Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Conectando marcas e colaboradores num ambiente de trabalho digital

Um portal de vídeo social está provando ser uma forma divertida e envolvente para que os funcionários se comuniquem, colaborem e partilhem as melhores práticas

Por | 08/12/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Eu amo onde eu trabalho. Amo as pessoas, a natureza dinâmica do negócio, a cultura da empresa e até o seu ritmo louco. Gosto especialmente dos lanches sempre disponíveis na cozinha, a possibilidade de fazer o meu próprio omelete todas as manhãs, e dos casuais "kbeers" que organizamos, onde todos saímos para uma bebida depois do trabalho, apenas por diversão. Mas eu amo a marca da empresa? O que é que me conecta emocionalmente com a empresa em que trabalho?

O nosso "Global Village" está ficando cada vez menor e mais conectado a cada minuto. Fenômenos como Facebook, Twitter, Snapchat, YouTube nos permitem (para melhor ou pior) estar conectados praticamente todo o tempo. É algo natural, principalmente com a entrada da geração YouTube no mercado de trabalho, que estas ferramentas passem a ser utilizadas no mundo dos negócios também. Afinal de contas, não é uma empresa apenas uma outra forma de comunidade em muitos aspectos?

No "digital workplace" de hoje, com mais e mais funcionários trabalhando remotamente e equipes dispersas por todo o mundo, as empresas estão voltando suas atenções para a tarefa de conectar seus colaboradores, algo que requer formas de comunicar e trabalhar a partir de qualquer dispositivo.

Concordo que este não deveria ser mais um desafio, tendo em vista toda a tecnologia e capacidade de planejamento logístico. A tarefa mais difícil, no entanto, é conseguir conectar emocionalmente estes funcionários aos valores que a empresa defende. Como você conecta seus funcionários com sua marca? Vamos responder a esta pergunta tomando como exemplo o que uma empresa global vem fazendo para superar este problema:

Um de nossos clientes enfrentou um desafio comum para muitas empresas globais: construir uma maior compreensão e apoio entre funcionários espalhados por 26 países, com diferentes línguas e culturas. Em janeiro de 2014, buscando ideias para mudar a forma como eles se comunicavam, propuseram criar uma plataforma de vídeos que seria liderada pelos próprios colaboradores.

A equipe de comunicação ficou responsável pela propagação da ferramenta, com uma campanha interna que envolveu filmes e cartazes impressos. Para tornar simples a criação de conteúdo, desenvolveram cabines nos escritórios, onde os funcionários podem criar seus vídeos e fazer o upload de maneira muito prática. A equipe manteve um alto nível de interesse com e-mails regulares sobre vídeos novos e populares e premiando os autores dos melhores vídeos com bilhetes de cinema.

Hoje esta plataforma tornou-se uma verdadeira inovação gerada pelos próprios colaboradores, um portal de vídeo social, que está provando ser uma forma divertida e envolvente para que os funcionários se comuniquem, colaborem e partilhem as melhores práticas.

Espaços de descompressão podem ser ótimos, happy hours deliciosos e homework pode ser incrível. Mas, quando falamos na construção de uma cultura empresarial, e olhando para manter a fidelidade e criatividade dos colaboradores através das fronteiras e ao longo do tempo, nada como o vídeo.

Por: Lisa Bennett

Vice-Presidente de Marketing da Kaltura


Powered by Postcron

BUSCADOR DE HASHTAGS PARA SEUS POSTS





Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss