Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Artigos

Não confunda linguagem com canais de linguagem!

O que me chama a atenção no conteúdo é uma confusão conceitual recorrente entre linguagem e canal de linguagem. São duas coisas diferentes, mas tratadas como igual.

Por | 11/10/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Murilo Gun, que tem um criativo Canal de Podcast no SoundCloud, fez um programa "Podcast salva", que pode ser ouvido aqui. Ele diz que vai fazer campanha na sociedade para as pessoas ouvirem mais Podcasts. O que me chama a atenção no conteúdo é uma confusão conceitual recorrente entre linguagem e canal de linguagem.

São duas coisas diferentes, mas tratadas como igual.

Já vivi isso também num debate na Rádio MEC, faz tempo, em que me perguntaram qual seria o futuro do rádio. Eu perguntei: querem saber o futuro do rádio ou do áudio a distância? O áudio a distância está bombando, mas o rádio tem que se reinventar!

  • Note bem que a oralidade é uma linguagem;
  • O rádio e o podcast são canais em que aquela linguagem circula.

A linguagem é permanente, mas os canais mudam.

São tecnologias temporais, mas nos agarramos a elas e não a própria linguagem.

O ser humano continua e continuará falando enquanto existir no planeta ou fora dele, porém os canais de linguagens serão aperfeiçoados e irão se alterar com o tempo.

Respondi no debate da Rádio MEC que teríamos que pensar no futuro da linguagem oral a distância, que tem duas possibilidades:

  • Presencial - quando estamos todos no mesmo ambiente;
  • Distância - quando os emissores e ouvintes estão distantes.

Murilo Gun diz que quer fazer campanha nos ônibus para mais gente ouvir Podcasts. Deveria fazer campanha para mais gente ouvir a linguagem oral a distância, pouco importa o canal.

E existem vários canais de circulação, incluindo os Youtubes, que podem ter áudio sem imagem, basta colocar uma imagem fixa, como, aliás, é o modelo dos Podcasts.

Áudios a distância permitem que sejam ouvidos quando estamos andando, pedalando, em trânsito. Facilita a vida num mundo cada vez mais agitado.

É uma forte tendência de ser cada vez mais difundido.

Vivemos hoje a descentralização de todas as linguagens, seja a da imagem, da escrita e dos áudios a distância, uma das características de uma Revolução Cognitiva.

O esforço dos Podcasts e similares é justamente o de caprichar no áudio e abrir mão da imagem. Um vídeo com mais qualidade exige perfil, câmera, programa de editor de vídeo, cenário, o que envolve custos.

A pessoa pode gravar um Podcast pelado, mas não um vídeo.

Porém, o Youtube pode circular áudios sem imagem, como tenho feito com a gravação há anos das minhas aulas, com um pequeno gravador de bolso.

(Todo professor do século XXI deveria ter um desses para disponibilizar suas aulas.)

E posso, como tenho feito quando quero estudar, baixar vídeos - principalmente palestras e aulas - por aplicativos de celular (como o Tubemate), transformando-os em arquivos de áudio e ouvir o conteúdo aonde quiser.

Ou seja, transformando os vídeos em áudios.

De fato, estamos vivendo o boom e o resgate tanto da escrita como da oralidade como ou sem imagem, que ganham novos canais de linguagem a distância.

Porém, não podemos nos agarrar aos canais de linguagem, que variam no tempo.

O ideal é transmitir o áudio a distância e publicar aonde tiver público, seja nos SoundClouds e TAMBÉM nos Youtubes.

Como diz Milton Nascimento.

"O artista tem que estar aonde o povo está."

Uma Revolução Cognitiva permite a expansão da antiga linguagem em novos canais que aparecem e mudam. O negócio é estar aonde o público alvo escolhe.

É isso, que dizes?

Por: Carlos Nepomuceno

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense/IBICT Instituto Brasileiro em Ciência e Tecnologia. Jornalista e consultor especializado em Business Digital Transformation. É consultor estratégico no mundo Digital desde 1995 com foco no apoio à sociedade a lidar melhor com as mudanças tecnológicas, reduzindo riscos e ampliando oportunidades


Powered by Postcron

BUSCADOR DE HASHTAGS PARA SEUS POSTS





Comentários


Acervo

Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss