Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Como desenvolver um aplicativo para pequenas empresas

Em um mundo obcecado por tecnologia, gerir um negócio de sucesso depende do engajamento de clientes. Hoje, toda empresa precisa de um aplicativo para ser competitiva.

Por | 13/04/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Dispositivos móveis são tão indispensáveis nos dias de hoje que, estatisticamente falando, é bem provável que você esteja lendo este artigo de um. O uso da internet móvel superou os desktops em 2014, segundo o Smart Insights, e representa atualmente 51% de todo o consumo de mídia digital. O que é ainda mais impressionante é a maneira como as pessoas utilizam seus celulares: 89% do tempo gasto em aparelhos móveis navegando nas mídias são por meio de aplicativos, em vez das páginas de web móveis.

Sendo assim, se você está querendo chamar a atenção de uma grande audiência móvel, a melhor maneira de fazê-la é por meio de um app - afinal, é onde todos se encontram agora. Entretanto, os aplicativos parecem um território desconhecido para grande parte das pequenas empresas e, se não há verba para contratar uma equipe dedicada, entrar nesse universo pode parecer muito complicado.

Ainda bem que existem alguns passos bem simples a serem seguidos, que permitem utilizar os recursos disponíveis, para produzir um aplicativo de alto nível, seja você uma startup de um homem só ou uma empresa familiar de décadas.

Conheça sua estratégia
Assim como qualquer iniciativa nos negócios, não se pode apenas decidir desenvolver um aplicativo e esperar alcançar sucesso com isso sem ter um bom planejamento estratégico, como destaca o site Business2Community. Quais são as principais necessidades do seu cliente? Você quer um aplicativo apenas para relacionamento e ações de Marketing ou precisa de um sistema que irá realizar transações? Quem é a audiência que você busca fidelizar e quais seus desejos e expectativas? Você pode desenvolver um aplicativo tanto para iOS como para Android? Uma vez que tenha todas essas respostas, aí sim estará pronto para seguir adiante.

Uma plataforma totalmente envolvente
O que faz os aplicativos móveis realmente especiais para um negócio vai além da popularidade da plataforma - as infinitas funções disponíveis significam que, com um pouco de imaginação, uma pequena empresa pode atrair clientes de diferentes maneiras, como explica o site Mashable.

Ao incluir a integração com as mídias sociais, pode-se conectar uma empresa aos destinos online mais populares e estimular os usuários a compartilhar seu aplicativo na própria rede, conforme o Statista. Notificações de atualização também incentivam a interação pessoal, uma vez que chamam a atenção do internauta direto de sua tela principal. Particularmente para pequenas empresas, buscar uma maneira de explorar funcionalidades de localização podem trazer um grande retorno. E ainda, uma vez que conseguir encontrar uma forma de integrar um sistema de compras ao seu aplicativo, então você terá mais do que uma ferramenta de Marketing, terá também uma fonte adicional de receitas.

Seja simples
Mas lembre-se: para pequenas empresas, desenvolvimento e interface simples são fundamentais. Manter a experiência do usuário a mais perfeita possível deve ser a prioridade do seu aplicativo, tudo mais é secundário. Não importa quão lindo seja, ou quantas ferramentas você inclua, funcionalidade ainda é a principal qualidade.

Certifique-se de testar, retestar e solucionar problemas depois dos testes, antes de colocar no ar. Uma vez publicado, garanta o monitoramento do comportamento do usuário, para poder ajustar o aplicativo e proporcionar a melhor experiência possível.

Busque o melhor parceiro
Todas essas decisões se baseiam na maneira pela qual você decide desenvolver o aplicativo. Caso não tenha orçamento para contratar uma equipe de desenvolvimento dedicada ou prefere fazer por conta própria, não é preciso ser um especialista em codificação para atingir os melhores resultados. Plataformas "faça você mesmo", como a AppMakr, oferecem todas as ferramentas necessárias, inclusive para troca de mensagens, opções de monetização e análises que auxiliam verificar se seu aplicativo está alcançando todos os objetivos da sua estratégia.

Ao utilizar o sistema mais apropriado, seu aplicativo não precisará ser apenas um adicional ao seu negócio para se manter atualizado. Será também uma parte essencial do seu plano para conquistar ainda mais sucesso.

 

Por: Jay Shapiro

CEO da AppMakr


Powered by Postcron

BUSCADOR DE HASHTAGS PARA SEUS POSTS





Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss