Petrobras rompe com Flamengo antes de vitória histórica
A Petrobras patrocinou o Flamengo por 25 anos (!), um exemplo de continuidade e construção de marca de longo prazo. Mas... oito meses antes do clube com a maior torcida do país sair de um jejum de 17 anos e vencer o campeonato de pontos corrido mais emocionante da história, eles romperam o contrato. Esse momento histórico do Flamengo foi acompanhado de uma explosão de interesse pela sua marca e o jogo final rendeu 50 pontos de audiência no RJ (!!!), mas quem tirou proveito disso foi a Ale, concorrente direta da Petrobras. Que azar, hein???
Discordo do autor, a questão é além do marketing e não vislumbra a associação ainda presente entre as marcas, contudo acredito que tenha saido sim no momento certo, pois pelas informações que tenho o clube de Regatas Flamengo, além dos déficits já conhecidos como instituição, 1 mês e meio antes do título citado, contraiu uma divida junto a um banco privado de mais de 70 milhões de reais para colocar folha de pagamento de mais de 2 meses de atraso em dia, bem como o 13º salario dos atletas em questão, e pela primeira vez em mais de 15 anos irá pagar 13º fato inédito, com todas essas informações, acredito que no ano de comemoração o clube enfrente problemas ainda maiores de gestão e a queda possa ser ainda maior, lembrando um outro case de marketing, o Corinthians Paulista na gestão Dualibi teve problema identico quando em 2005 faturou o campeonato brasileiro e caiu nos anos seguintes.
Dir. de Criação / esp. em mkt | Data: 08/12/2009
Não acho q foi um erro de marketing. Prá mim a saída da Petrobras foi mais por questões fiscais, visto a dívida que o Fla contraiu. Temos q lembrar q a Petro é uma empresa pública e precisa seguir orientações do TCU.
| Data: 08/12/2009
Também não concordo com o autor. Se vocês parararem para analisar, assim também como o penúltimo patrocínio da ale (o Vasco) o que me leva a crer que a empresa é extremamente oportunista. O futebol brasileiro pede, contrubui para isso...
| Data: 08/12/2009
Opa! Pelo jeito os funcionarios da Petrobras estao se manifestando aqui nos comentarios. Vamos lá, amigos. Estamos falando de exposição da marca e impactos. A Petrobras deu um baita azar de ter saído bem na hora do mengão ser campeão. Romper o contrato porque o clube estava com as finanças erradas é questionável. Vai dizer então que nos últimos 25 anos as finanças do Flamengo estavam perfeitas? Ou vai dizer que é melhor parar de aunciar na Globo por causa das denúncias?
Se rompeu por causa de uma regra do governo, foi obrigada a romper. Mas que foi azar, foi.
E a Ale é oportunista, sim. Sorte deles.
| Data: 08/12/2009
Qualé, gente. Deixar de estar na camisa do maior time do Brasil em um momento desses nao tem preço. Se fosse pra patrocinar só quem está com as contas em dia, todos os clubes estariam sem patrocínio.
| Data: 08/12/2009
Realmente, a Petrobras deixou de se associar a um clube que venceu... mas também deixou de se associar a um clube que tem sérios problemas. Vamos acompanhar os próximos meses pra ver quem acertou.
| Data: 08/12/2009
A Petrobras preferio a campanha do Pré Sal na TV que a marca Flamengo
Imagine que o pre sal só vai acontecer em 2020. Se isso não é um erro de marketing o que é. Ainda está na hora de voltar.
| Data: 08/12/2009
Alguns aspectos já vinham inclinando as coisas pra esse ponto. Primeiro, o Flamengo não podia contar com as cotas de patrocínio, pois só receberia se tivesse uma CND, o que não ocorria. Daí, meses sem pagar salários, etc. Situação que incomodava o clube.
A Petrobrás, por sua vez, não via com bons olhos um aumento de cota, tão cobrado pelo clube.
Com o Delair assumindo, o clube rompeu.
