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Medo e delírio no Instagram

Preocupação de ser relevante atingiu em cheio os produtores de conteúdo, mesmo que a própria rede já tivesse comunicado que nenhuma mudança iria acontecer tão brevemente

Por | 30/03/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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A notícia de que o Instagram mudaria seu algoritmo e passaria a dar maior visibilidade a conteúdos relevantes causou uma histeria coletiva relâmpago na internet. O pânico tomou conta das timelines e os usuários da rede correram por todos os lados sem saber ao certo o que tudo aquilo significava.

Até aí tudo bem, esse comportamento acompanha toda grande mudança pela qual passa uma rede social. O problema real aparece quando vemos agências de publicidade, profissionais de marketing e produtoras de conteúdo agindo da mesma forma, como se não tivessem estudado para se adaptar à situações como esta.

Bastou um usuário implorar para que seus seguidores ativassem as notificações, alegando que somente desta maneira suas fotos poderiam continuar sendo visualizadas por todos, para que a maioria das marcas corresse para fazer o mesmo, criando uma reação em cadeia que atingiu clientes, agências e o público.

Esse comportamento de manada, aliado à velocidade de propagação da internet fez com que, em poucas horas, o Instagram se tornasse um ambiente inóspito para qualquer usuário. O medo de ser irrelevante atingiu em cheio os produtores de conteúdo, mesmo que o próprio Instagram já tivesse comunicado que nenhuma mudança iria acontecer tão brevemente.

Parece besteira, mas não é. O mercado online vai continuar sendo visto como "resto de verba" se continuar por este caminho, onde diretores de agências acreditam que pedir para o público ativar notificações seja a melhor saída para driblar um algoritmo de relevância.

O cliente pode e tem todo o direito de ficar com medo. Mas é dever do profissional de comunicação online acalmá-lo, explicar como uma timeline baseada em relevância vai dar visibilidade para quem faz um bom trabalho e, acima de tudo, esclarecer que só porque todo mundo está fazendo uma coisa, não significa que essa coisa deva ser feita.

Só assim iremos provar que sabemos do que estamos falando. Só sabendo do que estamos falando poderemos abandonar as pequenas verbas e enfim, valorizar o mercado.

Queremos que o nosso cliente apareça mais na timeline? Basta criarmos conteúdos relevantes, que gerem engajamento e interação. Uma setinha apontando pra cima só nos ajudaria se quiséssemos provar que ainda não sabemos como funciona a internet.

 

Por: Gabriel Von Doscht

Diretor Executivo do Grupo Preza


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