Por Bruno Mello, do Mundo do Marketing | 25/08/2009
bruno@mundodomarketing.com.br
Qual é a relação entre uma profissional do sexo e um profissional de Marketing? Para Vanessa de Oliveira, toda. Essa catarinense de 34 anos é ex-garota de programa, fez sucesso ao lançar o primeiro livro - O Diário de Marise, a vida real de uma garota de programa (Matrix) - e agora entra em empresas e em escolas dando palestras de Marketing.
Vanessa ensina o que aprendeu na vida para conquistar clientes. São estratégias de segmentação, de fidelidade, de promoção e de comunicação. O que era feito empiricamente ganhou contornos teóricos pelas mãos do publicitário Reinaldo Bim Toigo no livro de autoria da dupla: Seduzir Clientes (Matrix).

“A profissão do sexo não deixa de ser uma prestação de serviço e ao mesmo tempo o corpo de uma garota não deixa de ser um produto”, diz Vanessa em entrevista ao Mundo do Marketing. Ela tinha 25 anos quando tudo começou. Sem o emprego como corretora de imóveis que havia perdido com a quebra da empresa em que trabalhava, Vanessa passou a promover os seus serviços com estratégias dignas de uma multinacional. “É o que a Unilever faz”, afirma. “O fim pode ser diferente, mas os meios para conquistar um cliente é o mesmo”, enfatiza.
Ela faz Marketing
Ao entrar na profissão, Vanessa analisou o mercado. A média de preço das meninas na cidade Balneário Camboriú, Santa Catarina, era de R$ 50,00. Ela resolveu, então, colocar um novo produto no mercado: Marise, universitária, ruiva, linda por R$ 250. Foi um sucesso. Enquanto as colegas de profissão ganhavam na quantidade, ela trabalhava menos e recebia até mais. Foi aí que Vanessa resolveu, digamos, diversificar o seu portfólio de produtos.
Surgiu a Ana, para quem gostava de acessórios, a Mari, por R$ 80,00, que no Natal formava uma promoção do tipo pague uma e leve duas, entre outras. Teve época em que Vanessa tinha cinco telefones de cinco perfis diferentes que não paravam de tocar. “O serviço era quase o mesmo. A Marise ficava mais tempo e servia bebida aos clientes. Já nas outras segmentações era para um público diferente”, conta.
Entre as estratégias de sucesso de Vanessa está a de fidelização de clientes. Ela e um grupo de meninas tinham o que hoje ela sabe que é um database. “Comecei a analisar os meus clientes”, lembra. “Sabia o nome de todos eles. Criei um caderninho que tinha o nome do cliente, a data em que ele era atendido, o local, o valor e a origem dele, se ele veio por anúncio de jornal, por indicação, se está retornando, se foi o hotel ou motel, se foi na casa de swing. Com isso, no final do mês sabia qual era o setor de origem que dava maior lucro e, assim, direcionava o investimento em propaganda”, explica a autora, que na época investia até 10% do faturamento em propaganda.
Profissão rentável
O livro de Vanessa fala basicamente de propaganda. “Eu não era a menina mais bonita do jornal, mas a propaganda e a maneira de divulgação eram eficientes”, ressalta. Quais são, então, as regras para seduzir um cliente? “Tratar ele de uma maneira única e fazer questão que ele volte. Fazer promoção também é muito importante porque quanto mais ele usa o seu serviço, mais vantagem os dois recebem”, ensina Vanessa.
Na época em que era garota de programa, Vanessa também tinha um programa de fidelidade. Depois da terceira contração o cliente tinha 20% de desconto. Hoje, suas palestras são contratas por R$ 3 e 5 mil, para faculdades e empresas. A grande propaganda continua sendo a diferenciação. “As pessoas vão mais por curiosidade porque os exemplos são diferentes. É uma maneira de passar o conhecimento sobre uma outra ótica”.
Numa das palestras ela percebeu que os funcionários eram muito preocupados com o chefe. “Eles tratavam bem o chefe, mas não eram tão cuidadosos com os clientes, que na verdade é da onde vem a fonte de renda da empresa”. É assim que Vanessa pensa esta ciência que dá lucro. “O marketing é aquilo que dá base para a empresa crescer”, enfatiza a ex-garota de programa que agora também tem uma linha de lingerie com a marca Vanessa de Oliveira e tem um sonho: “Quero estar entre os dez maiores escritores do mundo”.
Como e possível que pessoas renomadas e de grandes talentos, estudos, títulos e outros predicados mais se deixam envolver com uma simples matéria, colocando para fora o leão adormecido da arrogância, do preconceito, ao ponto de alguns ainda ate mesmo trocarem de lado, pelo tamanho das observações. Parabéns mesmo a toda equipe do Mundo Marketing, a matéria faz parte do Mundo e também do Marketing. Inovar, inovar, inovar, o objetivo da matéria foi conseguido, mexeu com tudo e todo ate mesmo no intimo pessoas que jamais passaram em suas cabeças em opinar neste espaço, esqueceram dos diplomas, títulos e tudo mais soltaram o verbo e outros adjetivos mais. Que todos aprendam com o conteúdo, e aproveitem da lição para promover em suas empresas, em seus escritórios e escolas, não aquilo que foi pregado pela moça, mais o que foi pregado pelo Mundo Marketing, que foi colocar uma matéria polemica, onde mexeu com todos e fez balançar o espaço para comentários. PARABEMS A TODOS estou aprendendo e tenho a certeza que more rei sem saber. Enquanto isto não chega, vou aprendendo com todos. Obrigado pelo espaço.
apendiz | multlabor | 10/11/2009
Cadê o pessoal da UNIBAN para ler esse artigo ? Isso é que é empreendedorismo e cabeça aberta
Bacharel em Ciência da Computação | | 09/11/2009
Bruno Mello
Parabenizo pela reportagem, achei interessante e diferente, saiu do convencional.Não podemos e nem devemos fazer juizo moral de uma pessoa que nem conhecemos.Acredito que o marketing pode sim estar onde menos esperamos e onde muitas vezes não gostariamos que estivesse devido a preconceito e esteriotipos que carregamos a longo dos anos.
Mas discordo de tais profissionais se auto declararem profissionais de marketing e atuar no ramos sem ter embasamento e especialização.Acredito que cada um deve ficar em sua praia.....
Analista de Marketing | | 26/09/2009
Esse seria o marketing orgasmico?Ou senão o marketing da cinta liga?
Bem vindos ao “Mundo Encantado,Dissimulado,Moderno e Capitalista”,onde vale tudo para manipular pessoas,mas depois não reclamem quando nos chamarem de Marketeiros, Chavequeiros,Enganadores.Mesmo porque, Cada um dá aquilo que tem de melhor,não é? (Risos,muitos risos mesmo,como já dizia minha avó,”esse mundo tá perdido”,oq dirá o marketing)
Publicitário | | 24/09/2009
Realmente ela ensina com "dar bem" no negócio. Polêmico, mas digno de questionamento. Teve um colega que perguntou porque ela não usou o termo "Publicitário", apesar das profissões serem parecidas e de obviamente ela ganhar muito mais, houve um carisma, e acredito que uma visão de mkt estratégica, pra ousar "dar (literalmente) aula de mkt.Depois do "Me joga no google me chama de pesquisa" nada mais me assusta. P.S. [86] Coments, descobriram a fonte! \o/
Camelo | 25 de março | 23/09/2009
o que mais revoltou todo mundo foi o fato dela se intitular palestrante de marketing. muita gente, como eu, vcs e outros, ficaram pensando com seus botões ...4 anos... mais tanto de pós... estudo... atualização constante... prá que? O marketing virou a cada na Mãe Joana... ou da Prostituta... do Camelô, do Atleta... cabe aos profissionais correrem atrás de garantir seu respeito ao sol, em um metier no qual, convenhamos, há tempos não se vê muito de novo.
profissional de marketing | DFALCÃO MKT | 23/09/2009
Que infelicidade do Mundo do Marketing postar esta matéria.
Estou mais assustado ainda pela editora publicar um livro inteiro sobre isso. Aliás, dizer que isso é marketing é demais. Ela deveria dar curso e palestras para outras prostitutas de como atender bem os clientes delas, aí sim, não tem problemas, mas se enveredar no mundo dos negócio imaginando que está fazendo algo a mais do que especialistas na área é subestimar a capacidade de nós, Mercadólogos, de fazermos o nosso trabalho.
Caso o empresariado esteja contratando realmente esta mulher para dar treinamento e palestras, então a situação está preta.
Se eu não acredito que Duda Mendonça sabe marketing - mas ele sabe fazer uma senhora propaganda -, quem dirá uma garota de programa. Ponha qualquer um dos dois para gerenciar a área de marketing de uma empresa de negócios, para gerir produtos, serviços, estratégia de distribuição, determinar preço... aí veremos a realidade.
E de imaginar que eu fiz 4 anos e meio de Administração e 1 ano e meio de Especialização e Marketing, me tornei professor, estudo todos os dias, para me deparar com um caso desses.
Sem mais comentário...
Consultor e Professor | | 23/09/2009
Analisando como um negócio, a guria fez um excelente trabalho. E está trabalhando muito melhor em expor isso tudo.
Bruno Mello, parabéns pela matéria polêmica e que ilustra um case de marketing diferente do usual.
Abraços.
http://brubrazao.wordpress.com
| | 22/09/2009
Vocês têm dúvida de por que eles colocam essa matéria aqui?
descam a página e encontrem a resposta.
Vou dar uma dica: 81 comentários.
((*_)))
Estudante de Publicidade | | 18/09/2009
Na mosca, Lenir Guilhem.
Jornalista | | 17/09/2009
É a matéria mais ridícula.
Não acredito que o Mundo do Marketing deu crédito a este tipo de coisa.
Publicitária | | 17/09/2009
Podem falar o que for, mas esta pauta esta entre as mais acessadas e comentadas...Como pode algo tão recriminado dar tanta repercussão? Froid explica...
Publicitária | | 16/09/2009
O caso da Vanessa de Oliveira é polêmico, por tratar-se da profissão mais antiga do mundo somada a uma visão estratégica em marketing para que a ex-Garota de Programa obtivesse sucesso seduzindo seus clientes.
A posição dela é oferecer no livro "Seduzir Clientes" sua posição para encurtar seu relacionamento com seu público-alvo: os clientes interessados em sexo
É uma aula de marketing? Sim! Porque ela trabalha com os fundamentos de marketing, apresentando cinco perfis diferentes, para atender sua clientela. Se ela é um produto, trabalha com os 4P's, imaginação, fantasia, satisfação pessoal e mantém o relacionamento com seus clientes, porque não pode ser marketing?
Parabéns! Tanto a Vanessa de Oliveira pela iniciativa polêmica, mas muito diferente do que estamos acostumados a ver. Também ao Mundo do Marketing, por publicar a matéria.
Sucesso para todos nós!
PS: Antes de "tacarem" alguma pedra, deixo bem informado que sou religioso e estou muito feliz comigo mesmo, graças a Deus!
Publicitário | www.demomex.com | 12/09/2009
Me vejo no direito de postar aqui meu Marketing Pessoal, visto que o espaço parece ser democrático o suficiente para divulgar as palestras dessa nossa colega, que visita empresas para "dar" palestras e não para "proferi-las", visto que a ideia franciscana de dar parece arraigada no MKT da moça.
Se as empresas e profissionais de Marketing aceitam a biodiversidade, queiram, por favor, visitar meu blog e considerar a possibilidade de contratar meu trabalho também, visto que sou profissional de eventos há muitos anos, já fiz um pouco de tudo (lícito) e me considero apto a passar um pouco de minha experiência a quem quiser fazer um troca-troca, desde que seja de ideias:
http://erasmodeoliveira.wordpress.com
Observação: também faço stand-up comedy, mas, para não confundir assunto sério com besteirol, publiquei em outro blog essa parte:
http://welcometobrazhell.wordpress.com
Obrigado!
Cronista e Conferencista | Autônomo | 11/09/2009
FALOU E DISSE SOLON!! Isso mesmo.
1 - O aspecto moral relativo à profissão da "moça". Não entro no mérito. Isto depende da consciência, da formação e dos valores de cada um.
2 - É marketing ou não é marketing? Marketing puro. Estudou o mercado, a concorrência, segmentou os perfis, precificou o "produto" de acordo com o público consumidor, fez data base, comunicação, enfim, contemplou os 4 Ps. Uma das razões do sucesso: "em terra de cego quem tem um olho é rei". Foi a única "empresa" do segmento a aplicar uma estratégia. Ficou fácil se destacar.
3 - Afronta aos profissionais de marketing? De forma nenhuma. Aplicou o marketing, teve sucesso. Pronto. Desculpem, mas apelar para um conselho de mkt, neste caso, é bobagem. Ela aplicou para si mesma, não está aplicando em outras "empresas", não virou uma profissional de mkt. É como alguem fazer auto medicação. O CRM não tem nada a ver com isto.
4 - Por uma questão de princípios (meus, sem querer transferir isto para ninguém), eu não convidaria a Vanessa para uma palestra e nem pretendo assistir caso tenha oportunidade. Mas do ponto de vista de mkt, o caso só demonstra tudo aquilo que aprendemos na escola e no dia a dia: Planejamento leva ao sucesso.
Coordenador de Eventos | | 10/09/2009
Pelo quantidade de comentários, inclusive o meu (rsrsrsrs), a matéria atingiu seu objetivo em obter leitores e críticos. Esta entre as mais acessadas... talvez por curiosidade ou interesse em saber algo sobre o mundo desconhecido de muitos. De qualquer forma achou que valeu para movimentar a WEB.
Administrador | Tecnisys Informática | 08/09/2009
Considero a matéria relevante e realmente polêmica. O que me intriga é como ela conseguiu uma editora para publicar este livro... Quem a contrata para palestras? No máximo vai vender matérias para TV naqueles programas "super atuais". Ou quem sabe vai dirigir campanhas políticas...
Gostaria de ver uma matéria sobre Reptilian Marketing.
Empresário | Sealpro Ind. e Com. Ltda | 06/09/2009
Polêmica pra mais de metro...rsrsrs
Alguns aspectos para se analisar:
1 - O aspecto moral relativo à profissão da "moça". Não entro no mérito. Isto depende da consciência, da formação e dos valores de cada um.
2 - É marketing ou não é marketing? Marketing puro. Estudou o mercado, a concorrência, segmentou os perfis, precificou o "produto" de acordo com o público consumidor, fez data base, comunicação, enfim, contemplou os 4 Ps. Uma das razões do sucesso: "em terra de cego quem tem um olho é rei". Foi a única "empresa" do segmento a aplicar uma estratégia. Ficou fácil se destacar.
3 - Afronta aos profissionais de marketing? De forma nenhuma. Aplicou o marketing, teve sucesso. Pronto. Desculpem, mas apelar para um conselho de mkt, neste caso, é bobagem. Ela aplicou para si mesma, não está aplicando em outras "empresas", não virou uma profissional de mkt. É como alguem fazer auto medicação. O CRM não tem nada a ver com isto.
4 - Por uma questão de princípios (meus, sem querer transferir isto para ninguém), eu não convidaria a Vanessa para uma palestra e nem pretendo assistir caso tenha oportunidade. Mas do ponto de vista de mkt, o caso só demonstra tudo aquilo que aprendemos na escola e no dia a dia: Planejamento leva ao sucesso.
Eng. Agr., Consultor de marketing | SCA Consultoria e Treinamento Ltda. | 06/09/2009
Esto é marketing pra fuder ou Fuck Marketing.
Não é a primeira prostituta que se intitula expert em marketing empírico peniano.
A Bruna Surfistinha e tantas outras fazem o mesmo de seu corpo.
Como profissional de MArketing veja estas matérias com muita preocupação porque já somos criticados em algumas ações de mkt político, por exemplo, mas no futuro poderemos ser chamados de os filhos da puta do marketing.
Entrando fundo no mérito(sem trocadilho)do artigo da moça, seu produto tem uma vida curta na cadeia alimentar do mercado. Razão de ter deixado de dar em troca de dinheiro para dar palaestras para bobocas em troca de dinheiro fácil
Cafetão | nihil | 05/09/2009
eu tenho vontade de deixar de ler o Mundo Marketing pela tamanha quantidade de comentários idiotas que se acumulam aqui.
Tem comentário de gente que só tá a fim de aparecer ("visitem meu site", "aqui em 'XXXXX' criamos um termo, divulguem") ou que não tem competência para se manter na profissão e fica procurando chifre em cabeça de cavalo pra justificar a própria incapacidade de inovar num segmento em que a inovação é vital.
Isso quando não interpretam de maneira errada.
Ah! Vão ler outras coisa em outro lugar e deixem esse espaço aqui para quem gosta de inovar e ler sobre coisas novas!
Publicitário e Professor | UniSant'Anna e PUC | 04/09/2009
É isso ai! Enquanto vocês estão criticando essa "menina" tá ganhando dinheiro e sabendo fazer o marketing pessoal dela. Na verdade, penso que errado é quem contrata uma palestra com esse tipo de "profissional do marketing", mas por outro ponto de vista, também acho que tem muita gente revoltada comentando porque estudou, estudou e estudou, gastou mundo de dinheiro e não tiveram ideias como as dela. Tipo, muitos não têm a capacidade de dar as soluções que ela deu para os problemas do "negócio" dela. Pois por mais simples e óbvias que fossem as estratégias dela, tem muito profissional de marketing por aí no mercado e adora complicar situações simples de resolver. Também não podemos deixar de citar que ela conseguiu publicar um livro,sobre marketing, sendo "profissional do sexo", fato que muita gente q passa a vida toda estudando e trabalhando em empresas grandes, não o fizeram."O mundo é dos espertos".
Ah! Aproveitando o ensejo, me formo no primeiro semestre do ano que vem em Comunicação Social com Habilitação em Marketing, se eu tenho esperança que a nossa profissão se regulamente? Depois que fizeram a profissão de jornalismo não necessitar mais de diploma, vocês realmente acham que vão regulamentar a nossa?Já tirei meu animal equino da precipitação pluviométrica.
estudante | | 03/09/2009
Aí está mais uma prova em que é identificado o dom do marketing nas pessoas, acredito 99% das pessoas nascem com este dom, mais nem todas sabem, e nem todas se dá a oportunidade de aprimorar também.
Vou um pouco mais além, acredito que a Vanessa se sairia uma ótima palestrante de vendas também.
Segue uma dica!
Comercial e Marketing | Portal de Viracopos | 03/09/2009
É ridículo o machismo, preconceito e falta de senso das pessoas que criticaram a matéria. O texto em si não diz nada que ofenda os profissionais (marketing) e sim mostra que o espírito empreendedor está presente no ser humano, independente do ramo que ela atua. Muitos diplomados, titulados e à frente de empresas sérias não têm nem a metade da visão dessa mulher. Se tirassem a venda que impedem de enxergar que uma prostituta é uma pessoa, e que poderia ser melhor que eles, mudariam essa mentalidade tosca.
Coordenador de Mkt | | 02/09/2009
Péssima matéria, mas o comentário abaixo é impecável. Marketeiros, Marketólogos, Marketistas ou todos os profissionais de MARKETING: VAMOS UNIR FORÇAS PARA APROVAR O CONSELHO FEDERAL DE MARKETING. Só assim acabaremos com a "prostituição generalizada". A não ser que os profissionais fiquem querendo ler matérias imbecís como esta.
Depois desta, ADEUS mundodomarketing.
Diretor de Marketing | | 01/09/2009
Vamos aos fatos: comparar clientes de um profissional de marketing a prostitutas não pega bem. Se eu digo que "EX-GAROTO DE PROGRAMA DÁ AULAS DE GINECOLOGIA" será que alguma faculdade compraria minhas palestras ? Parece que a única semelhança nesta matéria seria comparar o marketing viral com o sexo oral, ou seja, boca-a-boca. Porque ela não fala que ela também é UMA JORNALISTA, pois entrevistava seus clientes. Será que ela não seria PUBLICITÁRIA, pois fazia propaganda onde mais obtia lucros. Ou seria uma PSICÓLOGA, que amparava e auxiliava seus "clientes" nas horas de desespero e angústia. Ou seria ela uma MÉDICA UROLOGISTA. Ah! sim, uma CONTADORA, pois fazia o balanço, ficava com o bruto e recebia o Líquido. Se este meu comentário for bom, a matéria foi excelente.
Especialista em Marketing Político | | 01/09/2009
Meus colegas profissionais de marketing, diante dessa matéria e comentatários, gostaria de comunicar que já existe um termo bacana para nós que somos profissionais da área. Esse termo foi criado em uma faculdade aqui em Natal/RN, e, denomina-se Marketólogo.
Nada de marqueteiro ou outros termos ridículos. Divulgem o nome MARKETÓLOGO.
Administrador e Marketólogo | MKT Consultare | 31/08/2009
É um absurdo! Sempre li o Mundo do Marketing e de hoje em diante deixarei de acessa-lo.
Vejamos: publicar uma matéria dessa é agredir o administrador mercadológico - para se fazer marketing é necessário atuar como administrador, caso contrário não é marketing.
Outro detalhe que observei no comentário o foco hoje do site é afirmar que é o único do segmento de marketing.... existem vários sites que hoje possuem uma atuação e conteúdo mais relevante que o Mundo do Marketing - os outros sites merecem respeito e muita pretensão.
Opa! Matéria ao lado da do Kotler.. sensacional!
Lamentável. Minhas despedidas!
Publicitário | Arca Design | 31/08/2009
Quanta obtusidade sentir-se ofendido com a convergência de idéias e experiências, independente de onde elas venham.
Como profissionais de Marketing (marketista é tão ruim quanto marketeiro) e/ou Publicitários, o preconceito deve ser a nossa última reação a este tipo de trabalho.
À propósito, não vi nada que comparasse o Marketing ou a Publicidade com a prostituição.
Muitos profissionais desses segmentos, mesmo antes do livro ser escrito, já se "prostituiam" e ninguém dizia nada.
Que venham mais dessas contribuições!
Parabéns a Vanessa e ao Reinaldo pelo trabalho.
Publicitário e Professor Universitário | UniSant'Anna e PUC-SP | 30/08/2009
Acompanho sempre que posso este site. Li os comentários a respeito e resumo que cada um tem um pouco de razão: Realmente é lamentável comparar a prostituição com o profissional de marketing... Mas pessoal, analisem: Sou pos graduada na área, possuo diversas especializações, mas infelizmente, não cosigo entrar na área... e aí temos duas leituras que gostaria de compartilhar: 1) por um lado a "tal moça" conseguiu estar(embora eu duvide um pouco sobre o sucesso exposto) onde por exemplo, eu adoraria... e se bobear nem curso superior ela tem... e 2) Por outro lado, nossa área é tão competitiva, que realmente nos prostituimos quando passamos a aceitar um salário inicial de R$ 1.500 como assistente (em média, segundo pesquisas) para iniciar carreira na área, e aí, pessoas como eu, que ama a área não consegue entrar com uma boa remuneração e reconhecimento pelo investimento feito na área, com estudos, faculdade, pós, cursos específicos. Já cheguei então a aceitar mudar meu nível de vida, entrando como assistente e com tal salário já mencionado, embora não concorde ... (acho que o profissional de markeeting deveria ser melhor remunerado, que empresa vive sem esta área??) Mas estou aí... trabalhando ainda numa área totalmente diferente e querendo ter meu espaço, no mercado, na área, e porque não neste site, com artigos sobre marketing e um caso de "sucesso"... Ganhar de R$ 3 a R$ 5 mil por palestras a respeito então?? Nossa... RESUMO: Pessoal, bom pra ela, que está aí, onde eu gostaria de estar... Ruim para "nós", que ralamos e somos comparados com tal profissão... cada um com sua leitura e valor...
*** Ah, e sabendo de alguma vaga na área, estou a disposição!
" camila.valezini@gmail.com " (AH, porque não?? Ela era "prosti" e tá aí, só estou pedindo uma indicação... fiz algo errado?)
Abraços,
Ainda vou conseguir escrever: "Marketista" | | 29/08/2009
De volta, mais uma vez...
Se é propaganda, contra propaganda, merchandising, editorial, nota, release ou o qualquer outra coisa, este post realmente atingiu um recall invejável até pra Kotler, que ficou em segundo lugar em comentários.
Um viva aos profissionais que "sem saber que era impossível, foram lá e fizeram".
Publicitário | Nox Automação | 28/08/2009
Na minha opinião, realmente todo profissional tem sim que gostar do que faz e desempenhar da melhor forma. Achei sensacional a matéria pelo simples fato de a pessoa em questão ser bonita e muito inteligente isso é admirável. E referente ao primeiro comentário da matéria, a pessoa que escreveu tem que repensar a profissão pois, com tantos erros de português assim não irá ter problemas sérios em sua carreira.
| | 28/08/2009
Eu leio este site há algum tempo e se ele permite que qualquer um pode fazer marketing e mostra exmplos, está sendo falso e hipócrita pois tempos atras publicou muitas materias ao estilo de "campanha" sobre a regulamentação da profiss~~ao de profissional de marketing lá em Brasilia... sinceramente, caiu no meu conseito
Analista de marketing | Selmi | 28/08/2009
Interessante observar que:
Independente da profissão ou formação (ou a falta da mesma), criatividade sempre é o ponto chave para buscar, conhecer e tornar seu cliente fiel a um produto ou marca.
Lembra o caso também, do antigo vendedor ambulante do Rio, que chegou a dar palestras em muitas faculdades.