Não acho que tenha sido falha, uma vez que o Flamengo cedo ou tarde buscaria romper esse contrato.
Também não dá pra dizer que a Petrobras saiu da parceria prevendo um futuro obscuro. Até pq 70 milhões não chega a ser a metade do que o Flamengo já vem devendo há anos.
E parabéns aos rubro-negros pelo Hexa!
Analista de Marketing | Data: 08/12/2009
Como o Andrezinho disse, o pessoal do MKT da Petrobrás está em peso aqui! hahahaha
Não tem como negar. Foi um mega erro e eu teria vergonha se fosse do mtk da Petrobrás.
Mengo hexacampeão!
| Data: 08/12/2009
Nao acho que foi um mega erro, mas foi uma oportunidade perdida. Acontece com qualquer empresa, fazer o que?
| Data: 08/12/2009
Discordo do erro. A Petrobras patrocinou o clube por tanto tempo que criou um viculo forte o suficiente. O fato de estar ou nao presente na camisa do Flamengo durante alguns meses nao vai deixar a maior empresa do pais mais nem menos famosa.
| Data: 08/12/2009
kkkkk... aconteceu algo parecido com a Nike, que deixou o mengo ano passado. A Olympikus se deu bem pacas.
| Data: 08/12/2009
O que tinha de camisa com o logo da petrobras na torcida no maracana era brincadeira;.. Petrobras ta na historia do Flamengo... A Ale soh abaou de chegar... se entrevistarmos 100 pessoas na rua e perguntarmos o logo que ta camisa do mengao mais da metade ainda vai dizer petrobras
| Data: 09/12/2009
Acredito que esse artigo foi postado corretamente, pois o mesmo expressou a idéia do marketing da publicidade vinculada pelo campeão brasileiro de 2009, isso é inquestionável, porém esse fato não deixará a Petrobrás com menos credito no mercado por conta disso, mas em contrapartida deu um Up muito bom para a imagem da ALE,
mas a vida é feita de decisões, e cabe a cada um as conseqüências de cada ação tomada.
| Data: 09/12/2009
Esse grafico mostra a quantidade de pesquisas feita sobre Flamengo no Google, o que não significa que o interesse pelo clube este mes tenha sido o maior da história como esta demonstrado no grafico.
| Data: 09/12/2009
Melhor para a ALE !
lorenzo busato
www.gruposupera.com.br
consultor e palestrante em marketing e vendas | grupo supera Data: 11/12/2009
Discordo também, o Flamengo enfrenta muitos problemas financeiros e não é um título brasileiro que irá resolver todos esses problemas de só vez, um clube de futebol, aliás os daqui ainda não aprederam a lição, precisam ter planejamento de longo prazo, veja o exemplo do são paulo que passou 3 anos seguidos colecionando vitórias e crescentes no seu faturamento.
Vejam a lista dos clubes brasileiros que mais faturaram entre 2004 e 2008 e observem a colocação do Flamengo e a do São Paulo e voces verão do que estou falando.
Aliás se comparado com os faturamentos dos clubes da europa os times daqui são praticamente PME´s perto dos de lá.
Estudante | Estudante Data: 18/12/2009
Gostaria de expressar a minha opnião contra o Sr Henrique D'Agostini, estamos falando de uma tomada de decisão errada da petrobras que consequentemente deixou de ter sua marca na camisa do HEXACAMPEÃO 2009, agora fazer comparativos com o ano do corintinhas é algo ridiculo, pois no mundo dos negocios e no futebol não exite "mãe de ná", trabalho, planejamento, são primordiais, e vamos falar a verdade cometer os mesmos erros que o corintinhas é algo que não da pra prever, pois dentro das 4 linhas que se tem o resultado, pois o Flamengo sem a estrutura necessária para ser campeão, calou a boca de muitos criticos......
Consultor de negocios internacionais | Tb - Logistica Data: 21/12/2009
Postado por É errando que se aprende - 08/12/2009

Indicar
Imprimir
Comentar
Google Bookmark
Facebook
Twitter

