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Faça Chuva, Faça Sol, Faça Marketing

Se uma simples chuva - que todos conhecemos tão bem - é capaz de impactar tanta coisa no mercado, imagine outras mudanças que nunca vimos acontecer? Entenda

Por | 27/09/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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Ontem choveu forte. Normal. Todos nós já vimos isso acontecer muitas vezes. É algo que já faz parte da nossa vida. Mas você já reparou quantas coisas mudam quando isso acontece?

Quando chove, o vendedor de guarda-chuvas faz muito dinheiro.
O trânsito piora e as rádios de notícias têm mais assunto.
O agricultor fica muito feliz.
O desentupidor de esgoto é acionado.
A rede elétrica certamente vai precisar de algum reparo.
O estacionamento descoberto perde clientes para o concorrente que tem cobertura.
O preço do inseticida aumenta.
O lava-rápido fica vazio.
O pintor atrasa seu serviço.
Os voos do aeroporto ficam atrasados.
O jardineiro aproveita para descansar porque sabe que amanhã vai ter muita grama para cortar.
O hotel na praia tem várias reservas canceladas.
O dentista perde consultas porque os pacientes não conseguem chegar.
O telefone do delivery de pizza não para de tocar, mas o restaurante da esquina está às moscas.
O feirante sabe que parte do seu estoque vai estragar.
O taxista perde clientes e o preço do Uber dispara.

Se uma simples chuva - que todos conhecemos tão bem - é capaz de impactar tanta coisa no mercado, imagine outras mudanças que nunca vimos acontecer?

Entender tendências, dinâmicas do mercado e fenômenos que estão acontecendo na concorrência é obrigação de todo bom profissional de Marketing. Você guia as estratégias da sua empresa e isso tem que considerar a sua interpretação e previsão do contexto do negócio.

Que chuvas vão acontecer no mercado em breve? O que você vai fazer para se proteger ou tirar proveito disso?

Talvez essa chuva não tenha mudado em nada a economia do país. Mas certamente mudou bastante a vida dos profissionais que foram listados acima. É assim. Se uma tempestade fizer você falir, o mercado não vai mudar por causa disso. Alguém com um bom para-raios vai substituí-lo.

Por: João Branco

Diretor de Marketing do McDonald's no Brasil, possui 16 anos de experiência em grandes empresas como Procter&Gamble, Ferrero e Novartis. Formado em Administração pela USP, tem dois MBAs (FGV e ESPM) e especialização no exterior (Wharton)


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