Por Erros de Marketing, do Mundo do Marketing | 26/01/2010
joaomarcos@tothetop.com.br
Historicamente o mercado de automóveis se construiu em cima de atributos mais relevantes para os homens como velocidade, liberdade, potência e controle. Mas pesquisas indicam que atualmente 70% das decisões de compras de carros são feitas pelas mulheres.
Muitas montadoras já adaptaram suas estratégias e passaram a fabricar e comunicar atributos mais apelativos às mulheres, como o design, conforto, acabamento e acessórios internos (como os porta-trecos e o espelho no quebra-sol do motorista, câmera traseira para balisa, etc).
Nesse contexto, o que dizer da Volvo que tem o símbolo do gênero masculino em seu próprio logo?? Seria uma montadora que prefere se manter ligada a atributos de performance, ignorando as novas tendências de comportamento do mundo?
Acabo de acessar o site da Volvo. Fiquei surpreso. Na página inicial vemos o tal logo masculino e, bem ao lado, uma imagem de... uma mulher dirigindo um carrão! Alguém entendeu???
Essa logomarca da Volvo, caracteriza um período apenas, a Volvo foi fundada em 1927, portanto uma época onde mulher infelizmente não tinha muito espaço, principalmente nesse mundo automobilístico, com raras exceções, e a marca (a logomarca) é o DNA da empresa, e mudar pelo simples fato de pessoas se sentirem ofendidas, rotulando a competente marca sueca de machista, seria maldade pura, já se foi o tempo, haja vista, que em minha cidade é uma mulher, a maior conhecedora da linha Volvo, ela é uma gerente comercial da concessionária. Sabe tudo dessa marca que é pra homem, mulher e/ou simpatizantes.
Forte abraço.
Analista de sistemas | | 26/07/2010
Gostei do comercial e acho que tem a ver com o que a colega falou: trata-se de uma provocação para que as mulheres queiram se igualar aos homens. Até onde eu sei, toda estratégia de marketing deve ter pesquisas, de certo, a Volvo constatou que seu público é masculino e resolveu direcionar assim. Sei que o que vou escrever não é relevante mas, moro em região de condomínio e não conheço uma mulher que tenha um Volvo e sim vários homens. Ao contrário de alguns que atacaram o dono do artigo, eu o parabenizo por expressar sua opinião e acredito ter fundamento.
Estudante - Administração | | 22/02/2010
Desde que usava diariamente ônibus da Volvo, até caminhões na estrada e hoje querendo comprar um... nunca reparei neste detalhe.
Eu não mudaria
consultor e palestrante em marketing e vendas | grupo supera | 04/02/2010
A verdade é que essa matéria é mesmo desnecessária. Sabemos que é sim uma marca Marculina e qual o problema do logo? Quanta bobagem!
Estudante de Publicidade | | 03/02/2010
Machista é dizer que o acessório câmera traseira para balisa é feito para mulheres. É um acessório feito tanto para homem, como para mulher.
E com certeza o logotipo da Volvo não seria tão fácil de decifrar como parece.
| | 03/02/2010
Eu achei uma estratégia de comunicação bem interessante. Além disso, não é tão simples trocar um logo tão reconhecido e tão tradicional de uma hora pra outra.
E dizer que câmera traseira para balisa é um acessório feminino é extremamente mais machista do que um logo com o símbolo masculino.
| | 01/02/2010
Quem trabalha com semiótica e análise do discurso entende rapidamente a proposta da narrativa criada. Muito bom.
professor universitário | IEC PUC-MG | 28/01/2010
Minha opinião é que o colega foi infeliz ao postar esta matéria. Realmente não se baseou no histórico e nos fatos apresentados. Parece que o logo chamou-lhe atenção por alguns instantes e isso o fez escrever esses 4 parágrafos. Acredito que os jornalistas devem se revirar ao ver algo assim publicado, pois os mesmo sabem a importancia de levantar dados e apurar os fatos.
Fato é que a simbologia de marcas como Volvo está muito além das explicações básicas que nos são empurradas. Pesquisem por outros campos que irão descobrir. Talvez se surpreendam.
Administrador de Empresas | ACE Network | 28/01/2010
Cada vez mais mulheres compram carros grandes e robustos. Acessórios são bem vindos, mas a verdade que não há problema em se vender a imagem da mulher num carro volvo e com logo masculinizada. Sem neuras é a tendência do mercado. Pergunte ao vendedor de carros.
Publicitário | Tarantino Comunicação e Marketing | 28/01/2010
O Comentário do retrovisor achei muito bem colocado, assim que eu li pensei a mesma coisa.
Quanto a logo ter um simbolo masculino, acredito que a volvo deve ta querendo atingir o publico homosexual, pois homem não agrada de homem nem no simbolo, e mulher gosta e de dinheiro, e como todos sabem
quem gosta de homem é...
gozador | desempreado | 28/01/2010
Entendo que a campanha é positiva para ambos os sexos, pois ataca diretamente o ego dos homens, mostrando a mulher e carro, "objetos" que mais estimulam o seu desejo. Já para as mulheres funciona ao contrário, como elas sempre buscam a igualdade diante dos homens, a campanha funciona como uma provocação positiva, ao ter o carro, elas se igualariam aos homens em termos de poder.
Publicitária | | 27/01/2010
Concordo que colocar mulheres dirigindo o carro foi uma tentativa de "amenizar" a situação do logo masculino. Se fosse criar um logo pra Volvo hoje em dia, com certeza não fariam assim. Mas como ele já está criado e na cabeça das pessoas, acho que convém manter.
