Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

O que é e como funciona o e-mail remarketing por comportamento

As empresas que estão utilizando essa tecnologia saem na frente em relação à concorrência. Elas conseguem fazer a recaptura de clientes através de campanhas de e-mail

Por | 25/01/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Alinhado com o neo consumidor, o bom e velho e-mail marketing agora tem uma espécie de "irmão mais novo", o e-mail remarketing. Basicamente, ele serve para atrair clientes ou usuários de volta a um site ou serviço. Ou seja, resgata aquele consumidor que a empresa investiu tempo e dinheiro para conquistar.

O e-mail remarketing permite às marcas utilizarem informações que já constam em seu banco de dados para enviar mensagens relevantes ao usuário - como para reverter o abandono de um carrinho virtual de compras, ativar programas de fidelização ou mesmo realizar um follow up com contatos inativos. Assim, com esta tecnologia, quem buscou produtos na loja virtual recebe um e-mail com ofertas destes mesmos itens ou relacionados.

Apesar de simples, este resgate é o grande desafio do momento. Grande parte dos e-commerces não tem o mesmo porte de uma Amazon, por exemplo. Por isso, quando os clientes potenciais visitam lojas médias e pequenas, eles não estão logados ou inscritos e, se não fizerem um cadastro, não há como descobrir seus endereços de e-mail (a informação mais básica e essencial). 

Agora, imaginemos que o cliente tenha feito um login no site, mesmo que apenas uma vez: tornar esse fio de informação (nome e endereço de e-mail, geralmente) em algo concreto depende da qualidade das ferramentas e processos utilizados - e da habilidade dos profissionais de marketing. Se a mensagem for personalizada e relevante, ela será aberta, clicada e vai gerar leads de vendas. Desta forma, as chances de sucesso aumentam exponencialmente se esse e-mail estiver baseado no comportamento online do usuário.

A maior novidade no remarketing por e-mail hoje é a possibilidade de identificar em tempo real visitantes do e-commerce até então desconhecidos, utilizando o cruzamento de cookies com um grande banco de dados (Big Data) de usuários. As empresas que estão começando a utilizar essa tecnologia saem na frente em relação à concorrência, já que conseguem fazer a recaptura de clientes através de campanhas de e-mail com base no comportamento - behavioral e-mail retargeting.

Essas campanhas inteligentes permitem a interação com o usuário por meio de mensagens mais pessoais, nominais e assinadas pelo gestor do e-commerce, por exemplo, oferecendo exatamente o que ele procura. Este tipo de contato - sem invasão à privacidade ou insistência - faz o usuário sentir que é melhor atendido, resultando em aumento de conversão de 30% em média.

 

Por: Isaac Ezra

Diretor Executivo da ShopBack






Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss