Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Em qual colégio devo matricular meu filho?

Todas as escolas querem mais alunos. Usam várias ferramentas de marketing com esse objetivo. Mas se esquecem do principal. Saber se seus alunos e responsáveis estão satisfeitos com o serviço educacional que recebem

Por Marcos Facó | 13/07/2011

marcos.faco@fgv.br

Compartilhe
<p>Por Marcos Fac&oacute;*<br /> <br /> Qual seria a m&eacute;trica para se aferir o sucesso de uma escola? A quantidade de alunos matriculados? A quantidade de alunos formados? A quantidade de alunos que passaram no vestibular de uma universidade p&uacute;blica? A nota m&eacute;dia obtida no ENEM? A satisfa&ccedil;&atilde;o dos alunos e respons&aacute;veis?<br /> <br /> Qualquer das perguntas acima serviria para parametrizar m&eacute;tricas de sucesso ou n&atilde;o de uma determinada escola, desde que comparada &agrave;s demais. Pois s&oacute; atrav&eacute;s de compara&ccedil;&otilde;es &eacute; que poder&iacute;amos dizer algo relativo ao sucesso. Assim, j&aacute; definimos que o sucesso &eacute; sempre relativo.<br /> <br /> Isto posto, ainda podemos analisar que, das cinco poss&iacute;veis m&eacute;tricas, obviamente poder&iacute;amos levantar outras, apenas duas s&atilde;o qualitativas, sendo que a &uacute;ltima &eacute; algo raro nesse mercado. Ali&aacute;s, nunca soube de uma escola que avaliasse a satisfa&ccedil;&atilde;o do &ldquo;cliente&rdquo;…

Para continuar, assine um dos nossos planos ou cadastre-se para ter uma degustação.


Assinante Mundo do Marketing tem muito mais vantagem! Assinar Agora

  • Estudos e Pesquisas

  • Dicas de marketing

  • Download de conteúdo

  • Acesso irrestrito ao conteúdo

  • Acervo para Pesquisa

  • Ferramentas

Já é assinante/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Por: Marcos Facó

Marcos Facó é Superintendente de Marketing da Fundação Getulio Vargas ? FGV, Mestre em Administração pela FGV, MBA em Marketing pela PUC-RJ, Pós-graduação na Ecolé Polytecnique Fedéralè de Lausanne ? Suíça, formado em arquitetura e engenharia civil pelo Mackenzie, e é co-autor do livro Marketing Educacional.


Comentários

Publicidade

Acervo

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Copyright © 2006-2016. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Promoção de Carnaval com 20% de desconto
Assine
  • check + de 300 Pesquisas
  • check Estudos de Mercado
  • check Ferramentas de Marketing
  • check Dicas de como fazer
  • check Acesso ilimitado a casos de sucesso e todo o portal
  • check Reportagens Especiais e muito mais
  • Utilize o cupom CARNAVAL20 Assinar