Diretor de Arte | | 28/08/2009
Políticos, prostitutas e, quem sabe, traficantes devem ensinar marketing. Para quem acha que os fins justificam os meios...
estudante | | 28/08/2009
Achei legal a matéria...acredito que não é preciso se preocupar com a desvalorização de nossa profissão, ou o tipo de conhecimnto, ou se ela tem ou não diploma...não é a questão aqui. Hoje em dia, qualquer pessoa, que tenha criatividade, pode sim se destacar no mercado, não vamos aqui julgar questões de raça, sexo, cor, ou profissão...Se ela foi uma ex-prostituta, e está escrevendo livros e dando palestra...bom pra ela! Afinal ela está demosntrando o espírito empreendedor...quem aceita ou não o produto dela é o mercado! Agora a pergunta: adianta ter um diploma, especialização, doutorado....se não consegue aplicar os conceitos no mercado? Que cada um seja feliz e ganhe R$ do jeito que quiser, só não vale matar e roubar.
Assistente de Marketing | | 28/08/2009
Achei genial a reportagem! Não são só os livros que nos ensinam sobre marketing, são as pessoas. Perguntaram se um padeiro poderia falar sobre o tema. Claro que sim, se ele for bom. O David Fortes, que vendia doces no centro do Rio, hoje faz coaching em empresas... E uma palestra ótima, por sinal. Está na hora de sermos menos preconceitusosos para apreender. Não se aprende sobre marketing só com Kotler.
Jornalista | | 27/08/2009
É profundamente lamentável que nossa profissão que já é por muitas vezes desvalorizada, recebendo pitacos de publicitários a garis, agora seja comparada a prostituição. Não é a toa que o mercado é tão prostituído.
Lamentável.
Empresario - profissional graduado em marketing | Consult Market | 27/08/2009
Vejam a proeza do único site de marketing do país! Conseguiu colocar lado a lado a prostituta marketeira e Philip Kotler...
Será que o Kotler gostou da compania?
Ass Marketing | Ledge comunicação - Campos/RJ | 27/08/2009
Perdão pelo retorno, mas será que até aqui as prostitutas vão abalar um relacionamento (leitores-portal), assim como é possível acontecer nos afetivos?
O que está em pauta é o uso do espaço (seja publicitário ou não) ou a relevância do(s) trabalho(s) realizados por Vanessa - A Destruidora de Lares?
Eu prefiro ficar com seu trabalho presente. E, claro, dar uma oportunidade a conhecer o livro; afinal, conhecimento nunca é demais.
Publicitário | Nox Automação | 27/08/2009
Bruno, sou obrigado a combater o seu comentário no quesito em que diz que é o único site do segmento de marketing. Isso me pareceu soberba e, o pior, que você não tem olhado os tantos outros que estão por aí com conteúdos mais relevantes. Concordo que o site é seu e você coloca o que quiser, agora, dizer que é o "único", realmente é muita pretensão.
Jornalista | Sindicato | 27/08/2009
Caros, desculpe, mas sou obrigado a responder alguns comentários que são totalmente descabidos. Não se trata de busca pela audiência, até porque somos únicos em nosso segmento: conteúdo proprietário exclusivo on-line sobre Marketing. Esta é a nossa reportagem de número 10.920. Todas tem a sua relevância e o seu apelo. É um assunto diferente, sim. Mas olhem para as outras 10919 e as seguintes, por favor.
Editor Executivo | Mundo do Marketing | 27/08/2009
Discordo que ela tenha feito marketing, acredito que tenha engando os clientes. O database dela é no minimo ameaçador aos clientes: imaginem quantos deles ficariam surpresos ao saber que seus "hábitos de consumo (prostitutas) estavam cuidadosamente armazenados num livro que poderia ser usado inescrupulosamente para chantagem (alguns clientes poderiam ser noivos, casados, etc). Será que os clientes foram consultados e permitiram seus nomes e dados nesse livro? Acho que o site tem direito de publicar tudo que bem entender, não deve existir censura ou preconceito, mas acho que perdeu tempo e espaço!
Diretor Comercial | JRTec | 26/08/2009
Pegando a linha de raciocínio de Flávio de Moura, será que se ela fosse uma ex-padeira, ou ex-doméstica, o Mundo do Marketing iria publicar uma nota?
Isso parece busca desenfreada por audiência por nao conseguir apresentar conteúdo relevante sobre marketing, como tem nos demais sites deste segmento no mercado. Infelizmente, enquanto pessoas correm atrás de notícias que sejam relevantes, outros são obrigados a apelar
Relações Públicas | Eventos | 26/08/2009
Lamentável....Um meio bom (o marketing) usado para um fim intrínsicamente mau (a prostituição)
Ainda bem que ela saiu dessa vida....
Estudante de Marketing | . | 26/08/2009
Está inaugurada a era da "luta por audiência na internet, custe o que custar".
Não entenderam a estratégia de marketing?Afinal é preciso dar retorno para quem comprou banner aqui...
redatora | clipmkt | 26/08/2009
P.S.: Qual o problema do publieditorial?
Àqueles que rechaçam, pensem que é uma boa maneira de atingir o seu target.
Publicitário | Nox Automação | 26/08/2009
É impressionante.
Se ela fosse uma ex-padeira (por precisar largar a profissão porque um forno queimou suas mãos severamente), que percebeu seus clientes clientes comprando somente pão, outros somente frios, outros somente salgados, outros somente doces e escrevesse um livro sobre como fidelizar seus clientes abrindo novas lojas especializadas para cada um dos segmentos, ela seria vista como "alguém que pos em prática as ferramentas do marketing/rp e o que mais quiserem, e teve sucesso, mostrando que a teoria não é só teoria".
Sinto um profundo pesar por aqueles que não "botam fé" nos ensinamentos que ela pode nos passar.
Afinal, se a profissão é a mais antiga do mundo, concorrência não falta. Conseguir se sair bem, fazendo uso de meios "desconhecidos" e ter a capacidade de reconhecer que o fez é de tirar o chapéu.
Nota 10 para ela; que foi ao fim sem se preocupar com o início, pois os meios justificaram.
O que mais me preocupa é que os "marketeiros" e "marketistas" fazem uma tabela da teoria, tentam aplica-las e dão com os burros n'água. E o tal do "feeling"? Tem que ter também.
Boa sorte aos que começam pelo começo e parabéns aos que chegam ao fim.