Dizer que câmera para baliza é um acessório para mulheres é muito mais machista que um logo com o símbolo do sexo masculino.
Comecei gostando muito deste blog, mas acho que agora está tendendo um pouco pro exagero, com matérias tentando encontrar erro onde não tem, ou exagerando nas críticas quando na verdade não cabe. Talvez seja uma estratégia para gerar mais comentários (que é o que acontece com os posts exagerados), mas por outro lado perde um pouco a credibilidade. Ainda mais porque as pessoas que comentam tem informação suficiente para perceber quando houve pouca pesquisa prévia para escrever cada post.
Analista de Marketing | | 27/01/2010
Eu achei graça da brincadeira. Acho que o intuito foi de desafiar as mulheres a "ter" um volvo.
"thats why you drive one" - Provocativo.
| | 27/01/2010
Achei o artigo machista e sem consistência. Um site de marketing, formador de opinião, um pouco de pesquisa antes de escrever um artigo faz bem: http://bit.ly/aesfdW e depois http://bit.ly/bGzdkY
Mercadólogo | | 26/01/2010
Posso até ser execrado aqui, mas não vi nada demais na propaganda! Qual o problema de ter um ícone masculino em um produto?
Já temos tantos produtos de ícones femininos e ninguém fala nada.
Achei desnecessária essa matéria...
Marketing | | 26/01/2010
RW, você não entendeu porque o coelho é o símbolo da Playboy??????
| | 26/01/2010
Lamento dizer que todos foram induzidos ao erro. O nome VOLVO vem de "Volvere" que, em latim é algo como dar uma volta.
Já o logo representa o antigo símbolo do ferro, já que antes de montar carros a empresa fazia alguns de seus componentes e era reconhecida por sua confiabilidade e robustez.
Por também representar o escudo e a lança de Marte - o deus romano da Guerra - o símbolo também é associado à masculinidade. Os carros da marca, no entanto, têm um apelo muito mais familiar, uma vez que são reconhecidamente os mais seguros do mundo.
A propósito: dizer que a câmera traseira para balisa é um acessório feminino parece-me bastante machista, não...?
Atenciosamente,
Rodolfo Araújo
www.rodolfoaraujo.com.br
Publicitário | GenommaLab | 26/01/2010
Se formos pensar assim, então o logo da Renault também estaria errado, já que os valores da marca não têm nada a ver com um Leão. E o logo da Starbucks então, que tem uma sereia? E o da Playboy, que é um coelho?
São todos logos muito conhecidos, e as marcas não possuem os atributos das imagens contidas neles.
É claro que, se fôssemos desenhar o logo da Volvo hoje, não usariamos um símbolo masculino, mas como se trata de um logo muito antigo e tradicional, as pessoas nem enxergam mais este símbolo, da mesma maneira que ninguém pensa: "mas o que um coelho tem a ver com revista de mulher pelada?"
| | 26/01/2010
Discordo dos comentários que dos meus colegas aqui. Se o logo da Volvo precisa ser "consertado", então tem um problelma. Fazer um logo pra homens e colocar uma imagem pra mulheres é uma verdadeira prova de que a empresa não sabe o que quer... Foco zero...
| | 26/01/2010
Caros amigos, concordo plenamente com os comentários acima. Apenas estou comentando para ressaltar um detalhe da Volvo, antes desse "simbolo machista" a Volvo tinha como logo a composição química do Aço. A marca fixava a idéia de carros fortes, inquebraveis e arrojados. Não sei se vocês se lembram também, mas a Volvo é lider em vendas da linha pesada ( caminhão, carreta, caçamba, tratores, motores para avião e navios). Acho que a logo está muito bem posicionada com a marca; já que agrega aos automoveis a caracteristica de resistencia e durabilidade. E a tal foto do site fico de acordo com os amigos que já opinaram.
Estudante de Publicidade | | 26/01/2010
Concordo com os comentários acima, e não considero um erro de marketing, já que como a Ana e o RW disseram, o logo (e a marca em si) tem muita tradição. Acho que essa masculinidade faz parte do conceito da marca, e é uma maneira de diferenciação no mercado. Talvez o fato de eles quererem uma identificação maior com as mulheres seja uma tentativa de abranger um pouco mais o público, mas, uma coisa é certa: acho que é só em critério de aumento do target, pois, se o logo estivesse afetando as vendas, em detrimento da tradição que carrega, já teria sido reestruturado há tempos.
| | 26/01/2010
Como a Ana disse, o logo da Volvo é muito antigo, e deve ser tão familiar para as pessoas dos países onde a marca atua que elas nem devem mais enxergar que se trata de um "símbolo masculino". Além disso, as associações de marca não tem nada a ver com o masculino, apenas não há necessidade de se mudar um logo tão conhecido.
| | 26/01/2010
Meu primeiro pensamento após ler o post é que a estratégia adotada não está totalmente equivocada. Uma vez que a marca é claramente masculina, no site me parece que houve uma preocupação em mostrar que, apesar disso, Volvo também foi desenvolvido para as mulheres. A mudança de marca é algo que não poderia ser feito de forma simples, mas linkar a marca a um conceito mais feminino é possível através da imagem utilizada. Me parece algo do tipo: já que não podemos mudar o logo masculino, ao menos vamos remeter em nossa comunicação que a marca também pensa no público feminino. Não me parece incoerente, apenas uma tentativa de "consertar" o conceito que o logo carrega em si.
| | 26/01/2010
Música, cheiro e tecnologia para aumentar as vendas
Marketing Digital precisa de profissionais qualificados
Coca-Cola homenageia mães na véspera do Dia dos Pais
Estudos apontam para mais mudanças do consumidor