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Erros de Marketing

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Eu não quero um tablet da Sony

Postado por Erros de Marketing - 07/04/2014

Todo marketeiro quer saber qual a imagem de seus produtos na mente do consumidor.

Boas pesquisas são capazes de indicar o percentual exato de pessoas que gosta muito de suas marcas e dar um indicativo da profundidade dessa relação.

Mas... o que acontece na vida real quando um consumidor tem contato com aquilo que você oferece? Alguns especialistas chamam isso de "momento da verdade". É bem nessa hora que podemos ver quão amados, respeitados, desejados e úteis são os produtos que entregamos. Nas últimas semanas recebi dois vídeos que mostram uma bela diferença nesse sentido. Qual você acha que seria a reação de uma crianca de cinco anos ao saber que ganhou um tablet Sony Xperia ao vivo na TV?

 

 

Acho que o pessoal da Sony não ficou muito feliz... :) Em compensação, qual seria a reação de uma mulher ao saber que acaba de ganhar um Audi R8?

 

 

Ok, ok, talvez tudo isso tenha acontecido simplesmente porque a criança ainda não tem noção dos valores envolvidos e porque o carro era bem caro.

Mas acho que esses vídeos servem pra uma inspiração: pare pra pensar... qual é a reação imediata que seu produto desperta nos consumidores? Quais sentimentos aparecem? É isso que você gostaria que acontecesse ou algo precisa ser mudado nessa relação?

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Devassas merecem ser estupradas?

Postado por Erros de Marketing - 01/04/2014

Esses dias uma pesquisa sobre estupro ganhou o noticiário brasileiro. A maioria dos entrevistados disse que as mulheres que se vestem ousadamente têm parte da culpa quando são abusadas e milhares de pessoas começaram a postar fotos na internet pra mostrar sua indignação com esse resultado. A mais comum é a foto de mulheres seminuas segurando uma placa "não mereço ser estuprada". Enquanto isso, caiu nas redes sociais uma imagem de um "Manual de boas maneiras para meninas", da Cerveja Devassa, com uma "dica" um tanto quanto absurda: "se um vagabundo a encontrar num local deserto e a segurar, deixe que ele a f### de uma vez. É o meio mais seguro de ser estuprada":

Assim que recebemos essa imagem, achamos que era fake. Pra nossa supresa, não é. Mas pra abafar o caso, a Brasil Kirin postou na página do Facebook da marca que esse é um material feito em 2006 e que é culpa da gestão anterior.

Ah..... Então tudo bem, né? Imagine os comentários dos internautas nesse post...

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Vitor Belfort vai amarelar ou vai de Gillette?

Postado por Erros de Marketing - 28/02/2014

Vitor Belfort, o fenômeno do MMA, estava há tempos esperando por uma nova oportunidade de disputar o cinturão.
Ele foi campeão quando era bem jovem e já fez história no "esporte", mas ficou um tempo ofuscado pelo brilho de Anderson Silva, quase imbatível na mesma categoria.
Mas o grande dia chegou. Vitor vem de uma sequência impressionante de boas lutas e merece uma nova chance. Sua grande oportunidade de voltar a vestir o cinturão foi marcada para Maio. O brasileiro vai enfrentar Weidman, que venceu o Spider duas vezes no UFC. E 100% dos brasileiros apostam na sua vitória.
Iiiiiiiiiiiit´s tiiiiiiiiiiiime!
Mas... a imprensa acaba de noticiar que o brasileiro desistiu do combate.
Vitor já explicou muitas vezes que faz um tratamento de reposição hormonal que acaba de ser proibido nas regras do UFC. Por isso, preferiu não encarar a disputa pelo cinturão.
Enquanto isso, na internet, todo mundo decepcionado.
É nessas horas que a gente lembra da campanha que ele fez pra Gillette recentemente:

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Um produto chamado Retardex

Postado por Erros de Marketing - 28/02/2014

Parece piada mas não é. Até bem pouco tempo atrás uma empresa inglesa comercializava uma linha de produtos pra Higiene Bucal chamada RetarDEX.

Não é um problema de idioma. Tanto em português como em inglês o nome soa bizarramente esquisito e é motivo de piada generalizada na internet:

 

Em 2012 a empresa resolveu assumir a cagada e mudar o nome pra UltraDex. Fez até piada de si mesmo pra anunciar a mudança:


Mas continua mantendo o antigo nome em letras menores nas suas embalagens. Afinal, uma vez retardex, sempre retardex. :)
 
 
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Friboi despertou a fúria dos vegetarianos. E daí?

Postado por Erros de Marketing - 27/02/2014

Deu o que falar. Essa semana a Friboi lançou um novo anúncio pras suas carnes. Antes de mais nada, deixo aqui o meu agradecimento, porque não aguentava mais o Tony Ramos perguntando a marca do bife de todo mundo que passava à sua frente. Mas não dá pra negar que essa foi uma campanha memorável (nada mais que a obrigação pra justificar o tamanho do investimento) e que criar uma segunda ideia ainda melhor era uma baita desafio.
Pra cumprir essa missão, decidiram "inovar": colocaram o cantor Roberto Carlos anunciando que deixou de ser vegetariano. Em um "supra sumo de atuação" (sim, fomo irônicos), o rei finge que vai traçar uma bela peça bovina, após mais de 30 anos sem carne:




Se o objetivo era gerar ainda mais boca a boca que a campanha do Tony, conseguiram. A Friboi já saiu nos trending topics to Twitter umas 3 vezes essa semana. Mas pra isso... despertaram a fúria dos vegetarianos.
A pergunta que não quer calar é: e daí? QUAL É O PROBLEMA EM DEIXAR OS VEGETARIANOS INDIGNADOS SE ELES NÃO SÃO O PÚBLICO ALVO DA FRIBOI?

Perguntei isso no nosso twitter (siga-nos! @errosdemkt) e encontrei uma audiência dividida. Tem quem ache que vegetariano é tudo chato e que vai ser contra propaganda de carne de qualquer jeito. Também tem quem entende que a empresa passou dos limites e acabou provocando propositalmente um grupo de pessoas, o que era desnecessário.

Nosso ponto de vista? A Friboi tem o direito de arriscar. Achamos arriscado demais o que ela fez, porque não vai vender 1 grama de carne a mais ao criticar os vegetarianos (eles não vão se tornar carnívoros só por causa da propaganda) e acabou se envolvendo em ideologias. Fazendo um paralelo, seria como se uma marca colocasse na TV uma celebridade corinthiana que decidiu virar palmeirense ou um famoso cristão que decidiu se tornar ateu. Desnecessário entrar nessa seara (ops, mencionamos um concorrente). Mas têm o direito de arriscar.

Quem mais errou, na nossa visão, foi o Roberto Carlos. Ele, sim, (tinha) tem fãs vegetarianos e uma imagem a zelar. Ele, sim, tem uma imagem que envolve valores pessoais. E, ao decepcionar uma parte do seu público, provavelmente vai vender 0,01% menos CDs. E ficar 0,01% mais rico.
E a vida segue.
E vocês, o que acham?

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Skittles derrapou em embalagem

Postado por Erros de Marketing - 26/02/2014

Alguns anos atrás foi lançado um novo sabor de Skittles no Canadá:

O layout infeliz dá a impressão de que o produto se chama "SEXplosion".

Resultado?

A marca está em tudo que é lista de produtos com mensagens subliminares que você possa imaginar.

O produto continua no mercado, mas com um design diferente.

