algumas confecções que fazem as roupas pra rede no Brasil. Rendeu uma negociação milionária com o MPT e um problemaço de imagem de marca.



2) TODDYINHO QUEIMA BOCA DE CRIANÇAS
Mais um caso seríssimo. Um lote do achocolatado infantil mais famoso do Brasil saiu da fábrica com soda cáustica misturada ao produto e deixou crianças machucadas no sul do país. Imagine o impacto disso em uma marca voltada ao público infantil???? E dá-lhe problemas com a vigilância sanitária.


3) TIRARAM O COURO DA AREZZO
Em Abril a famosa marca de calçados despertou o furor dos internautas ao lançar uma coleção que usava peles e pêlos de animais. Ficou nos trending topics do twitter por um fim de semana inteiro, sendo detonada sem parar e precisou tirar a linha do mercado.



4) CORREIOS INVESTINDO PESADO NO MEIO DA GREVE
Pois é... enquanto os Correios estava lançando uma série especial de caixas de Sedex e fazendo uma forte campanha de divulgação por serem patrocinadores do Rock in Rio, o serviço estava... em greve. Milhões pelo ralo. Mereceu um destaque na lista das piores coisas que aconteceram nesse evento.



5) COMPRE PEPSI E GANHE COCA-COLA
Pra reforçar a campanha "Pode ser Pepsi", a vice-líder das colas resolveu fazer uma matadora promoção do tipo "leve 2, pague 1", colocando até propaganda na TV. Resultado: faltou tanto produto, que tinha mercado dando Coca-Cola pra quem queria Pepsi. Uma verdadeira lição de planejamento.


6) CAIXA MOSTRA MACHADO DE ASSIS BRANCO
Ops... a prova de que um "pequeno" erro de execução pode gerar um belo boca-a-boca negativo. Ao querer resgatar a história de seus clientes, o banco simplesmente ignorou a história. E o pior... desapontou justo as pessoas mais cultas (que, em geral, são formadoras de opinião). Tiveram que se desculpar, regravar o comercial e conviver com as críticas.


7) O OLÉ QUE O PÂNICO TOMOU DA PROIBIDA
O despojado programa de humor da RedeTV foi vítima de uma ação de "ambush marketing" e deu mais de 1 hora de conteúdo pra uma marca de cerveja sem saber ao criar um quadro com garotas-propaganda disfarçadas. E, o pior, o Pânico já tinha uma marca de cerveja (Skol) como patrocinadora. Rendeu processo e um belo mal estar com a Ambev.


8) NISSAN BOMBARDEOU A FORD
A montadora japonesa decidiu abalar o mercado em 2011. Apesar de ter acertado a mão com os pôneis malditos, o ano não começou tão bem... a companhia mais do que exagerou ao colocar no ar uma campanha que detonava diretamente a Ford, lembram? Rendeu caso no CONAR, processo e, de novo, boca-a-boca negativo.


9) BOMBRIL DETONA HOMENS PRA CONQUISTAR MULHERES
Ok, algumas pessoas gostaram. Mas nós mantemos nosso ponto de vista de que não é necessário criar rejeição em um público pra agradar o outro. Por isso, a campanha das Mulheres Evoluídas, da Bombril, merece lugar nessa lista.


10) NEXTEL ATRAPALHA NEYMAR
Talvez seja azar, talvez não. Mas em um importante jogo do Santos, o craque usou uma máscara feita pela sua patrocinadora pra comemorar um gol e... foi expulso. Bem-vindo ao clube do que não jogam na próxima partida, Neymar!


A lista poderia ir mais longe. Não incluímos, por exemplo, o fato de que Nokia, Nintendo, Sony e Yahoo perderam mais de 10% do seu valor esse ano, o caso da Duracell - que patrocinou um trio elétrico que ficou sem energia - e o polêmico caso do umbigo que desapareceu na propaganda das Havaianas.

Nosso desejo é que em 2012 aconteçam muito menos erros! Mas, se alguém errar, vamos estudar o caso. Afinal... é errando que se aprende!

