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A nuvem ao alcance do atendimento ao cliente

Em um mercado que exige a resolução de questões com agilidade e precisão para satisfazer aos clientes, é imprescindível que as empresas invistam em inovação e em tecnologia

Por | 03/01/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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A nuvem está cada vez mais forte no mercado de tecnologia de infraestrutura para o atendimento ao cliente. O que já é uma realidade nos Estados Unidos tem tomado cada vez mais espaço no Brasil, e uma série de novas opções são criadas todos os dias para suprir as necessidades desse mercado, que está em constante evolução. Com tantas soluções e fornecedores disponíveis, às vezes fica difícil decidir quais são as melhores alternativas.

A origem da maioria das soluções em nuvem vem de uma estrutura física. Esse modelo, implementado no próprio ambiente de TI do cliente, até pode ser convertido para um serviço de nuvem, mas de uma forma arcaica e pouco produtiva. Apesar de esse modelo atender a algumas necessidades dos clientes, essa é apenas uma forma de criar um ambiente de nuvem a partir de uma tecnologia antiga, que não permite atender a vários clientes com uma mesma solução.

Além disso, servidores e sistemas operacionais têm uma vida útil e devem ser substituídos quando ela termina, além de passar por processos regulares de manutenção. Ao longo de um ciclo de vida de cinco anos, por exemplo, normalmente será preciso implantar pelo menos mais uma atualização de software significativa. O mesmo acontece caso seja necessário adicionar novas funcionalidades, além de o sistema não suportar o atendimento a muitos clientes.

A maioria dos serviços em nuvem mais modernos, por outro lado, é escalável e permite atender a vários clientes em uma mesma plataforma. A solução fica armazenada em data centers extremamente seguros e pode ser acessada de qualquer lugar que tenha internet, além de a implementação ser muito rápida e permitir aumentar e diminuir o número de pontos de atendimento de acordo com a demanda. Também vale lembrar que nos dias de hoje muitas empresas estão presentes em mais de um país. Uma solução na nuvem é capaz de conectar todos os funcionários e informações, não importa onde estejam, promover a comunicação em tempo real e sem custos extras.

Outra vantagem é que não há nada que o usuário precise comprar separadamente quando contrata uma solução em nuvem. As atualizações vão sendo feitas periodicamente e o serviço não precisa ser interrompido para que isso aconteça, graças a uma estrutura de microserviços. É exatamente como acontece em serviços mundialmente conhecidos, como Netflix, Uber e Spotify, por exemplo. Essas empresas simplesmente atualizam as plataformas, sem interromper os serviços.

Em um mercado que exige a resolução de questões com agilidade e precisão para satisfazer aos clientes, é imprescindível que as empresas invistam em inovação. Todo dia a tecnologia evolui e traz novas opções para facilitar a vida das empresas. Para se manter competitivo e conquistar genuinamente o consumidor, é preciso olhar ao redor e apostar em inovação. 

Por: Ricardo Gorski

Country manager da Interactive Intelligence no Brasil






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