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Samsung dá aula de arrogância com Galaxy

Postado por Erros de Marketing - 25/02/2014

A Samsung acabou de lançar o Galaxy S5, seu smartphone mais moderno. A comunicação desse novo produto ainda não saiu na mídia, mas a gente não consegue esquecer a aula que a Samsung nos deu no ano passado: "como fazer uma tecnologia mega avançada parecer ser arrogante, metida e coxinha", com o Galaxy Gear:

  

Quando você tem um produto realmente revolucionário, pode se dar ao luxo de se colocar numa posição superior. Mas cuidado pra não criar uma distância tão grande com a realidade das pessoas que acabe criando rejeição. Existem formas muito melhores de criar desejo do que essa. Espero que o S5 venha com outra pegada...

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Marca faz tudo

Postado por Erros de Marketing - 24/02/2014

Pode parecer piada, mas tem marca por aí que faz anúncio igual ao do Aristeu:

A falta de foco na escolha do seu diferencial é um grande erro. Escolha algo que os clientes (ou uma parte deles) valorizam muito e que você faz melhor que a concorrência... aí sim, comece a investir em divulgação.

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Compre macarrão e ganhe minicurso de inglês

Postado por Erros de Marketing - 20/02/2014

O mercado de cursos de inglês deve estar bombando. Mas bombando muito. Bombando tanto, mas tanto, que deixou todo mundo desesperado pra crescer e aproveitar o momento.

Poderíamos ficar dias aqui falando sobre atrocidades desses anunciantes. Mas pra não deixar passar uma promoção que está rolando nesse exato momento, deixamos aqui nossa homenagem pra super ultra mega estratégica parceria que a CNA fez com a Selmi, fabricante do macarrão Renata.

Comprando 3 macarrões, você apresenta as embalagens na escola e ganha um minicurso (o que será isso?) de inglês.

Tudo a ver.

 

Vamos deixar bem claro: não somos contra promoções. Mas ações desse tipo são 500% focadas no curto prazo. 

Porque não fazer uma promoção que seja tão atrativa quanto essa mas que também construa atributos de marca???

É nessas horas que lembro de uma pessoa que uma vez me disse: "promoções foram inventadas para que marcas que não entendem as reais necessidades do consumidor possam vender alguma coisa".

 

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Devassa piora a cada Carnaval

Postado por Erros de Marketing - 19/02/2014

Já está ficando sem graça criticar as campanhas de Carnaval das marcas de cerveja, em especial da Devassa.

Em 2010 fizeram um grande "oba oba" ao trazer a Paris Hilton pro Brasil. Em 2011 o barulho foi ainda maior quando colocaram a Sandy dançando conga conga.

Vender que é bom, nada. Mas pelo menos estava fazendo barulho.

Daí em diante, degringolou.

Em 2012 ameaçaram contratar o Silvio Santos, mas acabaram anunciando que iam trazer o dono da Playboy, o que acabou nem acontecendo (veio o filho no seu lugar. Oi?). Em 2013 contrataram a Alinne Moraes, numa campanha que é mais lembrada pelo Conar do que pelo consumidor.... tiveram a pior performance de todos os carnavais, segundo o Google Trends:

 

Pra mudar essa história, anunciaram que Grazi e Romário são os novos "musos" da marca para 2014.

O problema?

Bom... pra começar, o próprio Romário declarou na coletiva de imprensa que não bebe cerveja. "Continuo não bebendo, nunca fui um cervejeiro. Estou aqui porque amo futebol, sou um boleiro. Eu amo carnaval.", disse ele.

Hein?

Como se não bastasse, a Grazi também está num momento bem "particular". Toda a imprensa noticiou que ela acaba de se separar do Cauã porque foi (chifrada) trocada. Bem Devassa mesmo, né?

Agora só falta a Ísis Valverde ser anunciada como garota propaganda da Jornada Mundial da Juventude pra ficar bem coerente.

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Biografia

Esse é o blog de um profissional de Marketing que também já cometeu seus erros, mas que não se conforma com as atrocidades que vê por aí. Se cada erro traz um aprendizado, prepare-se... este blog vale por um MBA.

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Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

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