Publicitário | Nox Automação | 26/08/2009
Bem, ele pode até ter aplicado alguns p´s, mas duvido que tivesse tido êxito, se o produto não tivesse aceitação. Os padrões de beleza dela se encaixam muito bem no que este "mercado" exige. É igual vender ar condicionado no verão ou cobertor no inverno.
jornalista, pós graduada em gestão estratégica da comunicação. Gerente de comunicação e vendas | | 26/08/2009
Para realizar o sonho de star entre os 10 maiores escritores do mundo ela pode começar revisando o próprio texto: “O fim pode ser diferente, mas os meios para conquistar um cliente é o mesmo”.
Publicitária | | 26/08/2009
Bem vindos ao mundo brasileiro dos sem diploma, sem credibilidade, sem noção... No meu caso todos podem ser jornalistas... no de vocês, todos podem ensinar marketing... As fotos dela passam toda a credibilidade necessária para um profissional...não acham?(ironia)...inclusive tem o valor da palestra na matéria...pura propaganda...e ela vai vender muitas palestras...foi um anúncio...não uma matéria...e todos nós lemos.
Jornalista | Virgo Comunicação | 26/08/2009
Bom...concordo com alguns comentários feitos, mas discordo da maioria, e tem até um deles que diz que; Marketing é fazer com que determinado produto tenha mais aceitação no mercado e que também serve para dar mais valor a marca, e quem entende de Marketing sabe que Marketing, tem como principal função, visar a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos. O Marketing identifica a necessidade e cria a oportunidade apartir dessa necessidade, e essa definição se encaica perfeitamente com o caso da Vanessa, ela simplismente exergou uma necessidade no segmento que ela atuava e apartir disso criou estratégias para sanar as necessidades ali encontradas.
Executiva de Contas | | 26/08/2009
Infelizmente temos profissionais que acham que marketing é somente o que aprenderam na faculdade, e guardam seus diplomas como verdadeiros tesouros atras da cabeça em suas salas. Devo lembrar que marketing, acima de qualquer coisa, é convencer de maneira sustentável e crível, que o seu produto(mesmo que seja você mesmo), é melhor que o do concorrente. Não são táticas carnívoras de venda nem esquemas mirabolantes para enganar o consumidor. É simplesmente, através de uma análise detalhada do mercado, adequar ou criar estratégias que levem seu produto a se destacar na cabeça do consumidor. Essa ex garota de programa fez o que a maioria dos empresários deste país esquecem de fazer: analizar o mercado e planejar sua entrada nele antes de "jogar fora" seu investimento. Não é a toa que quase 80% dos novos negócios no Brasil fecham nos primeiros 5 anos de vida. E viva as 2 profissões mais antigas do mundo!!
Gerente de Marketing | Arte Exclusiva | 26/08/2009
Isso não é marketing
Gerente de Marketing e Professor | | 26/08/2009
É incrível como os profissionais de marketing tem a cabeça fechada e preconceituosa. A função de marketing é melhorar a aceitação do mercado pelo produto e agregar valor à empresa seja vendendo carros ou gelo. Essa moça, certamente, deveria estar no lugar desses preconceituosos. É uma pena que a moça tenha de exercer nossa profissão se vendendo, mas isso é uma outra realidade, e, se nesse meio conseguiu fazer a diferença, imagine se ela estivesse no comando de uma grande empresa? Parabéns pela matéria.
Marketing | | 26/08/2009
Olha, aos que muito enfatizaram seu preconceito para com a publicação de tal matéria, não sejam hipócritas ao esquecer que numa tal cidade chamada Brasília, há muitas pessoas imorais e sem capacidade, as quais tem ações que me envergonha de ser brasileiro. Enquanto esta mulher, ela fez o certo, através do conhecimento dela e se deu bem. Ela mesmo fala que as pessoas vão às palestras mais pela curiosidade de ver o tema discutido e como caso de sucesso sobre outra ótica. Parabéns pelo Mundo do marketing publicar tal reportagem
| | 26/08/2009
Bela entrevista Bruno. É a mais antiga das profissões ensinando seus truques (não todos...) para segunda mais antiga!
A Vanessa está cheia de razão.
marquteiro e professor | REPENSE | 26/08/2009
Eu tinha imenso apreço por este site. http://www.mundodomarketing.com.br
E fiquei muito chateado com esta matéria, acho que esta matéria denegriu e muito a imagem do profissional de marketing.
A maioria das pessoas tem uma idéia errada do que é marketing, elas acreditam que marketing é algo que vulgariza o produto, tem com o objetivo principal vender acima de tudo, e enganar o cliente.
Sendo que esta é uma idéia totalmente errada do que é o marketing.
Agora se cada pessoa que presta de serviços desse tipo, escrever um livro e sair dando palestra, só porque achar que esta praticando marketing por cobra mais que os concorrentes, vamos ter um monte de bobagens e livros que só servirão para acender churrasqueiras.
Gerente de Marketing e Professor | | 26/08/2009
Na verdade ela "administrou" bem o negócio. Analisou o mercado, os clientes, e controlou as informaçoes que tinha referente a prestaçao de serviços. Pra mim nao fez nada de novo. Toda pessoa que se propoe a ter uma atividade remunerada deve fazer, sendo pessoa juridica, fisica, e ate mesmo garota de programa. E outra, se tava tao rentavel, pq deixou a profissao???!!!!
Administradora | | 26/08/2009
A academia é tão consistente que estremece, se apavora, com qualquer coisa que não tenha passado pelo seu crivo. Todas as críticas que li abaixo são frutos do preconceito ou de profissionais inseguros, achando que a formação acadêmica é garantia de alguma coisa.
A Vanessa é competente, suas argumentações são fundamentadas, sua coragem e segurança admiráveis. Mundo Marketing tem a obrigação de informar, principalmente quando se trata de um matéria relevante. Foi também uma oportunidade para ver a manifestação dos incompetentes, dos preconceituosos, dos provincianos ("só no Brasil"). Enfim...vão às palestras de Vanessa para ver se aprendem alguma coisa.
Em tempo: tenho formação acadêmica (em diversas áreas), mas nem por isso considero algo imprescindível para exercer determinadas funções. Sendo que, mesmo naquelas que a formação é imprescindível, temos bons e maus profissionais.
