Home > Blogs > Consumo e Inovação > Visões para 2010 - Elza Tsumori

O MARKETING PROMOCIONAL EM 2010
Ter uma perspectiva positiva é uma atitude auspiciosa. Fazer uma análise realista significa também um desejo de não repetir os mesmos erros no ano seguinte. Repito aqui a preocupação que tenho reiterado nos últimos anos: não deixe nunca de analisar radicalmente o seu modelo de negócio e planejar o crescimento pessoal para enfrentar a inexorável mobilidade do target e o movimento cada vez maior pela sustentabilidade da vida.
E falando pragmaticamente sobre o setor promocional vejo para 2010 a seguinte situação. De um lado, um futuro muito propício para a atividade de marketing promocional de forma geral, impulsionado pelos eventos esportivos que movimentam os budgets dos grandes anunciantes de forma pontual e pela expansão dos diversos tipos de varejo no território brasileiro para ações de curto prazo.
Mas do outro lado existe o “fator eleição presidencial” que sempre desacelera os investimentos de médio e longo prazo. Isso sem falar em outros fatores. Por isso, é primordial atentar para não inflar a sua empresa e ter uma estrutura própria voltada para seu core business e fortalecer seus diferenciais criativos. Estudar parcerias estratégicas com empresas que possam lhe fornecer trabalhos eficientes em áreas complementares. Ter fôlego para investir na sua área de gestão, finanças e treinamento.
E subir na alçada do cliente para diretoria e presidência, sendo responsável por trabalhos estrategicamente mais importantes e focados no seu core business. Essas atitudes serão essenciais para que as agências de marketing promocional se transformem em empresas profissionalmente fortes e sustentáveis financeiramente.
Elza Tsumori - Presidente do Conselho Diretor da AMPRO e sócia-diretora da Cia. Ativadora de Negócios.
Beth Furtado é autora do livro "Desejos Contemporâneos"e é sócia-diretora da ALIA, consultoria de marketing. É colunista do Programa Comercial & Cia on Radio, com "Idéias e Tendências" veiculado na BandNews FM às segundas-feiras às 21:20. Siga no Twitter (http://twitter.com/bethfurtado). Site www.aliasite.com.br. Desejos Contemporâneos Compre aqui
Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.
Publicidade
Sandra Turchi
10 dicas para usar bem as redes sociais no mundo corporativo
Mauro Negrão
Data-Driven Marketing: o relacionamento inteligente na ponta do lápis
Publicidade
Estudo do IAB Brasil traça os hábitos e as preferências dos consumidores na web
Se aprovado, Projeto de Lei mudaria a palavra Marketing para “mercadologia”
Produto fez sucesso nos anos 1980 e 1990, nos sabores morango e chocolate
Empresa especializada em sorvetes artesanais italianos quer expandir atuação
Prêmio do concurso cultural dá direito a assistir à competição do camarote da empresa
Empresa realiza um concurso cultural que premiará os 10 melhores autores de vídeos
Estudo do IAB Brasil traça os hábitos e as preferências dos consumidores na web
Se aprovado, Projeto de Lei mudaria a palavra Marketing para “mercadologia”
Franchising no Nordeste cresce acima da média e atrai empresas
Enquanto no país o setor cresceu 15% nos últimos três anos, na região índice alcançou 32%
Curso de Gestão e Marketing de Relacionamento - 41ª turma
Escola de Propaganda e Marketing
Curso MÍDIAS SOCIAIS EM AÇÃO em SP -- com Martha Gabriel
BSP Business School São Paulo
Fábio Penedo
Supervisor de Criação
Onde estava: Giovanni+DRAFTFCB
Onde está: Script
Para: reforçar a equipe
Publicidade