Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Transformações demográficas redesenham mercado consumidor

A consequência mais evidente da queda na fecundidade é a diminuição do tamanho das famílias, criando novos nichos mercadológicos e alterando a forma com que recursos familiares são destinados ao consumo

Por Reinaldo Gregori | 20/07/2011

Compartilhe
<p>Por Reinaldo Gregori*<br /> <br /> A pr&aacute;tica de classificar consumidores de acordo com suas caracter&iacute;sticas demogr&aacute;ficas &eacute; corriqueira na &aacute;rea de marketing. Nos EUA e Europa, aspectos como idade, estado civil, etnia, ra&ccedil;a, nacionalidade, endere&ccedil;o residencial, composi&ccedil;&atilde;o familiar, renda, regi&atilde;o de origem, religi&atilde;o, entre outras, s&atilde;o sistematicamente utilizadas em abordagens mercadol&oacute;gicas, enquanto no Brasil, at&eacute; pouco tempo costumava-se classificar consumidores apenas pela classe social (tipicamente AB versus CDE). No entanto, as sutilezas que diferenciam os consumidores dentro de um mesmo grupo social s&atilde;o cada vez mais valorizadas, visto que eles se comportam de modo diferente dependendo de suas caracter&iacute;sticas demogr&aacute;ficas. <br /> <br /> Profundas transforma&ccedil;&otilde;es sociais e demogr&aacute;ficas v&ecirc;m continuamente redesenhando o mercado consumidor no Brasil h&aacute; alguns anos. O crescimento da classe C, bastante noticiado e comentado, &eacute; apenas o pico do iceberg. Outras poderosas transforma&ccedil;&otilde;es demogr&aacute;ficas…

Para continuar, assine um dos nossos planos ou cadastre-se para ter uma degustação.


Assinante Mundo do Marketing tem muito mais vantagem! Assinar Agora

  • Estudos e Pesquisas

  • Dicas de marketing

  • Download de conteúdo

  • Acesso irrestrito ao conteúdo

  • Acervo para Pesquisa

  • Ferramentas

Já é assinante/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Por: Reinaldo Gregori




Comentários

Publicidade

Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Copyright © 2006-2016. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Promoção de Carnaval com 20% de desconto
Assine
  • check + de 300 Pesquisas
  • check Estudos de Mercado
  • check Ferramentas de Marketing
  • check Dicas de como fazer
  • check Acesso ilimitado a casos de sucesso e todo o portal
  • check Reportagens Especiais e muito mais
  • Utilize o cupom CARNAVAL20 Assinar