Diretora de Marketing | BDGBRASIL/BDGIBERIA | 26/08/2009
A garota nos prova que para talento ainda não existe faculdade
Estudante Publicidade | Mackenzie | 26/08/2009
É preciso primeiro posicionarmos as nossas ideias. A quem se esta a criticar neste momento, ao mundo de Marketing pela coragem de publicar este artigo, ou a garota por ter tido a inteligência de se servir de ferramentas de marketing para ganhar dinheiro num momento crítico da sua vida.
para mim e como profissional da área acho extremamente impressionante esta matéria pois demonstra o poder que o marketing têm para o mercado, e quanto a necessidade de uma formação académica, considero extremamente importante, mas como tudo nesta vida, também não se pode considerar causa necessária. pelo que pude perceber a garota possui alguma formação académica e que por isso conseguiu perceber as oportunidades que o mercado poderia oferecer-lhe e diferente de muitos profissionais de marketing, ela aproveitou.
Em vez de pensarmos na imoralidade deste tema (pois existem muitas coisas imorais no nosso dia-a-dia e que os profissionais de marketing pouco censuram,como por exemplo, denegrir a imagem de um concorrente em favor da nossa,etc)vamos pensar nos ensinamementos
que se pode retirar da experiência prática desta matéria. Penso que esta foi a intenção da equipe do mundo do marketing.
Acredito que todos nós temos algum conhecimento de um colegas nossos em algum momento da nossa formação académica, que deixaram muito a desejar quanto ao valor de sua formação..." sim a formação, mas o marketing acima de tudo pressupõe talento natural", formação sem talento é o que se vê muito hoje em dia, até académicos que não escrevem correctamente...
continuo com vocês MM...
Karim
Maputo-Mozambique
coedenador de Marketing | Kangela, SA - Moçambique | 26/08/2009
Sinto vergonha da minha profisão ao ler matérias como esta, ....estudar pra quê? A moda agora é ser marketeiro ....nada contra um David the Camelot...mas essa foi demais
Coordenador de Marketing | Ainda terei uma, obrigado. | 25/08/2009
Desculpa pelos erros de português, não tenho preconceito contra a ex-profissional do sexo, minha crítica foi realizada pela exposição e comparação do serviço que era prestado por ela com o marketing. Se somente talento conta-se não existiria a necessidade do estudo sobre qualquer matéria cientifica, tal como a engenharia, a medicina, a publicidade e tantas outras. Entendo que as razões que a fizeram ter "O grande Sucesso" foram também responsáveis por sua saída do mercado, talvez por saber que esse a tratava como um objeto e não como uma pessoa, não sei. Eu como leitor prefiro ver casos de sucesso tipo das Casas Bahia, Sbt, Beleza natural e tantas outras empresas que o site já abordou do que esse, que ao meu ver serviu apenas para deixar minha indignação, e como tantos aqui expresso minha opinião. Com ou sem erros de português.
Marketista | Confidencial | 25/08/2009
A todos que questionaram a validade desta reportagem, o nosso leitor Ricardo disse o que eu poderia dizer: "site informativo e imparcial como este tem o dever de nos passar informações, sejam elas dentro do nosso campo moral e ético ou de assuntos que extrapolem tais barreiras".
Espero que entendam, pois o nosso posicionamento continua o mesmo.
Editor Executivo | Mundo do Marketing | 25/08/2009
Me diverti com a irritação da "academia", apavorada com alguém que coloque em risco seu mercado. A verdade é que algumas áreas da atividade humana precisam de muito estudo formal [Medicina, por exemplo], outras nem tanto [Jornalismo, por exemplo]. Outras são talento nato [Pintura, Música]. Pode [e deve] ter estudo, mas o talento é mais importante. Nada contra quem estuda e pesquisa em Mkt, mas também dá para admitir que muita coisa aí é talento puro. Na verdade, a maioria comentou e criticou por preconceito, apenas. Ah, e tem o "marketista" que nem escrever sabe...
Engenheiro | | 25/08/2009
Me perdoem mas no final do texto faltou a palavra pessoas
Professor de Marketing | UniRadial Participações Estácio | 25/08/2009
Em tempos, cada vez mais temos a certeza de que evoluir culturalmente de nada adianta e sendo assim, continuaremos descendo ranking e ranking no desenvolvimento cultural. Não me sinto envergonhado ou ameaçado pela matéria onde "novos profissionais" da "área" aparecem no mercado, mas vale lembrar que nossas novas gerações terão como espelho onde o canudo está enterrado em outro lugar
Professor de Marketing | UniRadial Participações Estácio | 25/08/2009
vejam meu artigo no site " Os sete pecados capitais na propaganda ".
É mais produtivo.
O próximo livro dela será " Marketing Viral " lições do HIV
consultor | www.gruposupera.com.br | 25/08/2009
Apesar do preconceito em torno do tema, em uma coisa todos devem concordar: Todas as ações que ela tomou geraram bons resultados. Ela planejou, se diversificou e conseguiu levar o "produto" dela para além do mercado convencional.
Ora, será que esses méritos não são dignos de um bom profissional de marketing?
Deixemos o preconceito de lado...tem político estampando matérias nos principais jornais que faz beeeem pior do que isso.
Consultor | | 25/08/2009
Galera,
Tenho visto críticas não sobre a ex-garota de programa, e sim em relação a matéria e até o motivo dela ter sido publicada.
Acredito que um site informativo e imparcial como este tem o dever de nos passar informações, sejam elas dentro do nosso campo moral e ético ou de assuntos que extrapolem tais barreiras.
Agora, é claro que não dou a mínima pelo o que esta mulher vai dizer e não gastarei um centavo neste livro.
Prof. Marketing | - | 25/08/2009
Só no Brasil, ex-prostituta dando aula de Marketing, pode isso?
Salvem nossos professores, eles que se cuidem, ela vai roubar a 'cena' se mostrar seus dotes.
Executiva Contas | Orange Soluções | 25/08/2009
Caros, sem comentários para esse artigo. Daqui à pouco vou deixar de contratar agências de publicidade e vou contratar outros (as) profissionais.
Empresário | M & G Eventos | 25/08/2009
Peeeeraaaaaaêeeeeeeee
Professora??????? Anexem uma cópia do diploma dela na matéria.
Vamos e venhamos, cada um na sua né?
A experiência pode ter dado certo mas a comparação foi horrível.
Srs. de que mundo vcs são para apoiar uma chamada dessa???
Assistente de Marketing | | 25/08/2009
É uma absurdo publicarem tal matéria, mesmo sabendo que temos exemplos absurdos de açõs de mercados, e são atribuídos a espetáculos de marketing. Sem ofensas ou discriminação, mas já inventaram o David "Camelô", agora Vanessa "Ex-Prostituta". Os conceitos profissionais estão deturpados por pessoas sem noção do que seja Marketing, ou que acham que tudo é Marketing. Concordo com algumas colocações em alguns comentários. Mas se tratando de Brasil, tudo é possível, e qualquer fala o que quer.
