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5 estratégias para lojas virtuais venderem mais em 2016

Separei para vocês as estratégias que mais surtiram efeitos para nossos clientes em 2016, a fim de deixar o seu ano novo muito mais lucrativo e certeiro

Por | 06/01/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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Mais um ano começa e chega o momento de contabilizar se 2015 valeu à pena, quais produtos mais "performaram" durante o ano e, por fim, quais formas de marketing foram mais efetivas. Este é o cenário típico de um dono ou gestor de e-commerce.

A lógica de avaliação segue em frente, buscando formas de efetuar mais vendas em 2016 e logo chegamos na avaliação de canais. Como especialista em marketing digital, este é o desafio que vivemos aqui na Agência Mestre para vários clientes: avaliar quais canais mais trouxeram benefícios, sejam eles vendas, fãs, assinantes de newsletter ou outros similares. Assim, separei para vocês as estratégias que mais surtiram efeitos para nossos clientes, a fim de deixar o seu 2016 muito mais lucrativo e certeiro.

1) Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma forma de publicidade que foca em entender as necessidades do usuário e conduzi-lo do momento que ele possui o primeiro contato com a marca, até a sua compra de um produto. Muitas empresas de serviços estão adotando este modelo e conseguindo ótimos resultados na geração de potenciais clientes. Contudo, em lojas virtuais, isto não é comum, pois o "mindset" é mais focado em já anunciar ou trazer usuários com a intenção de compra.

Com o cenário econômico atual, o ideal é trabalhar o usuário ao longo de várias etapas, considerando a sua idade, cidade, lifestyle, gostos e assim "nutri-lo" com e-mails, artigos de blog, e-books, vídeos e outros materiais que façam sentido para esta pessoa. Logo, para ter um e-commerce de destaque, ao longo de 2016, sugiro muito você conhecer e implantar o Inbound Marketing, fazendo o seu custo por aquisição cair muito e suas vendas aumentarem sustentavelmente.

2) Marketing de Conteúdo
Muito ligado ao Inbound Marketing, o marketing de conteúdo é uma forma de fidelizar e atrair visitantes que gostam do conteúdo oferecido. Concentrando-se apenas em formas de conteúdo como vídeos, artigos de blog, e-books, whitepapers, webinários e outros, o marketing de conteúdo foca em oferecer valor ao usuário em assuntos que sejam do seu interesse. Logo, identificar melhor os públicos (personas) dentro da sua loja virtual começa a fazer sentido, além de ter um local, um blog ou similar, para publicar todo o seu acervo de conteúdo.

Entenda que, para implantar isto em uma loja virtual, é necessário entender primeiro a audiência e o primeiro passo é descobrir o que eles compram, por que compram e qual a "dor" por trás da compra. Isto irá ajudar você a agrupar melhor os seus clientes.

Em seguida, "ataque" as dores deles com a criação de conteúdo, que precisa ser feita de maneira profissional e adequada, além de ter o toque da sua marca. Faça isto de forma repetida e contínua ao longo de 2016 e sua marca será conhecida e reconhecida por entender a audiência e oferecer valor a elas.
 
3) SEO
Quando sua loja virtual começa a implantar o marketing de conteúdo, é necessário estruturar bem quais assuntos você vai falar, priorizando pelos que irão gerar mais impacto junto ao Google. É aí que SEO entra neste modelo de estratégias para 2016, contribuindo para o marketing de conteúdo, na escolha dos assuntos mais interessantes.

Existem várias formas de descobrir estes assuntos mais relevantes, mas o fundamental aqui é ter uma agência ou analista de SEO preparado, escolhendo muito bem cada tema. Isto fará com que seu investimento em conteúdo seja certeiro. Além deste ponto, o analista ou agência de SEO, precisará revisar toda a sua plataforma, indicando possíveis melhorias que irão impactar no desempenho de toda a sua loja.

Um bom exemplo é o trabalho que fizemos para diversas marcas no Black Friday. Conseguimos aumentos de 200% nas vendas de clientes, simplesmente por criar uma landing page efetiva e organizarmos a arquitetura da loja virtual para privilegiar os produtos da Black Friday. Isto nos deu um ótimo posicionamento durante a Black Friday. É isto o que você precisa ter em SEO: priorização, de conteúdo e de páginas/produtos.

4) Anúncios Mobile
Se 2015 foi o ano do mobile, 2016 será o ano de aperfeiçoar ainda mais as estratégias e anúncios disponíveis para dispositivos móveis. A dica aqui é começar a segmentar muito bem os seus relatórios de anúncios entre desktop e mobile, observando o custo por aquisição em cada forma de dispositivo.

Aqui na Mestre fizemos isto ao longo de 2015 e, em muitos casos, notamos que alguns tipos de dispositivos, como o iOS, traziam mais conversões para um determinado cliente. Já em outro cliente, notamos que usuários que estavam em Wi-fi, tinham mais engajamento com o nosso conteúdo, do que os que não estavam.

Isto nos dá um certo nível de melhoria que antes não existia, abrindo o leque para opções e avaliações de anúncios para este tipo de dispositivo. Então siga a dica: veja o custo por aquisição dos seus anúncios mobile, depois, veja por tipo de aparelho/OS.

5) Parcerias
Em lojas virtuais é muito comum investir em parcerias com blogueiros, mas o que noto é que poucos lojistas realmente mensuram o resultado destas ações. Acredito muito que em 2016 podemos expandir mais este modelo, envolvendo portais e negociações diretas, contudo, é necessário avaliar muito bem o ROI de cada um destes parceiros.

Uma sugestão para encontrar parceiros, é anunciar através da criação de anúncios no Google Adwords e ver quais são os portais/sites que mais direcionam visitantes e conversões para você. Em seguida, aborde-os diretamente e ofereça um contrato de 1 ou 2 meses, com anúncios mais direcionados, em áreas mais nobres. Observe bem as taxas de conversões e, caso sejam positivas, mantenha ou expanda elas.

Existem muitas oportunidades ainda para serem exploradas, mas espero que você goste das sugestões e implemente no seu projeto. Um grande abraço!

Por: Fábio Ricotta

Fundador da Agência Mestre






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