Comentar Imprimir Compartilhar Enviar para o Google Bookmarks Enviar para o Twitter Enviar para o Facebook

Aprenda a piorar um naufrágio com a Costa Cruzeiros

Postado por Erros de Marketing - 10/02/2012

O comandante da embarcação está preso e é acusado de ser o responsável pelo incidente. Enquanto isso, a empresa tenta reparar os danos à imagem que sofreu. Quem agora vai se sentir seguro para entrar em um navio da Costa??? É preciso fazer um plano de crise urgente. Mas... o que fazer? Foi bem aí que alguém teve uma ideia brilhante para salvar a empresa: que tal oferecer 30% de desconto aos sobreviventes para seu próximo cruzeiro conosco? Parece piada mas não é. A notícia acaba de sair.

Recebi essa sugestão de várias pessoas no @errosdemkt e fui conferir a notícia. Para minha surpresa e para fechar esse post com chave de ouro, a notícia era patrocinada pelo Submarino Viagens, que está oferecendo 20% de desconto nos cruzeiros da Costa a qualquer cliente. Puuuutz! Querem afundar junto??
*Post publicado originalmente no dia 23 de janeiro de 2012.

costa cruzeiros, erros de marketing, submarino

Comentar Imprimir Compartilhar Enviar para o Google Bookmarks Enviar para o Twitter Enviar para o Facebook

Biografia

Esse é o blog de um profissional de Marketing que também já cometeu seus erros, mas que não se conforma com as atrocidades que vê por aí. Se cada erro traz um aprendizado, prepare-se... este blog vale por um MBA.

Tags

Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

EditoriasEditorias

Mercado

Raio X do mercado de chocolates no Brasil

Raio X do mercado de chocolates no Brasil

Brasil é o terceiro maior mercado do produto

Comportamento

Corre-corre altera hábitos alimentares

Corre-corre altera hábitos alimentares

Itens devem agregar adaptabilidade e portabilidade

Marca

Não patrocinadora está proibida de usar momento

Não patrocinadora está proibida de usar momento

Legislação impede até associação indireta a evento

Relacionamento

Empresas vão ao Procon para resolver problemas

Empresas vão ao Procon para resolver problemas

Marcas montam balcão de atendimento no órgão

Promoção

Ações criativas ativam marcas no carnaval

Ações criativas ativam marcas no carnaval

Empresas lançam produtos comemorativos

Digital

Redes sociais aumentam pretensão de compra

Redes sociais aumentam pretensão de compra

Interação aumenta em 60% chance de venda, diz estudo

Planejamento

Big Data não basta para entender o consumidor

Big Data não basta para entender o consumidor

Acúmulo de dados não gera estratégias, diz Troiano

Pesquisa

Dia Internacional da Mulher:família e profissão

Dia Internacional da Mulher:família e profissão

Pesquisa aponta hábitos e percepções

PDV

Big Data já é realidade. Conheça modelos

Big Data já é realidade. Conheça modelos

Na loja física ou virtual, dados devem ser filtrados

Publicidade

Raio X do mercado de chocolates no Brasil

Raio X do mercado de chocolates no Brasil

Brasil é o terceiro maior mercado do produto

Desculpa, profissional de Marketing

Desculpa, profissional de Marketing

Sucesso ou fracasso deve ser compartilhado

Giraffas promove “Dia de Comer Bem”

Giraffas promove “Dia de Comer Bem”

Data incentiva reflexão sobre alimentação infantil

Cachaça 51 reformula identidade visual

Cachaça 51 reformula identidade visual

Mudança abrange todas as versões da bebida

Coca-Cola dá ingressos para o Tour da Taça

Coca-Cola dá ingressos para o Tour da Taça

Marca instala stands em shoppings da BR Malls

Brasil terá 103 novos shoppings até 2018

Brasil terá 103 novos shoppings até 2018

Setor espera um crescimento de 24% no período

Feira de design de Milão: Dádivas de Marca

Feira de design de Milão: Dádivas de Marca

Citizen impressiona com instalação com relógios

Cachaça 51 reformula identidade visual

Cachaça 51 reformula identidade visual

Mudança abrange todas as versões da bebida

Coca-Cola dá ingressos para o Tour da Taça a clientes da BR Malls

Coca-Cola dá ingressos para o Tour da Taça a clientes da BR Malls

Marca instala stands em shoppings da BR Malls