Especialista em Planejamento Estratégico (Graduação Marketing) | Meios & Marketing Consultoria | 25/08/2009
Caros,
Quando recebi este e-mail, só o assunto me deixou indignada. Não consegui passar do segundo parágrafo.É impressionante como desqualificam nossa profissão. O ser humano estuda, faz faculdade, se forma, faz pós, mestrado, enfim...
...e vem uma garota de programa lançar um livro? nada contra a profissão, mas sem comparações, cada um na sua! péssimo!!!!
Analista de Marketing/Publicitária | Revenda Motorola de Rádio Comunicação | 25/08/2009
Prezados senhores, me dá náuseas ao ler um artigo dessa natureza publicado num veículo que tenho como referência e indico aos meus alunos. Mas, comparar as ações despudoradas de uma garota de programa com ações de marketing foi uma péssima idéia, além mostrar uma tremenda falta de conhecimento dos conceitos de marketing. Por favor, Se faltar assunto, podem contar comigo.
Professor de Marketing | Unilins - Centro Universitário | 25/08/2009
Em tempo: Devido a erro de digitação "profissional" saiu com erro de grafia no comentário anterior. Mas a opinião sobre o assunto continua sendo a mesma. rsrsrs...
Professor Universitário | | 25/08/2009
Sem estabelecer relação com nenhum tipo de preconceito, acho uma pena que oportunistas como a referida autora e seu colega (o outro autor do 'folhetim'), tenham espaço neste veículo, que julgava eu ser mais profissional e seletivo sobre suas matérias.
O marketing é uma atividade profisional que envolve estudo sério sobre a natureza humana e serve de apoio para o mundo empresarial. CHEGA DE ESPAÇO PARA BANALIDADES !!!
Professor Universitário | | 25/08/2009
Porque estudar, se qualquer um pode dar aulas de Marketing?
Designer | | 25/08/2009
Alguem tem o telefone dela?
empresario | | 25/08/2009
MARAVILHA PESSOAL,
TYEM TUDO A VER COM EFICIÊNCIA E PLANEJAMENTO, DEPOIS DO DAVID O CAMELO SEJA BEM VINDA VANESSA DE OLIVEIRA, PARA DERRUBAR TODOS OS PRECONCEITOS MORAIS,RELIGIOSOS E OUTROS TANTOS QUER EXISTEM POR AI, O QUE VALE É A EFICIÊNCIA E A CRIATIVIDADE
ABRAÇOS
CONSULTOR VENDAS | TungSales Consult Saúde | 25/08/2009
esse tipo de matéria "ex-fulana dá aula de mkt" é uma PIADA de mal gosto para quem atua na área de marketing.
Vai ver o editor de conteúdo ou o jornalista que escreveu a matéria "aprendeu algo" com a profissional.
An. de Mkt | | 25/08/2009
Minha primeira reação ao ler essa notícia foi rir... Não tem como levar a sério um livro desses ou ”profissionais” como a Vanessa e o Reinaldo.
Não sei se tenho mais vergonha da Vanessa, do Reinaldo ou de mim mesmo, pois conheço muito bem ações de fidelização, retenção, promoção, incentivos, etc, etc, etc.
E se os meios justificam o fim, acabo de descobri que estou me prostituindo a 5 anos... sem ganhar nada por isso.
Analista de Marketing | Confidencial | 25/08/2009
Bem, de todas as experiências desta vida é necessário extrair o melhor.
Independente da ex profissão da escritora, acho importante, ela passar as experiências de sucesso na sua carreira.
Não podemos ser hipócritas e acreditar que este negócio não movimenta muito dinheiro..
Acredito não estarmos aptos a fazer julgamentos... então aproveitemos o que for bom, e descartemos aquilo que não nos interessa.. Abraço a todos!
Marketing corporativo | Kits Paraná | 25/08/2009
Estou todo os dias por aqui.
e até agora estou a me perguntar qual foi o real objetivo dessa matéria. !!!???.
| | 25/08/2009
Infelizmente ainda existe espaço e valorização deste tipo de "experiência profissional" na área de marketing. Nada contra a moça, que me parece ter usado um tema interessante e ter adaptado o mesmo de forma que pudesse encontrar um meio de mudar de profissão e ganhar a vida, mas dar palestra em universidades e escolas sobre marketing já é demais.
Analista de Marketing | | 25/08/2009
Ela merece crédito. Sabe tudo sobre o MKT boca a boca, boca a ..., boca a ...
| | 25/08/2009
Agora só falta a estratégia de prospecção e fidelização dos traficantes, do recrutamento e liderança dos mafiosos e do endomarketing dos cassinos ilegais...
Quem sabe entrevistamos aquele "Dr" acusado de 54 crimes sexuais para dar dicas...
consultor | mktg assessoria empresarial sc ltda | 25/08/2009
Po amigo! Aprende a escrever... ofencivo, encinamento... tenha dó!
Vendedor | GMAX | 25/08/2009
Algumas perguntas permeiam minha mente.
Por que Ex-garota de Programa? se o negócio era tão rentavel e trazia "muito lucro" porque foi abandonado?
Segundo porque não usar o termo "publicitária" já que essa era diferenciação que a mesma propõe!
Terceiro que tipo de exemplo ela oferece? uma vez que só foi para a profissão por necessidade!
Podem me chamar de conservador, mas é esse tipo de "associação ofenciva" de que o marketing "faz de tudo" que denigre o profissional.
Nada contra a ex-garota de programa, mas chamar a atenção para o empreendedorimo implicito em uma atividade como essa é a mesma coisa que querer escrever um livro de logistica junto a um catador de lata.
Eu como leitor assiduo do site fico muito triste com esse tipo de reportagem, uma vez que entendo o marketing como ciencia & arte, não como uma "profissição prostituida" aonde quem paga mais tem o que quer, sem se preocupar com a ética envolvida no processo. Defendo a liberdade de expressão que o meio oferece, mas fico muito preocupado com o tipo encinamento que os ditos "profissionais da área" estão passando tão despreocupadamente para os novos integrantes do mercado.
Atenciosamente
Leonardo Jaques
Marketista
Marketista | Confidencial | 25/08/2009
Quem é o Neoconsumidor?
Por que transformar o PDV em ponto de relacionamento
Flamengo e Corinthians tomam goleada em Marketing
Do Bem, um caso de sucesso sem um departamento de Marketing